E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

quinta-feira, 11 de julho de 2013

HAPA se pronuncia sobre morte de recem nascido em Chapadinha




De acordo com a direção do Hospital Antônio Pontes de Aguiar ( HAPA ) na última quarta-feira ( 10 ), a paciente deu entrada na unidade já em trabalho de parto, com dilatação de 10 centímetros já em processo expulsivo avançado e ao ser levada para a sala de exame ginecológico uma funcionária que estava próximo teria levado uma toalha para a mãe quando a criança nasceu. 

O médico que estava em atendimento foi imediatamente para a sala onde estava a parturiente e ao chegar ao local constatou que a criança nasceu morta, apresentando sinais de óbito de longa data. 

Ainda de acordo com a direção, na noite da quarta-feira, a unidade contava com cinco médicos e quanto a informação de que a paciente não teria tido o atendimento médico a direção afirma que todas as providências necessárias que poderiam ser feitas em favor de mãe e filha foram tomadas.

A direção do hospital compreende a dor da família e informou ainda, que está sendo feito um levantamento de tudo que aconteceu para serem tomadas as medidas necessárias e serem apresentadas as informações à família, que é a principal interessada no caso e que espera também, o resultado do exame do IML ( Instituto Médico Legal ) para ser identificada a causa morte da criança.

ASCOM/PMC

Esporte! Inicia o campeonato de empresas em Chapadinha


Iniciou ontem, 10, na Quadra do Sanção Veras no posto Alvorada 03, o campeonato de empresas de Chapadinha realizado pela associação de arbitragem.

A partida começou entre as equipes das Lojas Sharlom e Casa Sampaio que terminou em um belo empate de 3 X 3.

Teve até um lindo gol do empresário Macilon, que vibrou muito no primeiro tempo, com a narração do locutor Arão B. de Lima.

O segundo jogo foi entre as equipes dos times das Lojas Noroeste e Sanção Veras.

Os jogos são realizados nas Segunda, Quarta e Sexta-feira, a partir das 19h.

A final será no dia 10 de Agosto e tem uma premiação de 1.500,00 R$

Veja todas as equipes.

1-Lojas Sharlom
2-Sanção Gás
3-Casa Sampaio
4-Lojas Noroeste
5-Lojas Novo mundo
6-Cerâmica Barreto
7-Dpl
8-Postos alvoradas
9-Ladry Móveis
10-Prefeitura de Chapadinha.














Prefeito Dr. Omar de Brejo resolve comprar quase Meio Milhão de Reais em ar-condicionado e computadores


Contrata a empresa cujo (nome  empresarial) chama-se M. A. AROUCHE – MOVEIS - ME CNPJ: 10.574.350/0001-15 (NOME DE FANTASIA)  SOUSA MOVEIS : logradouroTv Cel A Guilherme, para compra de ar condicionador e  computadores para a secretaria de saúde e educação do Município de Brejo, por nada mais, nada menos que R$ 482.500,00 (quatrocentos e oitenta e dois mil e quinhentos reais)


aquisição de ar condicionado, computadores, mobiliáriose outros. para uso das secretarias de saúde, educação,promoção social e combate à pobreza e planejamento e gestão e outros pelo prazo de 12 meses, em atendimento à necessidades da municipalidade.

Nesta Sexta-feira a Prefeitura de Chapadinha realiza mutirão de cirurgias de catarata e glaucoma em parceria com Governo do Estado



A prefeitura de Chapadinha em parceria com a secretaria de Estado da Saúde e apoio da secretaria municipal de Saúde realiza nos próximos dias 12, 13 e 14 um grande Mutirão de Cirurgias de Cataratas e Glaucoma. O objetivo da ação é facilitar o acesso da população ao tratamento oftalmológico que hoje é apontado como uma das principais causas da cegueira no Brasil.

O atendimento será realizado pelo médico oftalmologista Dr. Heron Simões e equipe, do Hospital Visão, no Centro de Saúde Benú Mendes, das 8h00 às 18h00.

O secretario de Saúde, Dr. Charles Bacellar, reforçou a importância do evento, lembrando que o tratamento é importante e não pode ser ignorado. “Apesar de simples, a cirurgia de catarata não deve ser desprezada. A doença é a principal causa de cegueira reversível em todo o País”- ressaltou.

A Catarata

A catarata é uma opacidade do cristalino (lente natural do olho). O cristalino normalmente é transparente. Ele atua como a lente de uma câmera, enfocando a luz conforme ela passa para dentro do olho. Conforme envelhecemos, as proteínas do cristalino começam a se degenerar e ele se torna opaco. Depois dos 40 anos, o formato do cristalino pode mudar. Isso permite que o cristalino concentre o foco em um objeto, não importando sua distância. As proteínas do cristalino começam a se degenerar e ele se torna opaco. O que o olho vê pode parecer turvo.

O Glaucoma

Glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, comprometimento visual. Se não for tratado adequadamente, pode levar à cegueira. Há vários tipos de glaucoma. O glaucoma crônico simples ou de ângulo aberto, que representa mais ou menos 80% dos casos, incide nas pessoas acima de 40 anos e pode ser assintomático. Ele é causado por uma alteração anatômica na região do ângulo da câmara anterior, que impede a saída do humor aquoso e aumenta a pressão intraocular. O tratamento é clínico e à base de colírio.

Por: ASCOM/PMC

Parabéns Brejo pelo os seus 143 anos

foto facebook

Em 11 de julho de 1870, Brejo foi elevada à categoria de cidade e hoje o município comemora 143 anos.

Conheça a história de Brejo segundo o IBGE.



Terra dos índios Anapurus, se dividiam em Meri e Assu  implacavelmente combatidos pelos portugueses nas quatro primeiras décadas do século XVIII, já viviam no território do atual município. Em 1729, Brejo era ainda um sítio que, a 11 de julho desse ano, foi doado ao Bandeirante Francisco Vasconcelos seu primeiro povoador.

(Vocábulo anapurus é uma corruptela de muypurás - índios que viviam às margens do rio Parnaíba - e  significa fruta do rio) 

Em 1799, o bispo Dom Joaquim Ferreira de Carvalho, dominou a igreja Nossa Senhora da Conceição do Brejo e passou a chamá-la de paróquia de São Bernardo do Paraíba. 

A chegada de Dona Euzébia Maria da Conceição, que veio de Portugal deu início ao desenvolvimento da região. Em 1820, foi elevado à categoria de Vila, com a denominação de São Bernardo do Brejo, desmembrado de Caxias.

Por ser bastante rica, Dona Euzébia fez grandes investimentos na cidade. Mas com a Guerra da Balaiada (segundo o historiador Astolfo Serra, Brejo foi o último reduto dos balaios, vencido em dezembro de 1840) que causou vários prejuízos econômicos e sociais a Brejo, Dona Euzébia teve de fugir da região e ir para Gameleira-PI. Um de seus escravos a denunciou e ela foi apreendida. 

Dizem que, os balaios amputaram a mão direita de Dona Euzébia, além de ter roubado suas jóias e dinheiro. 


Em 11 de julho de 1870, pela Lei Provincial Nº 899, a vila do Brejo foi elevada à categoria de cidade. 

Dentre os numerosos filhos ilustres do município, sobressai o nome de Cândido Mendes de Almeida, senador do Império e notável jurisconsulto, geógrafo, historiógrafo, publicista e jornalista.







Fonte de Pesquisa IBGE
Fotos:Site da Prefeitura de Brejo
https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger