E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

quarta-feira, 18 de março de 2015

Hildo Rocha: a reforma política deve começar pela limitação de gastos de campanhas...


Em discurso no Plenário da Câmara dos Deputados, o deputado Hildo Rocha (PMDB/MA) afirmou que a adoção de novo modelo de financiamento das campanhas eleitorais é fundamental para melhorar o sistema eleitoral brasileiro.
O deputado reconhece que, diante da complexidade do tema, é praticamente impossível se fazer uma reforma capaz de resolver todas as distorções do sistema eleitoral brasileiro. Porém, acredita que mudanças em critérios essenciais podem contribuir, decisivamente, para a melhoria do sistema político vigente e, consequentemente, aperfeiçoar a democracia brasileira.
Limite de gastos
Hildo Rocha defendeu, com veemência, a limitação dos gastos de campanha em todos os níveis. Segundo o parlamentar, o modelo de financiamento vigente privilegia o poder econômico. “As propostas e os currículos dos concorrentes, critérios que deveriam ser decisivos para a eleição, tornam-se irrelevantes diante da dispendiosa máquina que move o marketing eleitoral. Por essa razão, penso que a reforma política deve começar pelo estabelecimento do limite de gastos para as campanhas eleitorais”, ressaltou Hildo Rocha.
O deputado revelou que já apresentou projeto de lei, de sua autoria, atribuindo ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) poderes para fixar os limites de gastos nas eleições caso o Congresso Nacional não estabeleça por lei, até o dia 30 de maio do ano das eleições, o limite de gastos. A data estabelecida na proposição é dia 30 de junho.
Fortalecimento dos partidos
O parlamentar é favorável ao fortalecimento do caráter programático dos partidos políticos. Porém, ressalvou que isso só será alcançado por meio da adoção de listas preordenadas flexíveis nas eleições de deputados federais, estaduais, distritais e vereadores.
Outro ponto que o deputado Hildo Rocha considera relevante é a não obrigatoriedade do voto. “Voto tem que ser entendido como um direito e não como uma obrigação. O Estado não pode tutelar o cidadão nas suas individualidades”, argumentou.
Enquete
Por meio de enquete online, que será encerrada sexta-feira (20.03), o parlamentar está colhendo opiniões da população acerca do tema. Os dados coletados servirão de subsídios para a formatação final das propostas que Hildo Rocha irá defender durante a votação da reforma política. Participe. Contribua. Dê a sua opinião.

Anapurus: Prefeitura promove palestra sobre o Beneficio de Prestação Continuada (BPC)


A Prefeitura de Anapurus,  por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Extrema Pobreza, realizou, nesta quarta-feira (18), palestra sobre o Beneficio de Prestação Continuada (BPC). O evento, promovido pela secretaria municipal de Assistência Social, teve como “objetivo levar orientações para as Assistentes sociais e também para as famílias atendidas pelo Serviço de Proteção Integral à Família sobre o benefício”, explicou a assistente social do ISSN de Chapadinha Nádia.

O BPC é um benefício no valor de um salário mínimo, destinado a idosos, a partir de 65 anos e às pessoas com deficiência. É individual, não vitalício e intransferível. Para ter acesso não é necessário ter contribuído com a Previdência Social, mas um dos requisitos é ter renda per capta de 25% do salário mínimo.

Participaram da reunião os municípios de Anapurus,  Vargem Grande, Mata Roma,  Chapadinha, Brejo, Buriti, Milagres, Santa Quitéria e Afonso Cunha.

A prefeita Tina Monteles agradeceu a presença de todos os municípios que fizeram parte dessa grande integração social.



Do Blog do Peron

De novo! Três garotas de Anapurus foram presas roubando loja em Chapadinha.


Por: Blog do Foguinho, 18 de março de 2015.

Por volta das 12:30hs, um grupo de três jovens foram presas quando roubavam objetos eletrônicos em uma loja de celular no Centro  de Chapadinha.

As jovens foram edificadas como: Antylly da Silva de Sousa, Charleanne da Silva Viana e uma menor E.G.O 14 anos.

As três jovens roubaram a mesma loja na manhã de terça-feira, 17, achando que foi fácil,  retornaram hoje para roubar novamente a mesma loja.

A Casa caiu.

Quando as meninas chegaram novamente para roubar a loja , a proprietária reconheceu elas e acionou a Polícia Militar. O Serviço de Inteligência comandada pelo Tenente Bruno chegou até o local e prendeu as garotas em flagrante. O material roubado do dia anterior já estava em uma casa na cidade de Anapurus e os objetos foram recolhidos e entregue na Delegacia de Regional de Polícia Civil em Chapadinha.

As duas meninas maiores de idade ficaram presas e a menor foi liberada.

Na semana passada outras três garotas de Mata Roma foram presas furtando loja no Centro de Chapadinha, e também foram presa pela Polícia Militar. Esta prática de crime já é rotina no comércio local.

Material apreendido

Foi recuperado com as meninas.

02 aparelhos de celulares
02 pau de selfie
01 bolsa
01 colar e outros objetos.



Destaque! Saúde de Mata Roma será reconhecida em evento no Rio de Janeiro.




Mais uma vez a saúde de Mata Roma, na gestão da prefeita Carmem Neto e do Secretário de saúde Gustavo Corrêa será reconhecida, e agora nacionalmente. A Saúde do município está entre as 50 cidades do país com a melhor qualidade em saúde. O evento "Inovar 2015" será nos dias 12 a 15 de abril no Rio de Janeiro. 

Veja abaixo o convite enviado ao Secretário de Saúde, Gustavo Corrêa, que participará do evento com o apoio da prefeita Carmem Neto.

A Vossa Excelência Senhor Gustavo Adriano de Matos Corrêa Secretário Municipal de Saúde de Mata Roma Prezado Senhor, É com satisfação que informamos que Vossa Excelência receberá o Prêmio "Inovar 2015", que será entregue durante o Encontro Nacional de Secretários de Saúde nos dias 12 a 15 de Abril na Cidade Maravilhosa do Rio de Janeiro, para as 50 Melhores Secretarias Municipais de Saúde do Brasil, onde Vossa Excelência será um dos homenageados.

Este é o reconhecimento do seu trabalho junto a sua equipe que contribuiu para levar saúde de qualidade aos munícipes, conseguindo assim elevar o IDH-Longevidade do município. O objetivo desta premiação é reconhecer e destacar nacionalmente os líderes municipais que não medem esforços para proporcionar melhor condição de vida à população mais necessitada de recursos.























Ação rápida da PM em conjunto com a GCM prendem quatro elementos após a praticarem assalto em Chapadinha.

Após os bandidos terem praticado o assalto, a ação foi rápida da PM em conjunto com a GCM que prenderam os quatro elementos após a prática do crime no Campo Velho. Dois menores foram presos  por roubos trés vezes em menos de duas semanas.




Os quatro elementos foram presos na noite de ontem, terça feira 17, por volta das 23 horas, durante uma guarnição da PM, logo após terem praticado um assalto na Praça do Viva, bairro Corrente, no assalto eles abordaram um casal, levando Bolsa e dois celulares, objetos recuperados pela polícia.

Os assaltantes estavam em duas motos YBR de cor azul, placas de irregulares, que a polícia acredita ser produto de roubo, além de duas espingardas garruchas armas de fabricação caseiras. Os mesmo foram conduzidos pela guarnição da PM, composta pelos Cabos: Bruno, Celso, Pessoa e Carlos. A ação foi conjunta com a Guarda Civil Municipal uma viatura da (GCM) Guardas ferreira, Afonso, Jonas e Nonato, que conduziram as motocicletas para a delegacia.    

Segundo a polícia os dois menores foram já presos três vezes em menos de duas semanas por roubo em bairros da cidade.


Todos foram apresentados na delegacia regional onde ficarão detidos. 



Texto: Alexandre Cunha.

Buriti-MA: Criminosos atiram contra carro em tentativa de roubo na MA-034


O motorista de um veículo modelo SW4, cor prata, vivenciou momento de pânico na noite desta terça-feira (17) em  tentativa de roubo  na MA-034 -  ladeira que dá acesso a entrada da cidade de Buriti de Inácia Vaz. 

De acordo com informações do blog do Ravel Reis,  por volta das 20h30 dois assaltantes em uma camionete modelo S-10, cor preta, perseguiram e atiraram contra o motorista da SW4 que foi atingindo de raspão por um  tiro.




A vítima é da cidade de Teresina e passa bem. A polícia Militar foi acionada e deu início as buscas aos assaltantes. 


Fonte : Ravel Reis

Ex-prefeito de Magalhães de Almeida é baleado em tentativa de assalto

Osvaldo Batista Filho levou dois tiros em tentativa de assalto.
Assaltantes queriam a moto que o ex-gestor pilotava.



O ex-prefeito do município de Magalhães de Almeida, Osvaldo Batista Filho, foi baleado em uma tentativa de assalto nessa terça-feira (17).  O crime aconteceu entre nas proximidades do povoado Melancias, em Magalhães de Almeida, município que fica a 421km de São Luís.

Segundo informações de familiares, Osvaldo Filho foi abordado por dois homens armados que exigiram que ele parasse sua moto. O ex-prefeito teria pedido para que os assaltantes não atirassem, mas acabou sendo baleado no peito e na perna.

Após os disparos os assaltantes fugiram. Mesmo ferido, o ex-gestor ainda conseguiu dirigir até uma residência e pediu ajuda. Ele foi encaminhado para um hospital em Parnaíba, no Piauí e permanece internado, sem risco de morte. Nenhum dos suspeitos foi preso até o momento. Osvaldo Filho foi prefeito do município maranhense entre 2005 e 2008.
https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger