E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Sucesso! Blog do Foguinho é líder em audiência com quase 80 mil acessos nas últimas 48h.



Chapadinha, 24 de agosto de 2016.

Mais uma vez o Blog do Foguinho mostra o sucesso em audiência em Chapadinha e região.

Com quase 80 mil acessos nas  últimas 48h, a nossa página é consagrada a mais visitada no momento.

Veja os gráficos do blogger que mostra os acessos entre os dias 23 e 24.


Tá estourado...






















Vem Ai! Pancadão “M43” Chapadinha vai tremer.....

Está chegando a hora do maior Pancadão “M43” que a cidade de Chapadinha já viu.

Este Pancadão será o pontapé inicial da campanha de Dr. Magno Bacelar e Dr. Talvane Hortegal.

A data será definida ainda esta semana pela equipe da comunicação da campanha do 43.

Aguardem................





Juiz de Chapadinha Suspende Manobra e Anula Atos de Vereadores Contra Magno Bacelar.

Prefeita Belezinha e Vereadora Francisca Aguiar 

O juiz Cristiano Simas, titular da 1ª Vara da Comarca de Chapadinha, acolheu Mandado de Segurança dos advogados de Magno Bacelar e determinou imediata suspensão da análise das contas do ex-prefeito e tornou sem efeito os atos dos vereadores Francisca Aguiar, Nonato Baleco e Samuel Nistron.

Na decisão, publicada ontem (23 de agosto), a justiça observou a maneira apressada com que a presidente em exercício Francisca Aguiar tratou da matéria. “Numa análise acurada do que até aqui fora exposto, tenho que algo de adventício está a ocorrer nos meandros mais internos da Câmara Municipal de Chapadinha. Como narrado verifica-se, de plano, uma clara distopia quanto ao objeto da prestação de contas em análise no legislativo”, disse o juiz destacando estranheza e anormalidade nos atos de Francisca Aguiar contra Magno.

Ainda na decisão judicial o magistrado taxou de curiosos os prazos dados por Francisca para a defesa e julgamento das contas. “Tenho como absolutamente inusitado que o Edital suso mencionado já indique, sem levar em consideração as peculiaridades de um procedimento desta natureza, o dia 29 de agosto próximo, como a data para ser realizado o julgamento das aludidas contas”, anotou. “É que a análise e deliberação acerca do parecer prévio exarado pelo Tribunal de Contas do Estado exige, para sua perfeita conformação, discussões de cunho eminentemente técnico e que exigem, dada as consequências de seu resultado para o impetrante, maior clareza dos parâmetros utilizados pelos Edis em suas manifestações conclusivas”, completou.

“Em que pese a Presidente em exercício (Francisca Aguiar) ter afirmado, em sua decisão, que o procedimento deve pautar-se no sentido de garantir o contraditório e ampla defesa ao impetrante, tenho que tal pontuação deu-se apenas para fins de mera retórica, porquanto vislumbro no procedimento certo açodamento, para não dizer pressa excessiva, esta absolutamente injustificável”, relatou o juiz não podendo ser mais claro quanto ao abuso de poder da presidente Francisca.



Depois de tratar de vários detalhes da suposta análise de contas, mencionando – inclusive – a ata da sessão que foi anulada, o juiz Simas determinou a imediata suspensão da análise, anulação de todos os atos praticados e ameaçou determinar busca e apreensão caso os documentos não sejam enviados à justiça.

“Concedo a medida liminar nos termos solicitados, determinando à indigitada autoridade coatora (vereadora Francisca Aguiar) que suspenda, imediatamente, a tramitação dos trabalhos desenvolvidos pela Câmara Municipal de Chapadinha, especialmente pela Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização, relativos ao julgamento das contas municipais, exercício de 2007, de responsabilidade do impetrante (Magno Bacelar), bem como de todo ato jurídico ou administrativo daí advindos”, determinou o juiz Cristiano Simas.

“Notifique-se a autoridade ora apontada como coatora (Francisca Aguiar) para o cumprimento imediato da presente decisão, no prazo acima especificado, bem como para prestar as informações que entender pertinentes à tramitação do feito, dentro do prazo legal, oportunidade em que devem ser-lhe encaminhados cópia da inicial e dos documentos que a instruem. No momento em que prestar as informações, a autoridade coatora deverá encaminhar, conjuntamente, todas as atas relativas ao tema discutido nestes autos, sob pena de busca e apreensão”, sentenciou o magistrado que pode mandar apreender documentos na Câmara Municipal.

Advogado de Magno Explica

Ouvido por nossa reportagem o advogado Fabyo Lima, que representa o ex-prefeito Magno, explicou que “o controle externo das contas municipais, especialmente daquelas pertinentes ao Chefe do Poder Executivo local, representa uma das mais expressivas prerrogativas institucionais da Câmara de Vereadores. Entretanto, essa fiscalização institucional não pode ser exercida de modo abusivo e arbitrário, com vistas a atender interesses políticos e pessoais. Tal função deve ser desempenhada com a estrita observância dos princípios constitucionais do devido processo legal e da plenitude de defesa”, finalizou o advogado.

Francisca Aguiar

Entramos em contato com a vereadora Francisca Aguiar que alegou ainda não ter tomado conhecimento da decisão e que se pronunciaria assim que possível. 

Do Blog do Alexandre.

Alô Ministério Público ! Matadouros do Baixo Paranaíba funcionam de forma precária e livres da fiscalização.

Resultado de imagem para Denuncia

Por: Blog do Foguinho, 24 de agosto de 2016.

Chega a denúncia ao Blog do Foguinho que matadouros da região do Baixo Parnaíba estão funcionando de forma precária em diversas cidades.

Os abatedores estão funcionando com a total falta de higiene e muitos deles de forma clandestina, sem o registro e licenciamento na SAGRIMA, AGED e SEMA. De acordo com a denúncia, as carnes chegam aos consumidores sem uma inspeção de qualidade e muitos deles com o transporte irregular.

No ano passado, este mesmo blog recebeu uma denúncia da cidade de Brejo, onde mostramos o matadouro funcionando de forma precária. Na época a Câmara Municipal encaminhou um ofício da denúncia ao Ministério Público e a AGED (Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão), não sabemos qual foi o resultado, mas de acordo com informações as práticas continuaram. A maior prova foi outra denúncia que fizemos onde mostramos um vídeo com a carne sendo transportada em uma carroça.

Reveja.




Atenção AGED, está na hora de fiscalizar este abatedouros e puni-los os proprietários pelo péssimo serviço prestado à população. De acordo com informação, os funcionários também trabalham de maneira informal.

A população precisa de uma carne de qualidade com um alto controle de higiene.

Agora é aguardar a ação do Ministério Público do Maranhão e da AGED.

Veja as imagens que chegaram até a nossa reportagem.





Lascou! Prefeito de Afonso Cunha é condenado por improbidade administrativa.

Resultado de imagem para Prefeito de Afonso Cunha leane
O prefeito do município de Afonso Cunha, José Leane, foi condenado por improbidade administrativa pelos desembargadores da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), que julgaram procedente ação penal ajuizada pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA) contra o gestor municipal.
Na decisão, o colegiado seguiu entendimento do relator do processo, desembargador José Bernardo Rodrigues, fixando pena de quatro anos e nove meses de detenção a ser cumprida em regime inicialmente semiaberto, declarando também, após o trânsito em julgado (decisão judicial da qual não se pode mais recorrer), a perda do cargo pelo prefeito, com a suspensão dos seus direitos políticos enquanto durarem os efeitos da condenação. 
A condenação prevê, ainda, pena de multa contra o gestor público no valor de R$ 24.827,24, que corresponde a 2% do prejuízo auferível de R$ 1.241.362,31.
A ação penal contra José Leane aponta que, atuando como gestor e ordenador de despesas da Administração Direta, do Fundo Municipal de Saúde e do Fundo Municipal de Assistência Social do Município, ele dispensou licitação, descumprindo regras previstas em lei para contratar serviços gráficos, contábeis e musicais, obras de engenharia, bem como para adquirir materiais de construção, equipamentos, ônibus escolar, combustível, defensivos agrícolas, peças de reposição e lanches, apropriando-se indevidamente dos valores em proveito próprio.
As notas fiscais correspondentes às mencionadas despesas foram apresentadas desacompanhadas do Documento de Autenticação de Nota Fiscal para Órgão Público (DANFOP) – que é obrigatório nas operações com bens e mercadorias e prestação de serviços realizados com órgãos da Administração Pública.
Ao analisar as planilhas financeiras, o Tribunal de Contas do Estado (TCE), unanimemente, julgou irregulares as contas da gestão do Fundo Municipal de Saúde e do Fundo Municipal de Assistência Social, todas elas de responsabilidade de José Leane.
DEFESA - Em sua defesa, o prefeito sustentou que houve falhas da Administração Pública que, segundo ele, acabara de ser iniciada. Leane frisou que não houve apropriação ou desvio de verbas, não ficando evidenciada a ausência de aplicação dos recursos, no custeio dos objetos dispensados nas licitações, e não existindo comprovação de desvio de dinheiro em proveito próprio ou alheio.
Ele alegou que houve meras irregularidades, atipicidade da conduta (quando o fato não possui todos elementos legais para se constituir em um crime), visto que não ficou demonstrado o prejuízo ao erário público ou o dolo (fraude, má-fé) específico em causá-lo.
VOTO - O desembargador José Bernardo Rodrigues refutou os argumentos do prefeito. Ele afirmou que, na análise da planilha financeira, ficou constatado que empresas foram beneficiadas em quase a totalidade das contratações feitas por José Leane, existindo um vasto conjunto probatório, comprovando a materialidade do crime de improbidade administrativa praticado pelo gestor municipal.
O magistrado enfatizou que, ao analisar minuciosamente o processo, verificou a existência de crime continuado, uma vez que os delitos são da mesma espécie e foram praticados em condições semelhantes de tempo e lugar.
(Processo nº 038922/2015)

Antonio Carlos de Oliveira
Assessoria de Comunicação do TJMA
asscom@tjma.jus.br

(98) 3198.4370

Urgente! jovem morre após sofrer acidente de moto no Bairro Areal, em Chapadinha.


Por: Blog do Foguinho, 24 de agosto de 2016.

Na manhã desta quarta-feira, 24, um jovem identificado por Thiarlysson, 15 anos, morreu após colidir sua motocicleta Biz em um muro próximo ao estádio no Bairro Areal, em Chapadinha.

O blog do Foguinho entrou em contato com os familiares do garoto e fomos informados que ele é filho de um homem conhecido por "Olavo" e sua mãe identificada por "Neta". 

Ainda de acordo com a família, Thiarlysson conduzia a moto biz e teria perdido o controle ao tentar colocar o capacete com a moto em movimento, onde saiu do asfalto e bateu forte no muro.

O adolescente morreu na hora e o corpo foi levado para o HAPA, onde aguarda a liberação.

Ha qualquer momento o Blog do Foguinho tem mais informações.


Prefeita Belezinha fala sobre matéria do Jornal Nacional e culpa ex-prefeitos por péssimos serviço na saúde.


Chapadinha, 24 de agosto de 2016.

Para falar da matéria que foi exibida no Jornal Nacional, a prefeita Belezinha não falou o porque do Micro-ônibus pago pela prefeitura não ter um enfermeiro ou técnico de enfermagem para acompanhar os pacientes até São Luis e sobre um valor para custear a alimentação que deveria ser dados aos pacientes, que tem que comprar a sua própria comida para não passarem fome.

Em nota Belezinha criticou os ex-prefeitos e a imprensa, e disse que vai lutar junto ao Governo do Estado para conseguir a construção do Centro de Hemodiálise em Chapadinha.


Prefeita Ducilene Belezinha.

Pois é meus amados! A saúde de Chapadinha não é 100% como queríamos . Mas digo sem medo de errar e a melhor dos últimos 15 anos. Pois quando recebemos até portos tinha vivendo do quintal do Hapa e posso provar com imagem da época . Mat de limpeza , alimentação , medicamentos, correlatos , médicos? Só o dr sergio correndo para todo lado e sem a mínima condição de trabalho pois não se tinha um esparadrapo ou um soro para se fazer um curativo. E hj a realidade e outra. 

Quanto aos pacientes com insuficiência renal.... fiz um compromisso com eles de buscar junto ao governo dô estado um centro de hemodiálise. Pois esse tipo de atendimento só pode ser feito com as parcerias Estado e Gov Federal. E a graças a Deus a Gov Róseana na época nos atendeu e solicitou a doação de dois terrenos para construção do hospital regional e do centro de hemodiálise. Ficamos felizes e não medimos esforços para comprar o terreno e doar para o Estado custando na época 609 mil reais mas que aliviaria o sofrimento de muita gente. 

Infelizmente não foi possível a conclusão no governo anterior. Mas logo que o Gov Flavio assumiu , mesmo não conseguindo agenda com o governador , chegando a pelas até para redes sociais , cumpri sempre com o meu papel de representante do povo chapadinhense e protocolei vários ofícios cobrando todas as nossas demandas e desde de então nunca parei de fazer a minha parte que é cobrar dos governos maiores. Mas enquanto isso procuramos sempre dar o melhor conforto possível sempre dando manutenção no micro ônibus e recomendando sempre ao motorista que trate ritos homem muito carinho pois somos consciente de suas debilitacoes. E quando precisam da casa de apoio que mantemos em são luis com uma equipe 10 e condicoes humana serão muito bem recebidas .

Lembrando ainda que nunca deixamos nossos pacientes na mão sem condição de ir a São luis por falta de transporte . Coisa que os próprios pacientes testemunhas do governo passado que cansaram de ficar sem fazer seus tratamentos por falta de tran porte as vezes até de combustíveis e chegaram a fazer vaquinha para abastecer o micro ônibus. Governo esse que quer voltar a qualquer custo e ainda tem blogueiro sem escrúpulo que quer tapar o sol com uma peneira e por cima invertendo as coisas. Mas o povo de Chapadinha não é cego, doido e nem a bestado como já foram chamado pelo governo pássado. 

Pra frente chapadinha. ....


Veja o vídeo.




Veja o comentário da internauta Paula Lima, que também é candidata a vereadora pelo partido PSDC em Chapadinha.



https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger