E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

terça-feira, 17 de setembro de 2019

Assembleia Legislativa aprova projeto que reajusta salários dos servidores do TJMA



Com voto unânime dos deputados, o plenário da Assembleia Legislativa aprovou, na sessão desta terça-feira (17), em primeiro e segundo turnos, o Projeto de Lei 018/2019, de autoria do Poder Judiciário, que reajusta em 2,94% os vencimentos dos servidores do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJMA).]

Encaminhado ao Poder Legislativo, por meio da Mensagem 01/2019, assinada pelo presidente do TJMA, José Joaquim Figueiredo dos Anjos, o projeto altera a tabela de vencimentos dos cargos efetivos do quadro de pessoal do Poder Judiciário do Maranhão constante do Anexo IV da Lei 8.715, de 19 de novembro de 2007, bem como dos cargos em comissão e das funções gratificadas do Poder Judiciário do Maranhão constantes dos Anexos I e II da Lei 8.727, de 7 de dezembro de 2007.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB), destacou a importância do projeto, a ser encaminhado à sanção governamental. “A aprovação é fruto de muito diálogo e entendimento entre os Poderes. Antes, o teor da matéria foi debatido várias vezes pelos deputados, Tribunal de Justiça e Secretaria de Planejamento e Orçamento do Estado, pois vivemos um momento de grandes limitações financeiras.”, afirmou Othelino Neto.

Ele acrescentou que foram realizadas várias rodadas de reunião e chegou a se reunir com o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos, para tratar dos últimos detalhes necessários à apreciação do projeto.


Homem é preso por estuprar e matar mulheres com requintes de crueldade em Rosário



A Polícia Civil do Maranhão, por meio da Primeira Delegacia Regional de Rosário, prendeu Jordan Martins Costa, pelos crimes de homicídio triplamente qualificado, estupro, além de organização criminosa.

No dia 18 de agosto, no bairro Por do Sol, Rosário foram encontrados dois corpos de mulher totalmente desfigurados e com vestígios de violência física extrema e sexual, os quais posteriormente foram identificados como sendo de Vanessa Cristina Santos Mourão, conhecida como Vanessinha, e Ketlen Costa Soeiro.

Desde logo as investigações tiveram início apurando-se que os crimes tiveram relação com a atuação da “disciplina” de uma organização criminosa com ramificação em Rosário.

Com os elementos colhidos nas investigações realizadas pela Polícia Cívil foi reprepresentada pela prisão preventiva do suspeito, tendo ele sido preso e encaminhado ao presídio de Rosário onde encontra-se à disposição da justiça e das investigações.

Morre Omar de Caldas Furtado, ex-prefeito de Brejo ( Prefeito Zé Farias emitiu Nota de Pesar).


Faleceu na noite desta terça-feira, 17, o ex-prefeito de Brejo, Omar Furtado, que administrou o município no ano de 1956 a 1961. Omar, é pai do então ex-prefeito Omar de Caldas Furtado Filho.



Em nota, o prefeito José Farias lamentou a morte do ex-prefeito.

Veja.

O Prefeito José Farias de Castro, por meio desta nota, lamenta profundamente a morte do Senhor Omar de Caldas Furtado, Ex-prefeito do Município (1956-1961).

“Homem público de perfil municipalista, prestou relevantes serviços a toda comunidade, canalizando obras e serviços aos brejenses.

Manteve-se em vida, firme no compromisso com a democracia, capacidade de diálogo e de negociação paciente para a construção de uma parte da história política de nosso município.

Solidarizamos em nome do Poder Executivo Municipal com toda a Família e Amigos, nesse momento de dor e saudade.

Fica decretado luto oficial de três dias nos órgãos municipais, com exceção dos serviços de limpeza pública, da Secretaria Municipal de Segurança e no Hospital Municipal Dr. Antenor Vieira de Morais”.

JOSÉ FARIAS DE CASTRO
Prefeito Municipal

Crime! Jovem tem mãos amarradas e é morto a golpe de faca em Vargem Grande



Um jovem identificado como Daniel, foi morto a golpes faca, no Bairro Soldadinho, em Vargem Grande. Pelas imagens dar para ver que o crime foi com requinte de crueldade, já que a vítima teve as as mãos amarradas e levou várias facadas. A Polícia Militar se deslocou para o local do crime. Aguarde mais informações

Fonte: Blog do Sergio Roberto.

Buriti: Polícia Militar prende homem que estava foragido acusado de matar a esposa em Petrolina-PE.


A Polícia Militar em Buriti/MA na manhã de sexta-feira (13/09) efetuou a prisão de um homem acusado de ter assassinado sua companheira no interior do município de Petrolina, no Estado de Pernambuco, no ano de 2013. O acusado MARCONIBUS ANTÔNIO BARBOSA ARRUDA, 42 anos, foi preso na Rua da Bandeira, centro da cidade de Buriti, onde morava há cerca de 6 anos. 

Após receber denuncia anônimas sobre o conduzido a Polícia Militar em Buriti iniciou diligências no intuito de colher mais sobre o acusado, nas diligencias foi encontrado a matéria do G1-Pernambuco, que relata todo o ocorrido e a guarnição de Buriti proativamente manteve contato com o 5º BPM em Petrolina/PE, fora informados que existia contra MARCONIBUS um mandado de prisão preventiva decretado pela Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Petrolina – PE. Graças à cooperação entre a Polícia Militar em Buriti e a Polícia Militar do 5º Batalhão de Petrolina foi possível capturar esse foragido da Justiça. Ele é principal suspeito de matar sua companheira Clésia Maria Batista Nascimento e jogar o corpo numa vala conforme reportagem da G1 da época. Na época, em 2013, a vítima tinha três filhos e completaria 27 anos.    Veja vídeo da matéria



"Polícia Militar para Servir e Proteger"

LAVA JATO! Desembargador manda soltar filho de Lobão e determina pagamento de fiança de R$ 5 milhões

Márcio Lobão havia sido preso na terça (10), durante operação da Lava Jato
Márcio Lobão havia sido preso na terça (10), durante operação da Lava Jato
Márcio Lobão, filho do ex-senador e ex-ministro Edison Lobão (MDB-MA), foi solto, na manhã deste sábado (14), após decisão do desembargador João Pedro Gebran Neto, do Tribunal Federal Regional da 4ª Região (TRF-4).
O despacho foi assinado na noite de sexta-feira (13). Márcio Lobão estava preso na carceragem da Polícia Federal, em Curitiba, no Paraná (mais detalhes aqui).
“Ao que parece, Marcio Lobão operacionalizava e efetuava o branqueamento das propinas destinas ao seu pai, Edison Lobão. Muito embora tudo indique que tenha realizado operação espúrias, não há elementos – neste momento – que indiquem uma participação mais intensa e com ingerência no seio de alguma organização criminosa”, escreveu o desembargador na decisão.
“Três dias após a prisão, o TRF-4 reconheceu a ilegalidade da ordem de prisão ao verificar a plena regularidade nas informações financeiras de Márcio Lobão. Nesta oportunidade, Marcio Lobão reconhece a imparcialidade do Poder Judiciário e confia que abusos serão prontamente corrigidos por questão de justiça. Sempre que procurado, permaneceu e permanecerá a disposição das autoridades para demonstrar que nunca se envolveu em ilícitos e tem o seu patrimônio declarado de forma regular e absolutamente transparente”, informou em nota a defesa.
A prisão foi substituída por medidas cautelares. Marcio Lobão está proibido de deixar o país e de ter contato com os investigados. O desembargador também determinou o pagamento de fiança de R$ 5 milhões.
“Defiro parcialmente o pedido liminar para revogar a prisão preventiva decretada em desfavor do paciente, determinando a soltura do paciente, mediante o atendimento das medidas cautelares acima especificadas”.terior.

Deputado Orlando Silva confirma Dino como pré-candidato do PCdoB em 2022


Durante entrevista à Rádio Jovem Pan, o deputado federal do PCdoB da Bahia, Orlando Silva, confirmou o que muita gente já sabia, o governador do Maranhão, Flávio Dino, será o nome que o PCdoB irá apresentar para a Presidência da República nas eleições de 2022.



Silva, que já foi ministro do Esporte no Governo Dilma, deixou claro que o nome da vez no PCdoB é Flávio Dino e que o maranhense é “extraordinário candidato”.

“Flávio Dino é um extraordinário candidato a presidente. Nós vamos lançar ele candidato a presidente da República para fazer diferente. Lá no Maranhão ele tem feito uma revolução focando na educação. E é siso que nós queremos experimentar no Brasil”, destacou.

No entanto, Orlando Silva, pelo menos agora, rechaçou a possibilidade do PCdoB novamente não disputar a majoritária e indicar Dino como candidato a vice do PT, que deverá ter novamente como candidato Fernando Haddad.

Orlando Silva entende que o momento é do PCdoB ser protagonista na disputa e não continuar sendo apenas uma linha auxiliar do PT.

https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger