E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

segunda-feira, 4 de maio de 2020

Boletim desta segunda-feira traz novo recorde de mortes no Maranhão



Infelizmente o novo boletim da Secretaria de Saúde do Maranhão, desta segunda-feira (04), às vésperas do lockdown na Região Metropolitana, trouxe um novo recorde no número de mortes da Covid-19.

Anteriormente, o dia em que mais se teve confirmação de óbitos no estado foi no dia 28 de abril, com o registro de 21 vítimas fatais. No entanto, no boletim desta segunda-feira tivemos o lamentável registro de 22 mortes por conta do novo coronavírus.

Além das 22 mortes, o boletim apresentou ainda 303 novos casos e mais sete municípios que oficialmente passaram a ter pessoas infectadas pela doença.

Com isso, o balanço atual do coronavírus no Maranhão é o seguinte: 4.530 casos, com 271 mortes, 1.115 pessoas recuperadas, 8.825 suspeitos e já são 117 municípios maranhenses que já tiveram registros oficiais Covid-19.

Sobre os leitos, atualmente a ocupação de leitos de UTI na capital é de 96,89%, já de leitos clínicos é de 85,75%. No interior, a situação é menos complicada, já que temos ocupação de leitos de UTI em 27,16% e leitos clínicos em 14,88%.

Com relação aos 22 óbitos deste boletim, são cinco no interior e 17 na Região Metropolitana. Os casos do interior maranhense são: mulher de 73 anos, com hipertensão; homem de 68 anos, com diabetes e homem de 66 anos, com hipertensão (todos de Imperatriz); homem de 76 anos, com hipertensão, diabetes, problemas cardiológicos e neurológicos (Santa Inês); homem de 87 anos, com problemas oncológicos (Mirinzal).

Os 17 casos na Região Metropolitana, pertenciam um a Paço do Lumiar, dois em São José de Ribamar e 14 na capital maranhense. Em Paço, a vítima era uma mulher de 66 anos, com hipertensão. Em Ribamar, tivemos dois homens entre os óbitos, um de 61 anos, com hipertensão e diabetes; e outro com 66 anos, com hipertensão.

Já os 14 casos registrados na capital, foram referentes a oito homens e seis mulheres. As vítimas homens: 62 anos, com hipertensão; 33 anos, hipertensão e diabetes; 35 anos, com obesidade; 76 anos, com hipertensão; 76 anos, com hipertensão e problemas cardiológicos; 65 anos, com hipertensão, diabetes, problemas cardiológicos, metabólicos e obesidade; 64 anos com hipertensão; 68 anos, fumante e problemas neurológicos;

As seis mulheres que foram registradas no boletim tinham: 86 anos, com hipertensão; 57 anos, com hipertensão e problemas neurológicos; 85 anos, hipertensão, diabetes e problemas respiratórios; 83 anos, com problemas reumatológicos; 31 e 36 anos, ambas sem comorbidades;

Brasil – O Ministério da Saúde nesta segunda-feira confirmou que no Brasil já temos 107.780 casos de Covid-19, com total de 7.321 óbitos. O número de mortos só nesta segunda foi de 296.

Chapadinha: Com experiência em saúde e para enfrentar a Pandemia do Coronavírus, Vice-prefeito Dr. Talvane Hortegal poderia assumir o governo por 90 dias e Magno tirar licença.




Por: Blog do Foguinho, 04 de maio de 2020.

Nesse momento de Pandemia, o prefeito Magno Bacelar deveria tirar licença e entregar ao vice-prefeito Dr. Talvane Hortegal para cuidar desse momento de Pandemia que se explode de Coronavírus e hoje já passou da marca dos 50 contaminados.

Dr.Talvane concede entrevista e se defende das acusações da ...

Esse seria um momento de consciência do prefeito que mostra está cansado ou seria um motivo da Câmara Municipal tomar atitudes mais drásticas com um possível afastamento do gestor e colocar Dr. Talvane na cadeira .

Magno deveria pensar nisso e entregar por 90 dias ao vice-prefeito Dr. Talvane Hortegal para sentar na cadeira do executivo municipal.

Os casos de Coronavírus está explodindo em Chapadinha.

Em vez de comprar respiradores para Hospitais, prefeitura de Chapadinha acaba de publicar que vai comprar dois carros 0KM para aumentar a frota de veículos por quase 200 mil reais.



Por: Blog do Foguinho, 04 de maio de 2020.

O Diário da FAMEM publicou hoje, 04 de maio, que a prefeitura de Chapadinha contratou duas empresas para fornecimento de dois veículos para aumentar a frota da prefeitura.

Os veículos são; um carro de passeio e uma Pick-up Cabine Dupla 4X4)

Veículo de Passeio - Transporte de Equipe (05 pessoas, 0KM): Valor R$ 49.800,00.
Veículo de Pick-up Cabine Dupla 4X4(diesel) 0KM : Valor R$ 134.900,00.
Os veículos vão custar aos cofres da prefeitura o total de 184.700,00.
Lembrando que a prefeitura de Chapadinha já tem vários veículos que foram entregues ano passado, como mostra essa imagem abaixo e nesse momento a prioridade seria respiradores e teste rápidos de COVID-19 para os hospitais.
Veja os carros entregue ano passado.


Veja os contratos publicados hoje, 04 de maio de 2020.





Casos de Coronavírus explode em Chapadinha e já ultrapassa de 50 pessoas infectadas.


Nenhuma descrição de foto disponível.

O boletim da Vigilância Epidemiológica contabilizou hoje (04/05), 52 (cinquenta e dois) diagnósticos de covid-19 em Chapadinha, com 05 (cinco) novos casos no dia de hoje.

São 37 (trinta e sete) ativos e 15 (quinze) considerados curados ou recuperados. Os casos suspeitos são 62 (sessenta e dois) e 55 (cinquenta e cinco) foram descartados e permanecemos com nenhum óbito registrado.

Sobre a evolução clínica temos 48 (quarenta e oito) com orientação para isolamento domiciliar e 03 (três) internados em leito clínico de isolamento na UPA em estado de saúde moderado, além de 02 (dois) suspeitos internados aguardando resultado de exames e houve uma transferência para São Luís.

A Secretaria de Saúde insiste no cumprimento dos cuidados preventivos de higiene, uso de máscaras e isolamento social precisam ser redobrados.

Por Bairro de Chapadinha.



Brejo: Comerciante de Palestina morre vítima de Coronavírus.


Blog do Foguinho, 04 de maio de 2020.

Faleceu na manhã desta segunda-feira, 04 de maio, o primeiro paciente diagnosticado com Covid-19 em Brejo. O comerciante Juscelino estava internado no Hospital Regional de Urgência e Emergência da cidade de Presidente Dutra.

O paciente apresentou os primeiros sintomas gripais no dia 12/04, procurou atendimento em um hospital particular de Chapadinha no dia, e testou positivo para Covid-19 no dia 25.

Ele apresentava um quadro de comorbidades, como diabetes e hipertensão, e era residente do distrito de Palestina.

O empresário Juscelino era dono de uma farmácia em Palestina.

O secretário e ex-vereador Júnior Moraes emitiu uma nota de pesar.




Para ajudar no enfrentamento a Pandemia do COVID-19, Câmara de Vereadores de Urbano Santos aprova projeto que isenta a população da Taxa de Iluminação Pública por 90 dias.


Foi aprovado por unanimidade o projeto de lei que isenta pelo prazo de 90 dias a cobrança da taxa de iluminação pública no município de Urbano Santos em função da crise pandêmica do novo coronavírus.

A suspensão beneficiará todas as residências da taxa de contribuição para custeio da iluminação pública, exceto os comércios. 


O projeto de lei é de autoria do Poder Executivo.

A sessão foi conduzida por seu presidente, o vereador Tomaz de Aquino (Totó). Os vereadores Gavião Libério, Romiro Marques, Claudete Viana, Raimundo Silva, e Gilbeonilton Bezerra estavam presentes.

Fonte: Blog do Alex Ramos.

Com registro de casos de Coronavírus no município, prefeito de Buriti decreta fechamento do comércio não essencial por 15 dias.


Por: Blog do Foguinho, 04 de maio de 2020.

O prefeito da cidade de Buriti, Naldo Batista publicou um novo decreto para o fechamento do comércio não essencial por 15 dias.

Vai funcionar e permanecer aberto somente o comércio essencial.

O prefeito também tomou algumas mediadas sobre a casa lotéricas.

Confira.





https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger