E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Aproveite as promoções e participe do Sorteio Landry Móveis.



Ainda dar tempo de você comprar e participar do sorteio da Loja Landry Móveis.

O sorteio será dia 11, então aproveite pra comprar e ganhe um cupom.

Veja as promoções, mas corra antes que termine nosso estoque.

Roupeiro Notável e Rodial 3 portas por: 299.00 avista ou 10x39.90

Fogão Atlas 4 Bocas por: 399.00 avista ou 10x54.90

Tanquinho Colomarq 10kg por: 499.00 ou 10x64.90

Nove rádios comunitárias do Maranhão serão extintas em 2019

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) publicou 130 portarias declarando rádios comunitárias extintas ou peremptas (caducas) em todas as regiões do Brasil. No Maranhão as portarias atingem 9 rádios.
As emissoras extintas perdem definitivamente a autorização para funcionar.
No caso das entidades que tiveram suas outorgas peremptas, o ato de extinção somente produzirá efeitos legais após deliberação do Congresso Nacional, nos termos do paragrafo 3º do artigo 223 da Constituição Federal.
As portarias foram publicadas no Diário Oficial da União de 31 de dezembro de 2018, no apagar das luzes do governo Michel Temer e da gestão do ministro Gilberto Kassab.
Segundo o MCTIC, as emissoras foram declaradas extintas ou peremptas porque não cumpriram os critérios de renovação das autorizações de funcionamento.
De acordo com a Lei de Radiodifusão Comunitária (nº 9.612/98) as rádios já autorizadas a funcionar são obrigadas a renovar as outorgas a cada 10 anos.
O processo de renovação das outorgas exige uma vasta quantidade de documentos e custo com o pagamento de engenheiro eletricista para validar as adequações técnicas da emissora.
A Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (Abraço Brasil) vê com preocupação o cancelamento de 130 emissoras e chama a atenção do governo federal para entender que as entidades mantenedoras de radiodifusão comunitária têm inúmeras dificuldades, a começar pela falta de recursos.
As rádios comunitárias são proibidas pela nº 9.612/98 de veicular publicidade do comércio local, mesmo das quitandas de bairros, ou de receber recursos originários de verbas publicitárias dos governos federal, estadual ou municipal.
A nº 9.612/98 concede às comunitárias apenas um tipo de fonte para sua manutenção: o apoio cultural, limitando-se à sua localidade e impondo algumas condições restritivas.
Para a Abraço Brasil, muitas emissoras perderam os prazos de renovar as outorgas porque enfrentam graves dificuldades financeiras, até mesmo para pagar as contas de energia elétrica.
Várias iniciativas já foram tomadas pela Abraço Brasil para tentar modificar a Lei nº 9.612/98, visando permitir o acesso às verbas publicitárias do poder público e veiculação de publicidade do comércio local.
Alguns projetos para alterar a Lei nº 9.612/98 começaram a tramitar com mais rapidez no Congresso Nacional, em 2018. A Abraço Brasil vai continuar a mobilização junto aos deputados e senadores em 2019 para efetivar as mudanças na legislação e assegurar melhores condições de sustentabilidade para as rádios comunitárias.
Veja a lista dos municípios e as emissoras extintas ou declaradas peremptas pelo MCTIC, com as respectivas portarias no MA.
Extintas
Porto Franco
Matinha
Porto Rico
Lagoa Grande
Riachão
São Francisco do Brejão
Peremptas
Apicum-Açu
Bela Vista do Maranhão
Santa Quitéria


Tristeza em Chapadinha: Morre a terceira vítima do acidente que aconteceu próximo as Mil Casas.



Por: Blog do Foguinho, 09 de janeiro de 2019.

Faleceu na madrugada desta quarta-feira, 09, o jovem Joaquim Dias, mas conhecido carinhosamente por filho.

Filho é um dos envolvidos no acidente que aconteceu no dia 22 de dezembro de 2018, próximo as Mil Casas.

Este acidente fez três vítimas fatais, tirando a vida de: Joaquim Dias ( Filho), Raimundo Francisco ( Chico) e Gilvane (que era funcionário da UPA).

O primeiro a falecer foi o Chico que morreu no mês de dezembro no Hospital em Bacabal.


Gilvane, 26 anos, faleceu dia 1º de janeiro  no Hospital em São Luis.


Filho, 25 anos, faleceu hoje, 09, no Hospital em Coroatá.

Sobre o acidente no dia 22 de dezembro de 2018.

De acordo com informações, eles retornavam de moto de uma zona rural quando eles vieram a se atropelar e caíram no chão ficando desacordado.

Eles foram socorridos e levados para a UPA.

Lamentamos a perda destes três chapadinhenses que nos deixaram desta forma trágica.

Prefeito Magno Bacelar vistoria andamento de obras reivindicadas pela vereadora Vera Lúcia.



A presidente da Câmara Municipal de Chapadinha, vereadora Vera Lúcia, esteva na tarde desta terça-feira, 08, acompanhando o prefeito Magno Bacelar para ver de perto as obras que estão em andamento no município.

As obras visitadas foram reivindicadas pela vereadora Vera Lúcia, em destaque a reforma da Escola Augustinho Ribeiro de Aguiar no Bairro Novo Castelo e a conclusão da Obra da Unidade Básica de Saúde do Bairro Recanto dos Pássaros.

O prefeito estava acompanhado também pelo vereador Netinho, além do Secretário de Obras Nick e da Secretária de Educação Vânia Cristina.

O prefeito Magno Bacelar visitou também o andamento da reforma da ponte da Mangabeira que está em fase de conclusão.









https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger