E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Escola Municipal de Mata Roma é destaque em olimpíada nacional de matemática!!!

Edvan  Elvis (medalha de prata)
A educação de Mata Roma mais uma vez é destaque. A escola municipal Marcelino Monteles fez bonito na 9º edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Edvan Elvis Diniz de Carvalho (13 anos ) aluno do 8º ano foi medalha de prata na competição que reuniu  19 milhões de candidatos espalhados por todo o país.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um projeto que tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.

Para o Edvan o momento é comemoração e muita alegria. Ele faz questão de ressaltar todo apoio e preparo obtido para conquistar a medalha. “Matemática é uma das disciplinas que mais gosto, mas o apoio da escola e dos professores foi fundamental para que eu conseguisse atingir um nível mais avançado de compreensão da disciplina”- garantiu ele. Além do título, o aluno medalhista na edição de 2013, receberá uma bolsa de iniciação cientifica, durante 12 meses para aprofundar os estudos, colocando-0 em contato com estudantes de todo o país que se interessam por matemática.

Na oportunidade a secretária de Educação, Raimunda Henrique, parabenizou Edvan Elvis, citando a importância da integração e participação da escola e o incentivo dos professores. “Esse resultado confirma os bons indicadores da rede pública em Mata Roma que vem desenvolvendo um grande trabalho com os alunos”- disse ela.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Mata Roma

Lascou! MP-MA pede sequestro de bens do ex-prefeito de Chapadinha Magno Bacelar no valor de 2 milhões.

Ex-prefeito de Chapadinha e Deputado Magno Bacelar
CHAPADINHA - As ilegalidades nas contas públicas do município de Chapadinha, referentes ao exercício financeiro de 2008, motivaram o Ministério Público do Maranhão a ajuizar, em 27 de dezembro do ano passado, Ação Civil Pública (ACP) por atos de improbidade administrativa contra o ex-prefeito Magno Augusto Bacelar Nunes. Ele administrou a cidade em dois períodos: 2001 a 2004 e de 2005 a 2008.

Promotor Douglas Nojosa
O titular da 1ª Promotoria de Justiça de Chapadinha, Douglas Assunção Nojosa, pede à Justiça que determine, liminarmente, a indisponibilidade dos bens do acusado no valor de R$ 2 milhões. O montante é referente às licitações nulas e pagamentos indevidos.
Também foi solicitada a quebra dos sigilos bancário e fiscal de Magno Bacelar com o objetivo de averiguar as movimentações financeiras e garantir a reparação total dos valores subtraídos do patrimônio público.




Irregularidades

Ao terminar o mandato de prefeito, em 2008, Magno Bacelar, que atualmente exerce mandato de deputado estadual, deixou um rastro de irregularidades. As contas de Chapadinha foram reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), que detectou a falta de prestações de contas de nove convênios; informações divergentes sobre restos a pagar; obrigações financeiras deixadas no final da gestão sem disponibilidade de caixa para cobertura da dívida; não apresentação da relação dos imóveis incorporados ao patrimônio municipal, apesar da realização de construções; aplicação de despesa total para o pagamento de servidores com valores superiores à receita corrente líquida.

O TCE também detectou que não foram apresentados os processos de dispensa e inexigibilidade de licitação relativos aos recursos do Fundo Municipal de Saúde; despesas realizadas sem a celebração de contrato de prestação de serviços; não foram apresentados os processos licitatórios referentes às reformas nos hospitais Hapa, Hospital São Francisco, Centro de Saúde Benu Mendes, Hospital das Clínicas e Unidade Básica de Saúde da Família; além do pagamento parcial dos sistemas simplificados de abastecimento de água nos povoados Alagadiço Grande e Rodeio, sem a implantação efetiva do sistema.

“As condutas administrativas detectadas pelo TCE são graves e ostentam o dolo e má-fé do gestor público demandado, provocando lesão ao erário municipal e violação das regras atinentes à administração pública”, destacou, na ação, o promotor de justiça Douglas Nojosa.
Pedidos
Na ACP, o Ministério Público pede ao Poder Judiciário que reconheça a ilegalidade das licitações, contratos e pagamentos autorizados pelo ex-prefeito, em 2008, e o condene a ressarcir os danos causados ao patrimônio público municipal, no valor de R$ 2 milhões, a ser recalculado através de perícia contábil, com correção monetária e juros.
Caso seja condenado, Magno Bacelar será obrigado a repor integralmente o dano causado e pagar multa civil, além de ter os direitos políticos suspensos pelo prazo de cinco a oito anos e não poderá contratar com o poder público ou receber benefícios fiscais ou creditícios, mesmo que seja por intermédio de pessoa jurídica, pelo prazo de cinco anos.

Fonte: Imirante..

Vitória! População manifesta e construção do presídio é cancelado na cidade de Brejo.




Por: Blog do Foguinho, 08 de janeiro de 2014.

Após a movimentação da população em se manifestar contra a construção do presídio na cidade de Brejo, o Prefeito da cidade Omar Furtado entrou em contato com a Governadora Roseana, que determinou a SEJAP o cancelamento da construção do presídio de segurança.

O município de Brejo não está mais na lista dos 11 presídios que serão construídos pelo o Governo em Todo Maranhão.

População está de Parabéns por mais uma vitória.

PresídioAquiNão.

Colapso Total! Itamacaoca está secando e Chapadinha entra no Estado de Emergência sem água potável.


Imagem registrada na tarde desta quarta-feira, 08 de janeiro de 2014.

Por: Blog do Foguinho.

A cidade de Chapadinha está entrando em um colapso total sem água potável para banhar e beber, a única reserva de água ITAMACAOCA está secando e as residências estão sem o fornecimento de água.

A Câmara de Chapadinha aprovou em 2013 um projeto de 25 milhões para a construção dos reservatórios, mas até agora ficou só no papel, enquanto isso a população está morrendo de sede.

Se a situação continuar assim Chapadinha poderá ser notícia mais uma vez com a coisa pública.

Moradores reclamam que suas casas já tem mais de 24h que não chega uma gota d´agua, e os chafarizes estão sendo a solução, mas ainda é muito pouco para ajudar uma população de 80 mil habitantes.

Obs. Um carro Pipa está levando água para algumas moradias no Bairros, ainda não sabemos se é da prefeitura ou particular.


Água é vida.

Carro Pipa leva água aos moradores em Chapadinha ( foto real)

Hospital Antônio Pontes de Aguiar sob nova direção


O Hospital Antônio Pontes de Aguiar está sob nova direção. A técnica em enfermagem Fernanda Sousa Rodrigues assumiu hoje (8) após a prefeita Ducilene Belezinha nomeá-la nesta terça-feira como diretora geral da unidade.
Fernanda agradeceu o reconhecimento e confiança e espera responder com muito empenho e muito trabalho toda a expectativa da comunidade.


ASCOM/PMC.


Dia 12 tem Furacão do Forró em Anapurus e a primeira prévia de Carnaval.



O Produtor de Eventos, Erasmo Produções, traz mais uma vez o sucesso da música para Anapurus, a Banda Furacão do Forró.

A festa será no dia 12 (domingo) no Interclube. A  Banda além de tocar os seus mais novos sucessos vai agitar a galera coma primeira prévia de Carnaval com o Furacão elétrico.

É Furacão do Forró Abalando Tudo em Anapurus.

Prefeita Belezinha exonera Charles Bacellar, Isamara Menezes e Francejane Magalhães




Depois de avaliar a situação política e administrativa de seu primeiro ano de governo, ouvir a opinião de assessores, secretários, vereadores da base aliada, empresários e de pessoas da comunidade, a prefeita de Chapadinha Ducilene Belezinha decidiu reformular hoje sua equipe, exonerando os secretários Charles Bacellar (Saúde), Francejane Magalhães (Educação) e Isamara Menezes (assessora especial em Brasília).

De acordo com a prefeita, a medida foi tomada com o objetivo de corrigir os rumos do governo e imprimir maior dinamismo à administração, especialmente às pastas da saúde e educação, atendendo aos anseios da população e afinando esses setores com seu estilo próprio de governar. Com essa atitude, a gestora inicia uma nova fase em seu governo. 

Belezinha reconheceu os avanços e as dificuldades enfrentadas anteriormente, mas acha que é necessário avançar muito mais nas mudanças e nos serviços oferecidos à população. “Para isso, precisamos de uma administração mais coesa e de uma equipe mais afinada com o nosso projeto de desenvolvimento para Chapadinha”.

        Isamara Meneses,                       Dr. Charles Bacellar                Francejane Magalhães

Em relação aos nomes que deverão substituir Francejane, Charles Bacellar e Isamara, a prefeita informou que está avaliando juntamente com sua equipe, e os novos secretários serão anunciados nos próximos dias. (Veja abaixo os decretos de exoneração de Charles, Francejane e Isamara).






Ivandro Coêlho, professor e jornalista.
https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger