E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

terça-feira, 28 de maio de 2013

Prefeita Ducilene Belezinha Acompanha Andamento das Inscrições do Programa Minha Casa Minha Vida em Chapadinha



Na tarde desta terça-feira (28) a prefeita Ducilene Belezinha, acompanhada de sua comitiva, esteve conferindo, in loco, o andamento das inscrições do segundo conjunto residencial do Programa Minha Casa Minha Vida.



As inscrições, para o programa do governo federal, estão sendo feitas em quatro pontos da cidade: Secretaria de Assistência Social, nos CRASs dos Bairros Campo Velho , Vila de Fátima e Areal. Na prefeitura estão sendo atendidos somente os casos prioritários (gestantes, idosos e deficientes físicos).


Os interessados em se inscrever no programa Minha Casa, Minha Vida precisam apresentar cópia e original do RG, CPF, título de eleitor e estar inserido no NIS (Número de Inscrição no CADIUNICO). As inscrições vão até o dia 14 de junho.



*Com informações da Ascom/PMC e do Chapadinha Site.

Prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria de Saúde divulga balanço dos atendimentos no Povoado Maceno

Momentos do "Programa Saúde na Comunidade" no Povoado Maceno (Fotos: Blog do Foguinho)
Momentos do "Programa Saúde na Comunidade" no Povoado Maceno (Fotos: Blog do Foguinho)




A Prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Saúde divulgou o balanço do Programa Saúde na Comunidade que ocorreu no último sábado (25) no Povoado Maceno.



Durante o evento foram distribuídos 223 Kits Odontológico.  A comunidade presente ainda assistiu palestras sobre: Odontologia, DST's e AIDS, Saúde da Mulher, Imunização e Bolsa Família.

Os médicos Charles Bacellar (Secretário Municipal de Saúde) e Eliane Machi (Ginecologista Obstetra) consultaram 132 pessoas entre homens e mulheres. Além destes, foram feitos também 32 preventivos, 20 atendimentos Odontológico, 38 de Fonoaudiologia, 20 de Psicologia, 78 Consultas de Enfermagem, 26 Atendimentos com Nutricionista e 30 com o Fisioterapeuta, 106 verificações de Pressão Arterial, 52 Medições de Glicemia, 06 Cadastro de Hiperdia e 06 Curativos.


Os moradores daquela comunidade também foram vacinados e portanto estão imunizados contra diversos tipos de enfermidades. Foram aplicadas as seguintes vacinas: 04 DTP, 18 Febre Amarela, 07 Triplice Viral, 02 Dupla Adulta, 17 Gestante, 10 Influenza (Gripe), 08 Hepatite B, 10 Pólio, 01 Pneumocócica 10Valente e 1/6 de Vitamina A.

Na noite de sábado a satisfação pelo sucesso do programa era tão grande que o Secretário Charles Bacellar usou o seu perfil no Facebook para agradecer a todos que se empenharam nesta ação: "Quando vimos pessoas agradecidas, e com lágrimas nos olhos como se estivessem sonhando e ao vermos que a excelência da equipe da Secretaria de Saúde que foi impecável pois usaram a maior ferramenta possível para executar bem o profissionalismo que é o amor ao próximo! Orgulho, gratidão, reconhecimento é pouco para expressar o que estou sentindo".

O evento contou ainda com a presença da Prefeita Ducilene Belezinha, Vereadores, Secretários Municipais e Assessores.




Fonte: Chapadinha Blog

Chapadinha e Anapurus são contempladas com retroescavadeira do Ministério do Desenvolvimento Agrário


A governadora Roseana Sarney participou na tarde desta segunda-feira (27), no Palácio Henrique de La Rocque, da entrega de retroescavadeiras a 25 municípios maranhenses. A ação do Ministério do Desenvolvimento Agrário faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2).


A solenidade contou com a presença do delegado geral do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Maranhão, Ney Jefferson Teixeira, e dos prefeitos dos municípios contemplados com as máquinas.

Durante a solenidade a governadora Roseana Sarney saudou as autoridades presentes e falou sobre os benefícios dessa iniciativa para os municípios. “Nós temos feito no Maranhão, em parceria com o Governo Federal, uma revolução na área da agricultura familiar. Todos os municípios com até 50 mil habitantes e alguns até com mais receberam essas máquinas para ajudar a nossa população rural. Eu tenho certeza que isso vai melhorar muito a nossa produção e principalmente a vida da nossa gente”, destacou.



O delegado geral do MDA no Maranhão, Ney Jefferson Teixeira, falou sobre a importância das máquinas retroescavadeiras. “Estamos entregando as máquinas com o objetivo de dar uma resposta para a situação de estiagem vivida em muitos municípios. Já entregamos no Maranhão 148 máquinas e ainda iremos entregar mais 52 retroescavadeiras e motoniveladoras”, anunciou.

O prefeito de Codó, um dos 25 municípios beneficiados, falou sobre a utilização da máquina no município. “Esse é um grande benefício que estamos recebendo. Nós vamos utilizar essa máquina na manutenção de estradas vicinais e extensão de açudes”.


A prefeita de Chapadinha, Ducilene Pontes disse que a retroescavadeira terá muitas utilidades no município. “Será muito útil para cavar pequenos tanques para que estejamos preparados para o período da estiagem”, lembrou.

O vice-Prefeito de Anapurus "Ademar" recebeu a máquina no município na tarde desta terça-feira, 28 e destacou o trabalho e o esforço da Prefeita Tina Monteles

As retroescavadeiras

É a terceira vez que o Maranhão é beneficiado com a entrega de máquinas pelo PAC2. A primeira remessa aconteceu em junho de 2012, quando 99 municípios foram contemplados pelo programa. A segunda entrega ocorreu em abril de 2013, com mais 24 máquinas.

Vice Prefeito de Anapurus "Ademar" recebe a Retroescavadeira

A previsão é de que no mês de junho sejam entregues mais 71 motoniveladoras.

Municípios beneficiados

São José dos Basílios, Chapadinha, São Francisco do Maranhão, Codó, Nova Iorque do Maranhão, Sucupira do Riachão, Pinheiro, Colinas, Lagoa Grande, Anapurus, Jatobá, Marajá do Sena, Paulo Ramos, Gonçalves Dias, Amarante, Jenipapo dos Vieiras, Coelho Neto, Barão de Grajaú, Barra do Corda, Buriti, Caxias, Colinas, São Domingos do Maranhão, Serrano e Tuntum.

Já começou a campanha de doação de Sangue em Chapadinha, saiba mais com Dr. Charles Bacellar

Secretaria municipal de saúde de Chapadinha, organiza campanha de doação de sangue
Dr. Charles Bacellar na Supervisão de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (HEMOMAR) na capital São Luís.


A prefeitura de Chapadinha, através da secretaria municipal de saúde, realiza a campanha de doação de sangue “ Motoqueiro Sangue Bom”, que será realizada hoje(28) e amanhã(29) desse mês, no Hemomar da cidade que fica ao lado do HAPA. 






A HEMOMAR é a responsável pela execução e coordenação das atividades Hemorrede Estadual, dentro dos padrões exigidos pela Política nacional de doação voluntaria de sangue. É responsável também pela coleta, processamento, e distribuição de hemocomponenentes para toda a rede hospitalar pública e privada da capital e municípios do estado, através de ambulatórios. No total existem 30 Agências transfuncionais, incluindo uma em Chapadinha.

A campanha de doação de sangue que acontecerá em Chapadinha terá como tema “Motoqueiro Sangue Bom.”

“É uma campanha que vai mobilizar os motoqueiros a doarem sangue, como também toda a sociedade: empresas; clubes; sindicatos; repartições públicas e policiais militares para que assim aumente o estoque de sangue, que atualmente encontra-se em níveis muito baixos.” disse o secretário Dr. Charles Bacellar.

A secretária municipal de saúde de Chapadinha, espera que todos vistam a camisa dessa campanha , que irá salvar muitas vidas.

Prefeita Belezinha, Secretário de Saude, Dr Charles Bacellar, Secretaria Especial em Brasília, Isamara Meneses, e o Coordenador da Agência Transfusional de Chapadinha, Dr Sebastião Pinheiro reforçando a campanha de doação de sangue no Hemomar.


“Requisitos básicos para doar sangue“

Para doar sangue, você precisa estar com um documento oficial de identidade com foto ( pode ser sua identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista ou carteira do conselho profissional), estar bem de saúde, ter entre 18 e 65 anos, pesar no mínimo 50 kg e não estar em jejum ( evite apenas comer alimentos gordurosos nas 3h antes da doação.


Começou as inscrições das mil casas em Chapadinha e Secretário Paiva explica como fazer o seu cadastro





Por: Blog do Foguinho, 28 de Maio de 2013.

O secretário de Assistência social Paiva realizou na noite de ontem, 27 uma reunião com 50 pessoas que estão trabalhando nas inscrições e organização da 1ª etapa do Programa Minha Casa Minha Vida, onde serão entregues mil unidades habitacionais em Chapadinha.

Paiva disse que a Prefeita Ducilene Belezinha decidiu não fazer o cadastro online, e sim escrito e presencial, mesmo sabendo que vai aumentar o trabalho de inscrição, mas isso vai garantir a segurança e transparência no cadastro, evitando que pessoas que não moram em Chapadinha ou que não esteja dentro dos requisitos da Caixa Econômica fazer o cadastro, como aconteceu no ano passado, e tirou a vez das pessoas humildes de garantir a moradia própria.

Foto : Nuby Suzenne Costa

As inscrições estão sendo feitas em 05 (cinco) pontos localizados, sendo na Secretaria de Assistência Social, no Bairro Areal onde funcionava o antigo CRAS, no CRAS do Bairro Campo Velho, no CRAS do Bairro Vila Isamara e no Auditório da Prefeitura.

Paiva disse que em cada local desses citados, haverá uma equipe de 08 pessoas para atender a população, com uma observação , o auditório da  Prefeitura será para prioridade, como, deficientes, gestantes, idosos, mulher com criança de colo e outros.

A grande novidade deste ano, é que haverá uma parceria com os ACS ( Agente Comunitário de Saúde), que vai localizar pessoas em área de risco  e vulnerabilidade. Com isso, trazer para os locais de inscrições garantindo a oportunidade da moradia digna.

A Secretaria vai disponibilizar de Assistente Social para ir a todas as residências dos inscritos e realizar uma triagem para saber se realmente a pessoa está dentro dos padrões do Programa Minha Casa Minha vida.

Após a inscrição o Programa vai disponibilizar um link para que o inscrito possa olhar seu cadastro e observar se teve algum erro ou falta de informação para que possa corrigir a tempo, ex: Nome errado ou data de nascimento errada.

No momento da inscrição não se esqueça de levar o CPF, a Identidade (RG), Comprovante de endereço e o Título de eleitor, esse são os documentos necessário para se inscrever no programa.

O secretário Paiva finalizou dizendo que a Secretaria de Assistência Social e a Prefeitura Municipal de Chapadinha, estão trabalhando em parceria para garantir a maior transparência nestas inscrições evitando qualquer tipo de fraude.


O representante da empresa responsável pela inscrição e pelo sorteio eletrônico das casas, Ciro Nolasco,  parabenizou a prefeita e o Secretário, por está fazendo algo diferente com a inscrição olho no olho, que vai durar um tempo a mais, mas isto vai garantir a transparência e uma inscrição justa com todos os beneficiários. Esta triagem se torna uma pré-seleção, se tornando algo interessante, disse Ciro.

A inscrição vai durar em torno de 20 dias e a Prefeitura vai ter um tempo de 15 dias para fazer toda avaliação dos inscritos e realizar o sorteio.

Logo após o sorteio será o cadastramento para que a pessoa possa comprovar as informações colocadas na inscrição, sendo que se a pessoa for deficiente terá que comprovar a deficiência, se for idoso vai ter que comprovar que é idoso e  muito mais.

Logo após a Prefeitura vai realizar os dossiês, a Caixa vai avaliar esses dossiês e em seguida serão feito os contratos  e logo após a Prefeitura vai programar a data de entrega das chaves para os contemplados.

Serão inscritos 1.500 pessoas (Mil e quinhentas pessoas), sendo 1.000 avaliados e 500 na suplência.


Disse o Ciro Nolasco, representante da empresa responsável pela inscrição do Programa Minha Casa Minha Vida em Chapadinha.

CLIQUE AQUI e curta nossa página no facebook para receber nossas matérias diariamente
https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger