E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

segunda-feira, 13 de julho de 2020

Santa Quitéria: Sâmia Moreira cumpre agenda em povoados e recebe apoio em várias comunidades.



Por: Blog do Foguinho, 13 de julho de 2020.

A pré-candidata a prefeita de Santa Quitéria, Sâmia Moreira intensificou a visita aos povoados e junto com sua comitiva tem levado a palavra de esperança de dias melhores a população quiteriense.

Em suas palavras, Sâmia Moreira destacou a seguinte mensagem..

Tivemos a alegria de visitar mais uma região da nossa amada Santa Quitéria, mais uma vez a convite do nosso amigo vereadores Josa e Herbim, acompanhado da vereadoras Auriete e Janete, lideranças políticas da região, presidentes de Associações e a força jovem da nossa cidade. Visitamos os povoados CAPÃO, LAGOA DAS CARAÍBAS, ROÇA VELHA e BACABEIRA. Conversamos de perto com as famílias dessa região, ouvindo os anseios e necessidades e pudemos perceber que Santa Quitéria clama por um trabalho que gere o progresso e a melhoria de vida da nossa população destacou Sâmia.




Muito nos alegra e motiva a receptividade e a grande aceitação de Sâmia Moreira e Eliézer como pré-candidatos a prefeitura de Santa Quitéria.


Com sua simplicidade e humildade, Sâmia Moreira tem devolvido a esperança de dias melhores para nossa cidade, em especial os povoados que estão desassistidos. Santa Quitéria merece um trabalho de responsabilidade para que nosso povo volte a sorrir.

Rumo a vitória.

Povoado Capão

Povoado Bacabeira

Povoado Lagoa das Caraíbas

Povoado Roça Velha


Pré-candidata a prefeita de Chapadinha, Belezinha estará nesta quinta-feira, 16, concedendo uma entrevista na Rádio Cultura.


Por: Blog do Foguinho, 13 de julho de 2020.

A Pré-candidata a prefeita de Chapadinha, Belezinha estará nesta quinta-feira, 16, concedendo uma entrevista na Rádio Cultura.

A entrevista terá início às 10:00hs e será entrevistada pelo Radialista Eldy Barros.

Aniversário de 150 anos de Brejo é marcado por inaugurações de importantes obras, reforma do Ginásio de Esportes, Escolas e Solenidade.


O aniversário de 150 anos da cidade de Brejo foi marcado pela entrega de importantes obras no município.

O prefeito Zé Farias estava acompanhado pelo deputado Marcos Caldas, pelo deputado Federal João Marcelo, pelo vice-prefeito José Renato Gó, pela Secretária de Saúde Pollyana Castro, a Secretária de Educação, Anna Cláudia, Secretária de Assistência Social Ana Cláudia Oliveira, Secretário de Esporte Sidney, vereadores e outros membros do governo.


As comemorações iniciaram pela solenidade na frente da prefeitura e logo em seguida a comitiva visitou as instalações da Unidade Básica de Saúde do Bairro Escalvado.

O prefeito Zé Farias inaugurou a grande obra de reforma do Ginásio de Esporte e formalizou a entrega de uniformes para equipes de futebol que participarão de um torneio realizado pela Secretaria de Esporte.

O prefeito inaugurou também as novas instalações da escolas Professor Jaime Martins de Carvalho, no povoado São João dos Pilões.
































Covid-19: TCE-MA aciona 14 prefeitos por transparência de gastos



A Secretaria de Fiscalização do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA), por meio da Gerência de Fiscalização II, ingressou com Representações contra quatorze municípios maranhenses em razão do descumprimento da determinação legal de criação de sítio específico para imediata e ampla divulgação de todas as contratações realizadas no processo de enfrentamento da pandemia causada pelo coronavírus (Covid-19). A norma integra a Lei n° 13.979/2020.

As Representações têm como objetivo determinar a imediata criação dos sítios eletrônicos específicos para a divulgação em tempo real das ações de contratação, assim como o cumprimento da exigência de informar no Sistema SACOP todos os processos de contratação, contratos, aditivos e alterações contratuais e subcontratos realizados no exercício 2020, conforme estabelece a Instrução Normativa do TCE n° 34/2014.

As Representações ainda solicitam que seja aplicada multa no valor de R$ 2.000,00 por evento não informado no Portal da Transparência Covid-19, nos termos previstos na Decisão Normativa TCE-MA n° 36/2020.

Foram expedidas Representações em desfavor dos seguintes municípios: Altamira do Maranhão, Capinzal do Norte, Central do Maranhão, Centro Novo do Maranhão, Godofredo Viana, Governador Newton Bello, Miranda do Norte, Monção Presidente Vargas, Santa Luzia, Santa Quitéria do Maranhão, São Vicente Ferrer, Sítio Novo eTuriaçu.

Desde o início da pandemia do coronavírus (Covid-19), o TCE tem intensificado as ações de orientação e de fiscalização destinadas a promover a eficácia das politicas públicas, especialmente as da área da saúde. Nesse sentido, foram emitidas diversas normas pelo órgão de controle externo que devem ser cumpridas pelos fiscalizados.

Em paralelo a isso, a Secretaria de Fiscalização do TCE, com suporte da Secretaria de Tecnologia e Inovação, ampliou o relacionamento com os fiscalizados do TCE por meio do uso de ferramentas da Tecnologia da Informação e direcionou equipes de auditores para reforçar a análise das medidas adotadas pelos gestores públicos no período da pandemia. “As excepcionalidades resultantes da pandemia do coronavírus impõem que os poderes públicos atuem com agilidade e eficiência. Isso só é possível a partir do cumprimento de todas as determinações legais. O TCE maranhense reforçou a sua atuação no sentido de acompanhar as medidas implementadas, coibir e punir, na forma da Lei, as transgressões detectadas”, afirmou o secretário de fiscalização do TCE, Fábio Alex de Melo.

Homem armado com um facão invade UPA de Chapadinha e quebra porta de vidro e cadeiras dentro da unidade.


Por: Blog do Foguinho, 13 de julho de 2020.

Por volta das 2h da manhã de hoje, 13, um homem invadiu a UPA de Chapadinha com um facão e quebrou portas de vidro, cadeiras e outros objetos dentro da unidade.

De acordo com informações, o homem começou a insultar e agredir verbalmente os funcionários da UPA e logo em seguida o homem foi em casa e voltou já com um facão e quebrou a porta de vidro da entrada da unidade e cortou  as cadeiras da recepção causando uma verdadeira arruaça. As funcionárias correram para o fundo da UPA para se proteger e dois funcionários que trabalham na portaria reagiram para tentar defender a unidade e evitar que homem quebrasse mais objetos.


A Polícia Militar foi acionada e conseguiu prender o homem armado que supostamente estava sob efeito de droga.

Caso parecido.

Quando UPA de Chapadinha era administrada pelo Governo do Estado, teve caso um caso parecido, em que homens armados tentaram invadir a unidade, mas a UPA tinha segurança armada e isso evitou que a unidade fosse invadida. A Segurança armada foi de muita importância para a defesa dos funcionários na época.

Hoje administrada pela prefeitura, a UPA funciona sem segurança armada e fica vulnerável para este tipo de ação.

Fica o alerta.

Veja mais fotos do ocorrido.









https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger