E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

sábado, 2 de março de 2013

Urgente! Criança sofre acidente de Bicicleta com Caminhão em Chapadinha



Hoje, 02, a Criança João Carlos de 11 anos, foi atingido por um caminhão que quase perdeu a perna no acidente.

Segundo pessoas que presenciaram o acidente contaram ao Blog do Foguinho que João Carlos estava de bicicleta na rua Gustavo Barbosa, e logo atrás dele vinha um caminhão, quando se aproximaram do semáforo da esquina do Boi Gordo, a criança seguiu rumo a praça e o caminhão dobrou na 15 de Novembro rumo ao mercado central e atingiu a traseira da Bicicleta que enroscou o Pneu do caminhão na perna do garoto e estava rancando a pele.
Ele foi socorrido para o HAPA e está na mesa de Cirurgia sendo operado com o Dr. Fernando Couto, que vai realizar a reconstrução da pele, não houve fratura mas a perna ficou em estado muito crítico.

daqui a pouco mais informações.

Jornada Pedagógica de Anapurus é encerrada com muita festa


Ontem, 01, a Secretaria Municipal de Educação da cidade de Anapurus encerrou a semana da Jornada Pedagógica com os professores.
A jornada durou uma semana, e finalizou com muita festa e alegria com os Professores de Anapurus, paraticiparam em torno de 400 educadores que durante a jornada foram formados 10 grupos com peça teatral, poema, paródia e muito mais.
Atenção para ver todas as fotos CLIQUE AQUI

Peça Teatral de professores com o tema: Branca de Neve e os Sete Anões.
A empresa Rodrigues Aguiar de Chapadinha, foi quem realizou a Jornada, que teve o total apoio da Prefeita Tina Monteles, onde destacou que quem ganha é a Educação do Município, tanto os professores como os alunos.

A prefeita Tina Monteles parabenizou toda a classe dos professores por ter participado da Jornada e parabenizou também o Secretário Robert Rosandro pela empenho e atuação na frente da Secretaria de Educação.
Tina Monteles disse quem ganha com isso é os alunos, pois os professores buscaram conhecimento que serão transmitidos para dentro da sala de aula.

Atenção para ver todas as fotos CLIQUE AQUI
Atenção para ver todas as fotos CLIQUE AQUI

Atenção para ver todas as fotos CLIQUE AQUI

Mata Roma! Operação da Polícia apreende mais de 60 motos irregulares


Uma ação conjunta da Polícia Militar de Chapadinha e Mata Roma juntamente com o serviço de Inteligência da PM, resultou na apreensão de aproximadamente 60 motos, que estavam transitando na cidade de forma irregular, sendo por falta de documentos, documento atrasados, condutores sem habilitação, motos com chassi adulterado e outras irregularidades.



O Comandante da 4ª CIA Independente Major Edvaldo Mesquita, contou ao Blog do Foguinho, que a ação é para tranquilizar a cidade de Mata Roma, pois há um grande números de acidentes e muitas motos irregulares.


Major disse que as pessoas para conduzir moto e carro tem que estar devidamente habilitado e com documentação do veículo. A operação não vai parar agora, e vai se estender até a Zona Rural, a prova disso é que dias a trás foi preso uma carrada de moto que foram leiloadas e estavam sendo vendida.

Major disse que vai bater em cima do crime de transito que está acontecendo muita morte de , e ninguém se responsabiliza pela morte de alguém no trânsito.

As motos apreendidas foram encaminhadas para o CIRETRAN em Chapadinha e os proprietários procurem o Departamento para se regularizar e voltar a trafegar novamente pelas ruas da cidade.



Prefeita Belezinha, Charles Bacellar e equipe de Governo vai a rádio e faz avaliação dos 60 dias de trabalho



Em uma avaliação dos 60 dias do novo governo municipal, vários coordenadores da área da saúde, secretário e a prefeita, Ducilene Belezinha, concederam na tarde desta sexta-feira (01 ), entrevista no Programa Balanço Geral da rádio Cultura FM.

Participaram da rodada de entrevistas o coordenador de laboratório, Tito Neto, diretor do departamento de vigilância epidemiológica, Eduardo Luis da Silva, o terapeuta ocupacional do Caps, Luis Roberto, coordenador da vigilância sanitária Edivar Júnyor (por telefone) , diretora do HAPA, Joselene Fortes, Jordania ( representando o diretor clínico do HAPA ), Dr. Talvane Hortegal ( médico da HAPA ), Isamara Meneses ( assessora especial em Brasília ), secretário de saúde, Dr. Charles Bacellar, secretária adjunta de saúde, Valnice Meneses e a prefeita, Ducilene Belezinha.

Desde o início do ano, a nova gestão tem encontrado vários problemas na área da saúde, desde prédios com estruturas físicas comprometidas até a falta de material para o trabalho. Mas todos esses problemas, tem sido encarados como desafios a serem superados. Em cada departamento uma situação peculiar foi detectada, no laboratório de análises clínicas, que funciona no hospital Benu Mendes, por exemplo, nem a pintura da sala era apropriada. De acordo com o coordenador do laboratório, Tito Neto, os equipamentos encontrados não estavam em condições de uso, mas essa sit
uação mudou, a partir da próxima segunda-feira ( 04 ), o laboratório volta a funcionar.
“Exames que antes nunca foram realizados na cidade, agora serão feitos aqui mesmo” disse o coordenador.

Na área da vigilância epidemiológica, os trabalhos estão voltados para a prevenção da dengue. Mesmo com o período chuvoso fraco, já foi o bastante para a proliferação do mosquito transmissor da doença.

De acordo com o coordenador do setor, dos 24 bairros de Chapadinha, 13 foram considerados infestados pelo mosquito e desse total 7 foram considerados mais críticos. As ações se concentram nesses bairros para evitar situações mais graves. Para isso, a vigilância está realizando a borrifação.

O departamento da Vigilância Sanitária, que antes nem transporte para a realização de fiscalizações tinha, hoje possui dois: um para fiscalização e outro para acondicionamento de produtos apreendidos.

Segundo o coordenador da Vigilância Sanitária, Edivar Júnyor, a preocupação com a excelência no serviço é uma constante, pois os trabalhos tratam de saúde pública. Prova disso é que a partir da próxima segunda-feira ( 04 ), a equipe vai passar uma capacitação com duração de uma semana. O objetivo é oferecer tranquilidade à população tanto na prevenção quanto às denuncias de estabelecimentos que estiverem comercializando produtos impróprios para o consumo.
 
“Nosso compromisso é com a qualidade do serviço prestado à comunidade. Estamos buscando cada vez mais nos qualificar para realizarmos um trabalho digno à população”, declarou o coordenador.

A mudança também atingiu a classe médica. Antes um médico tinha que desempenhar sozinho várias especialidades ( clínico geral, cirurgião, pediatra ) para atender a demanda. A escala sobrecarregava o profissional que exausto não conseguia atender de maneira satisfatória o paciente que reclamava dos serviços. Mas hoje, a situação é outra. Cada médico atende em sua área específica evitando diagnósticos incorretos.

“ Foi uma mudança de 360 graus. O compromisso com o povo é visível logo que se entra no HAPA, pois tem médico atendendo todos os dias de maneira a respeitar tanto o paciente como também o profissional, disse o médico Talvane Hortegal, que faz parte do quadro clínico do HAPA.

Para o secretário de saúde, Charles Bacellar, o desafio é diário.

“ Com o passar do tempo, fomos descobrindo que os problemas eram maiores do que imaginávamos. E pior é que muita coisa deixou de ser feita não por falta de recursos, mas de força de vontade”, disse o secretário.

As filas no hospital, falta de medicamento, falta de médico e até de condições para internação fazem parte do passado. As mudanças no Hospital Antônio Pontes de Aguiar, começaram logo no dia 1º de janeiro, com aquisição de medicamentos, contratação de médicos e profissionais comprometidos com a saúde pública. Hoje cirurgias eletivas, antes privilégios de alguns, é uma realidade para todos. De acordo com o secretário, só nesta sexta-feira, foram realizadas 14 procedimentos no HAPA.

Depois de 60 dias de trabalho, começamos a respirar um pouco, mas ainda há muito por se fazer, como por exemplo a aquisição de equipamentos para a unidade. Encontramos equipamentos com mais de 12 anos. Um risco para a população!” completou o secretário.

Quanto ao transporte de pacientes dentro e fora da cidade, o secretário informou que o HAPA conta com 7 veículos em condições de circular até para viagens. Além das ambulâncias o município também conta com o micro-ônibus que viaja para São Luís três vezes por semana para levar pacientes de hemodiálise.

“ Já foi feita a solicitação para que as consultas dos pacientes de Chapadinha, em São Luís, sejam marcadas para os dias em que o micro-ônibus viaja para a capital, e assim, outros pacientes possam ir e voltar no carro evitando gastos com passagens” afirmou o secretário.

Para finalizar a rodada de entrevista a prefeita, Ducilene Belezinha, respondeu a vários questionamentos sobre as secretarias de sua gestão. Na área da saúde, em menos de dois meses já se tem boas notícias, como por exemplo, a conquista de uma UPA ( Unidade de Pronto Atendimento ) para Chapadinha, que irá desafogar o atendimento no HAPA e o início dos trabalhos para a construção do Hospital Regional de Chapadinha, com 50 leitos.

De acordo com a prefeita os débitos deixados pela antiga gestão estão impedindo a assinatura de convênios com o governo federal e uma das consequências disso é o impedimento de captação de recursos para construção de estradas. Apenas pequenas obras podem ser realizadas no município.

Quanto a coleta de lixo, a novidade foi o caminhão compactador com capacidade de armazenamento de 11 toneladas. O veículo agiliza o serviço e minimiza os impactos pela cidade.

“A população também deve fazer a parte dela, se organizando quanto aos dias da coleta de lixo para evitar sacolas nas ruas”, pediu a prefeita.

Na área da educação, os problemas são as obras inacabadas das escolas, falta de carteiras e de ventiladores. Os trabalhos para minimizar esses problemas estão sendo realizados, com reformas de carteiras, substituição das mais gastas e reposição de ventiladores, já quanto às obras das escolas ainda se busca uma solução que não prejudique os alunos. Para a educação infantil uma conquista inédita, o município busca parcerias para a confecção de livros e assim otimizar as aulas com recursos que facilitem o aprendizado.

Na área da Assistência Social, o cadastro para a moradia deve começar no mês de abril. A prefeita anunciou também, a assinatura de um contrato para a construção de mais 1.000 casas populares, onde serão construídos um CRAS e posto policial.

Na secretaria de Agricultura uma equipe técnica está de prontidão para atender ao pequeno produtor com informações sobre manejo correto de cada tipo de solo. A prefeitura firmou parcerias para a aquisição de insumos ao pequeno produtor.

Quanto aos semáforos, que queimam com as constantes variações de energia, o município já entrou em contato com uma empresa, especializada no ramo, para assumir esse serviço.

A iluminação pública também é outro desafio para o qual o governo municipal está atento. Só na zona rural são necessárias 6 mil luminárias. Um trabalho que deve ser realizado por etapas.

Outro assunto que gerou muitos questionamentos foi quanto ao pagamento dos servidores. A prefeita adiantou que será feito sempre no último dia útil do mês e que uma tabela com datas e prazos dos pagamentos deve ser divulgada até o fim desse mês.

“Meu compromisso é com o povo. Estou trabalhando para oferecer o melhor para nossa gente que já sofreu muito com o descaso. Agora é a hora de organizarmos a casa. Não podemos nos precipitar e atropelar as etapas. Mexer com dinheiro público requer cuidado e muita responsabilidade”, concluiu a prefeita.














Fonte: ASCOM/ Prefeitura de Chapadinha


Urgente! Acidente de moto deixa três jovens gravemente feridos em Chapadinha

Blog do William
Sexta, 1 de março de 2013

Um acidente de moto ocorrido por volta de 18h40, na Rua Antonio Sérgio de Oliveira, no Bairro Tigela, deixou dois rapazes, ambos menores e uma garota gravemente feridos.

Testemunhas disseram que os jovens trafegavam  em alta velocidade em uma moto, sentido Centro, quando atingiram a jovem Dayane Nascimento Brás, de 18 anos, que tinha acabado de sair de casa, a cerca de 30 metros do local. Ela estava a pé e ia para a escola Paulo Ramos, onde estuda.

Com o impacto, a garota foi arremessada ao chão e caiu desmaiada. Ela perdeu uma unha e teve dois dentes quebrados. O próprio pai de Dayane, Francisco Brás, funcionário da Cerâmica Barreto, foi quem  a socorreu.

Os rapazes ficaram em situação mais grave. Um deles sofreu um forte impacto na cabeça e está inspirando mias cuidados que o outro, que teve fratura aexposta em uma perna. Segundo testemunhas, após o impacto com a estudante eles se chocaram violentamente contra a parede de uma casa. Há marcas de um dos pneus da moto na parede da casa. Havia muito sangue no local. Os três foram levados ao Hapa.

Os dois jovens já foram encaminhados a São Luis. Dayane será levada somente na manhã deste sábado. Segundo informações do Hapa, ela vai a São Luis apenas por precaução, a pedido de familiares.

Moradores disseram que depois que a rua foi asfaltada, há cerca de dois anos, os motociclistas costumam trafegar em alta velocidade, oferecendo riscos a todos.
https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger