E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

quinta-feira, 9 de junho de 2016

Ex-prefeitos de Chapadinha Isaías e Magno na Lista do TCU e Bacelar Fala em Ação Judicial pra Garantir Candidatura


O Presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Aroldo Cedraz, entregou hoje (9) a lista de gestores com contas julgadas irregulares ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes.
O objetivo da lista é informar à Justiça Eleitoral quais gestores públicos tiveram as contas rejeitadas pelo TCU devido a irregularidades insanáveis.
Caberá à Justiça Eleitoral, com base em critérios definidos em lei, declarar a inelegibilidade de tais pessoas. De Chapadinha os ex-prefeitos Magno Bacelar e Isaías Fortes aparecem na lista divulgada hoje.
Ainda de acordo com o TCU a lista pode sofrer alterações com inclusão e exclusão de nomes até a data do registro das candidaturas de 2016.
Magno Emite Nota
Em nota, o ex-prefeito Magno Bacelar esclarece que a decisão do TCU pode ser revista pelo Poder Judiciário, que já ingressou na justiça buscando a retirada de seu nome da lista e reitera que será candidato.

“A despeito do que ‘pregam’ seus opositores, (Magno) reafirma o seu compromisso com os chapadinhenses, os eleitores e os simpatizantes do projeto que vem desenvolvendo com a base aliada para o município, ressaltando que seguirá firme no propósito de lançar-se candidato a prefeito nas eleições que se aproximam!”, finaliza a nota de Magno Bacelar.  
Abaixo a Nota de Magno Bacelar 

Do Blog do Alexandre

Chapadinha ocupa 18ª posição no Ranking de Transparência do MPF e perde para municípios menores no Maranhão.


Por: Blog do Foguinho, 09 de junho de 2016.

Ministério Público Federal divulgou o Ranking de Transparência dos municípios maranhenses, e a cidade de Chapadinha ficou na 18ª colocação. Esta avaliação é feita através do Portal da Transparência do Município, que ainda deixa muito a desejar com as informações, principalmente com os contratos e valores firmados para as construções de obras na cidade.

O objetivo do Ranking Nacional da Transparência do MPF é verificar se prefeitos e governadores estão cumprindo a lei que obriga a publicação na internet de todas as receitas e despesas, além das licitações e dos contratos firmados pelo poder público. Essa lei está em vigor desde 2009.

O que mais impressiona, é que o município de Chapadinhahoje ocupa o ranking da 12ª cidade mais populosa do Maranhão, com mais de 77 mil habitantes, de acordo com oIBGE.

Ainda falta Transparência nos recursos.

Chapadinha recebeu milhões e milhões nos cofres públicos do município e mesmo com o Portal da Transparência, perdeu para municípios muito menores no quesito população.

Chapadinha perde para município menores.

Veja os municípios que pontuaram melhor que a cidade de Chapadinha e a quantidade de habitantes que tem o município.

Por exemplo: Governador Luiz Rocha, que tem  mais de 07 mil habitantes, ficou em 15ª posição e recebeu uma nota muito melhor que a cidade de Chapadinha no quesito Transparência, feita pelo Ministério Público Federal.Chapadinha ficou na 18ª posição, com mais de 77 mil habitantes.


Resultado.

Na 1ª avaliação em 2015, Chapadinha pontuou 2,70 e na segunda avaliação em 2016, teve um crescimento e a pontuação foi de 6,80.

Veja o ranking das cidades.

-6º GONÇALVES DIAS-MA. (17.579 Habitantes)

-6º SÃO JOÃO DO SOTER-MA. (18.095 Habitantes).

-8º SUCUPIRA DO RIACHÃO-MA. (5.537 Habitantes)

-10º SANTA LUZIA DO PARUÁ-MA. (24.663 habitantes).

-13º APICUM-AÇU-MA. (17.948)

-14º SÃO RAIMUNDO DAS MANG. (18.182 habitantes).

-15º ALTO PARNAÍBA-MA. (10.956 Habitantes).

-15º GOVERNADOR LUIZ ROCHA. (7.626 Habitantes).

-17º BEQUIMÃO-MA. (20.853 Habitantes).


-18º CHAPADINHA-MA.. 77 684 Habitantes.



Duplicação da BR-135: a louvável insistência da bancada federal maranhense


A chegada do pemedebista Michel Temer ao posto de presidente reascendeu a esperança de que finalmente a duplicação da BR-135 seja concretizada. Na semana passada deputados federais do Maranhão participaram de audiência com o novo ministro dos Transportes, Maurício Quintela. 
Entre os participante do encontro parlamentares estava o deputado Hildo Rocha, parlamentar que desde o início do mandato tem dedicado atenção especial ao assunto. “O ministro nos garantiu que a duplicação do primeiro trecho (Estiva/Bacabeira) será concluída ainda este ano”, declarou Rocha. 
O parlamentar informou ainda que a licitação para o segundo trecho (Bacabeira/Miranda do Norte) também será realizada até dezembro.
Recursos assegurados
Segundo Hildo Rocha, os recursos estão assegurados por meio de emenda da bancada maranhense. “Nós, os 18 deputados federais e os três senadores do Maranhão, conseguimos alocar R$ 150 milhões como emenda de execução obrigatória para fazer a duplicação do segundo trecho da BR-135”, destacou o parlamentar.
Rocha destacou ainda que a duplicação irá gerar impactos positivos na economia do Maranhão. “A duplicação vai beneficiar os maranhenses que transitam na BR-135; diminuir os custos dos fretes e facilitar o transporte de mercadorias que chegam até o porto do Itaqui para exportação”, declarou o deputado.
União histórica
Poucas vezes, na história do Maranhão, se viu uma bancada tão unida em torno de uma questão. A insistência de Hildo Rocha e dos demais parlamentares maranhenses é louvável afinal, há anos o Maranhão é negligenciado pelo governo federal. Ponto para os parlamentares. Não será por falta de empenho que os maranhenses deixarão de ter essa demanda atendida.


Além de Hildo Rocha, participaram da audiência os deputados André Fufuca (PP); João Marcelo Souza (PMDB); José Reinaldo Tavares (PSB) e Juscelino Filho (DEM).

Vigilância Sanitária do Estado aprova futuras instalações do CAPS de Mata Roma.



O Secretário de Saúde de Mata Roma Gustavo Correa, juntamente com parte da Equipe Técnica de Saúde Mental do município Marinélia Fortes (Assistente Social) e Olindina Neto (Terapeuta Ocupacional) recebeu ontem (08) a visita da Equipe de Vigilância Sanitária do Estado: Ronaldo Pereira (Farmacêutico do DASM/SES), Fernando dos Anjos (Engenheiro Chefe do Núcleo de Engenharia da SUVISA/SES) e Socorro Balbi (Enfermeira e Técnica da Divisão de Serviços da SUVISA na futura instalação do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS.



A Vigilância Sanitária aprovou as futuras instalações do CAPS, os projetos apresentados pela Equipe de Saúde Mental e elogiou o trabalho, esforço e dedicação que o Secretario de saúde juntamente com a Prefeita Carmem Neto, que ao longo de sua gestão veio desenvolvendo no município ações e projetos para a melhoria da qualidade de vida da população.


O CAPS será uma Unidade de Saúde prestadora de atendimento a pessoas com problemas de saúde mental, diminuindo e evitando assim intervenções psiquiátricas, articulando com a rede de serviço do município e favorecendo assim uma reinserção delas na comunidade. Nele o usuário do serviço irá ter atendimento e acompanhamento por uma equipe multiprofissional composta por psiquiatra, enfermeiro, terapeuta ocupacional, psicólogo, assistente social, educador físico, auxiliares de enfermagem, técnicos administrativos, etc. Os serviços oferecidos serão diversas atividades terapêuticas individuais ou grupais, oficinas terapêuticas, acompanhamento psiquiátrico, visitas domiciliares, atividades de orientação e inclusão das famílias e atividades comunitárias.

Disputa em Coelho Neto pode ter chapa com duas mulheres


Às 22h:03

A cidade de Coelho Neto tem vivido horas de fortes emoções a medida que os fatos políticos vão se desenrolando.
Na noite desta quarta (08), os bastidores permaneceram quentes com uma grande novidade: uma chapa “puro sangue” formada de mulheres.
Segundo fontes do blog, a idéia seria unir duas parlamentares na composição: a vereadora Lú (PSD) seria a pré-candidata a prefeita e a vereadora Cristiane Bacelar (Solidariedade) seria a vice.
As conversas estão bastante avançadas.
Se a história procede ou não isso só o tempo dirá.
Quem viver, verá…

Do Portal Gaditas.


https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger