E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Mais médicos em Chapadinha é destaque no site da UOL, ganhando repercussão em rede nacional.

Cidade maranhense recebe maior número de cubanos do Mais Médicos.



A Cidade de Chapadinha que recebeu o maior número de médicos cubanos , é destaque em rede nacional, ganhando destaque no site da UOL, que tem grande divulgação em todo o Brasil.

Parabéns a nossa gestora pela grande conquista em nosso município.
Veja a abaixo a matéria.




Profissionais começam a atuar no programa Mais Médicos86 fotos


86 / 86
23.set.2013: A Secretaria Estadual de Saúde realiza cerimônia para receber os profissionais do programa Mais Médicos na União de Municípios da Bahia (UPB), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, na manhã desta segunda-feira (23). 

Os médicos estrangeiros foram encaminhados aos municípios baianos em que irão atuar. Houve também a entrega dos jalecos com o logotipo do programa governamental Leia mais Marco Aurélio Martins/Estadão Conteúdo

Recém-chegados no último fim de semana, os seis médicos cubanos do Mais Médicos aproveitaram o dia para conhecer os colegas com quem irão trabalhar, os postos de saúde onde atuarão e a casa em que irão morar em Chapadinha, no interior do Maranhão. A cidade foi a que mais recebeu médicos cubanos pelo programa Mais Médicos, ao todo seis profissionais.
  • Prefeita Belezinha recepciona os médicos em Chapadinha.
    Saiba qual a proporção de médicos em cada Estado e o panorama em outros países.
Eles ainda aguardam o registro provisório, que será emitido pelo Conselho Regional de Medicina, mas a expectativa é que comecem a atender na próxima semana.

Chapadinha tem 76 mil habitantes, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no entanto, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a cidade atende a mais 16 municípios vizinhos, totalizando 350 mil pessoas. A cidade dispõe de um hospital e 14 postos de saúde, sendo que o corpo médico atual soma 32 profissionais, que se dividem entre a atenção básica e a especializada.

Com a chegada dos cubanos, os profissionais poderão voltar-se à atenção especializada, já que os estrangeiros se ocuparão da atenção básica. "A gente vai conseguir levar para a população a assistência médica e bloquear a ida dos pacientes para o hospital por problemas que podem ser resolvidos no posto de saúde perto da casa dele", explica o secretário de Saúde, Charles Bacelar. "Temos no hospital, um grande número de internações relacionadas à atenção básica".

Nesta segunda-feira (23), Bacelar explicou aos médicos durante uma reunião como e onde atuarão e, em seguida, cada um deles conheceu a futura sala de atendimento.

Demagogia eleitoreira


  • A questão dos médicos estrangeiros caiu na vala da irracionalidade. No meio desse fogo cruzado, com estilhaços de corporativismo, demagogia, esperteza política e agressividade contra os recém-chegados, estão os usuários do SUS.

    Insisto que sou a favor da contratação de médicos estrangeiros para as áreas desassistidas, intervenção que chega com anos de atraso. Mas devo reconhecer que a implementação apressada do programa Mais Médicos em resposta ao clamor popular, acompanhada da esperteza de jogar o povo contra a classe médica, é demagogia eleitoreira, em sua expressão mais rasa.


O médico Juan Montero terá de dividir a sala com a enfermeira brasileira Nitheyanna dos Santos. O posto de saúde de Bairro Novo é o que está em piores condições. O teto e as paredes estão com infiltrações e na sala de atendimento, apenas uma mesa, uma cadeira quebrada e uma maca. O local atende mil famílias e a prefeitura diz que já solicitou uma reforma.

"Aqui é mais ou menos parecido com o meu país, com o meu consultório", diz Montero. A partir da semana que vem, ele pretende acompanhar as visitas dos agentes comunitários.
"Primeiro, vamos apresentar a população para ele, para poder passar confiança. Ele está chegando agora e algumas pessoas ainda estão desconfiadas", diz Nitheyanna. Ela diz que vai ajudar o futuro colega com o português: "Os pacientes têm a linguagem deles. 

Chegam dizendo que estão com dor na bacia, nos quartos. Tem vezes que nem a gente entende. Temos que pedir para eles mostrarem onde é a dor".

No posto, a procura por consulta é disputada. Com apenas um médico duas vezes por semana, as consultas são todas agendadas. "Já teve até briga. Chegou um senhor procurando consulta e só tinha para o fim do mês. Ele ficou bravo e voltou com uma faca. Tivemos que conversar bastante com ele para se acalmar". O médico cubano trabalhará 40 horas semanais. Com isso, os pacientes serão atendidos por ordem de chegada.

Já o posto de saúde de Areal foi recentemente reformado. Juan Carlos Rojas terá uma sala só para ele. O número de pacientes, no entanto, é maior, são 4 mil famílias cadastradas. Lá, a visita à comunidade é obrigação. Um ou dois dias da agenda do médico serão dedicadas às visitas aos pacientes acamados que não têm condições de ir ao posto e às famílias, para dar orientações.

"O atendimento domiciliar é como a gente trabalha com a prevenção. É quando conhecemos a família, a área", explica a enfermeira Cleomara Caldas.

Na cidade, a maior parte das doenças pode ser evitada com a mudança de hábitos da população, de acordo com a secretaria de Saúde. No entanto, Chapadinha não tem saneamento básico adequado, e grande parte das doenças está relacionada com a água. A Pesquisa Saneamento Básico de 2008 do IBGE mostra que 17 mil casas tem água encanada, porém nenhuma conta com tratamento de esgoto.

Após as visitas, os médicos foram encaminhados à casa em que ficarão hospedados. O local ainda está recebendo os últimos reparos. Pelas regras do Mais Médicos, o município deve arcar com a alimentação e hospedagem. A prefeitura optou por comprar os alimentos e abastecer a casa. A prefeita Maria Ducilene Cordeiro diz que estuda um valor para repassar diretamente aos profissionais, mas ainda não tem uma estimativa.

A casa tem três quartos. Um deles é ocupado por Aicza Madelaine. Dois médicos dividem um cômodo e mais três, outro. A médica diz que pode ser "complicado" conviver com cinco homens por três anos - tempo de duração do programa. Já os rapazes queixam-se do quarto compartilhado. A prefeitura informou que está preparando uma segunda casa, para melhor acomodação.

Durante a semana, os médicos devem se ocupar em conhecer a população. A orientação é que façam palestras nos postos onde irão trabalhar.

A dona de casa Maria da Silva Araújo sofre de pressão alta, por isso vai ao médico uma vez a cada três meses para pegar a receita do remédio controlado. Com a chegada dos novos médicos, espera melhora no atendimento. "Vai ser bom, os médicos daqui, maioria vem de fora, as pessoas ficam sem médico. Graças a Deus, vai ficar melhor", diz Maria, que cuida de seis netos.


Homem é executado a tiros na zona rural de Anapurus


 
Imagem Ilustrativa

Na noite desta segunda feira, 23, por volta dás 18:30h, o lavrador. Antônio Eudes, conhecido por Peixim de 57 anos, foi assassinado em sua  própria residência no Povoado Carnaúba Município de Anapurus.

Segundo informações dois homens armados invadiram sua residência, e reviraram toda a casa, sem nada a ser encontrado, na saída, um dos homens (ainda não identificado(s) disparou contra peixim, fazendo com que vítima morresse na hora. Os dois saíram rapidamente do local. 




Populares afirmam que o tiro foi de "Cartucheira calibre 12" devido o tamanho do ferimento como se pode observar na imagem.


Fatalidade! Criança de 07 anos morre durante brincadeira no Bairro Areal em Chapadinha.

Mahelso Machado de Almeida

Por: Blog do Foguinho, 23 de setembro de 2013.

Uma fatalidade aconteceu na tarde desta segunda-feira, 23, por volta das 17:00h, no Bairro Areal em Chapadinha, 

O estudante Mahelso Machado de Almeida de 07 anos, morreu durante uma brincadeira no quintal do vizinho, segundo relatos da família.

Aurilene que é mãe de Mahelso, contou ao Blog do Foguinho, que seu filho estava brincando e quando foi pular de uma manilha, escorregou e bateu a cabeça no chão. Ele foi levado com vida para o HAPA mas morreu minutos antes de chegar na emergência.

O médico que olhou o corpo da criança e disse que não sabe o real motivo ou causa da fatalidade, pois não havia hematomas na cabeça e nehuma mancha na parte do corpo, ficando um grande mistério na causa de sua morte.

O médico pediu que a família registrasse um BO para ser liberado o corpo, pois, no hospital não havia o médico legista para olhar o corpo.

O médico ainda falou ao Blog que para ser detectado o motivo da morte somente em são Luis, onde o corpo passaria por uma necropsia.

A morte do garoto não foi detectada, ficando ai um grande mistério.

O corpo de Mahelson está sendo velado na Rua Projetada no Bairro Areal próximo ao colégio CAIC.

Obs. Tentamos falar com a diretora do hospital para falar sobre o caso, mas não conseguimos por telefone e nem pessoalmente, caso a diretoria queira comentar algo entre em contato pelo nosso telefone, obrigado.

Supermercado é assaltado no Bairro Aparecida em Chapadinha


Por: Blog do Foguinho, 23 de setembro de 2013.

Hoje, 23, por volta das 19:00 quatros jovens armados adentraram no supermercado Cardoso No Bairro Aparecida em Chapadinha e anunciaram o assalto.

Segundo populares, os assaltantes estavam em duas motos Pop e fugiram do local levando alguns pertences do comércio.

O Blog do Foguinho ouviu o comandante da PM e nos informou que já tem pistas dos bandidos e já designou uma patrulha da Polícia Militar e o Serviço de Inteligência para capturar os assaltantes.

A quantia levada não foi informada.

Daqui a pouco mais informações.

Desaparecimento de uma mulher na zona rural de Afonso Cunha continua um mistério!

Código do registraste: 2329. Natureza Desaparecimento


mulher 44

A senhora, Raimunda Alves dos Santos que sofre de problemas mentais desapareceu no último dia (22), de Agosto, do povoado Feituria Município de Afonso Cunha.

Veja o pedido de ajuda feito pela irmã que mora no Rio de Janeiro

Boa tarde, eu estou desesperada por conta do desaparecimento de minha irmã, Raimunda Alves dos Santos, moradora do estado do Maranhão. Feituria Município De Afonso cunha. Estou pedindo a ajuda de vocês para encontrá-la ela sofre de problemas mentais e por conta disso a família se encontra desesperada e muito aflita sem saber o paradeiro da mesma desde o dia, 22/08/2013. Peço em nome de toda a família no que vocês podem nos ajudar, pois, somos muito humildes e não temos condições de fazer uma grande busca na região.

Durante todo esse tempo da jovem que continua desaparecida uma pessoa ainda chegou a ligar com ameaças, para a família pedindo o valor de R$ 1.000.00 (um mil reais) para soltar a vítima, a Polícia Civil de Coelho Neto ainda fez busca no intuito de identificar e prender o suposto indivíduo que estava com a vítima mais não obteve êxito na localização do suspeito, desde então não há mais informações sobre o paradeiro da jovem a família continua pedindo ajuda para que seja encontrada, a senhora Raimunda Alves dos Santos.

Se você tem informações que leve o paradeiro desta senhora entre em contato atrás dos telefones (98) 3473-1234; 190, ou para nosso número (98) 81617105 lembre-se trote é crime.

Do Portal Coelho Neto.

Imagem do dia em Chapadinha! Eduardo Sá e Isaías juntos e misturados


Por: Blog do Foguinho, 23 de setembro de 2013.

O Vereador Eduardo Sá (PRTB), que é oposicionista ao grupo de Isaías Fortes, postou na manhã de hoje, 23, em sua página pessoal do facebook uma foto em que ele relata uma suposta articulação política.

A foto foi clicada no gabinete de sua empresa.

Eduardo já disse em tribuna que rasgaria o diploma de vereador caso viesse apoiar o governo atual.

Eduardo Sá Já fez críticas ao grupo de Isaías, mas as eleições municipais de 2012 já passaram e pode estar vindo uma aliança que serviria de apoio para o grupo de Isaías nas próximas eleições, 2014.

O Vereador é da base aliada do presidente da Câmara Municipal de Chapadinha “Nonato Baleco”, que também é pré-candidato a Deputado.

Nessa sessão realizada no dia 04 de março, Eduardo Sá disse que foi eleito do lado de um político ( Magno Bacelar)  e ficaria com ele até o final do seu mandato, e agora Jose ?

Pode ter sido também só conversa fora, afinal todos são rivais na política e não inimigo.

Veja o vídeo.




Abre o olho Baleco.

SINE abre vagas para Assessor de Microcédito em Chapadinha


Por: Blog do Foguinho, 23 de setembro de 2013.



O SINE de Capadinha abre vaga é para Assessor de Microcédito.

Empresa referência no seu segmento busca profissionais para trabalho externo, com perfil abaixo:

- Experiência de 01 ano em Vendas;
- Desejável possuir moto e Carteira Nacional de Habilitação;
- Possuir Ensino Médio ou graduando em Ciências Contábeis, Administração ou Economia;
- Domínio Informática (Pacote Office)
Oferecemos: Salário Fixo+ Salário Variável +Ticket Alimentação+Plano de Saúde+Plano Odontológico+Seguro de Vida.
A seleção será no dia 27/09 na agência do SINE
Para mais informações no fone:( 098) 3471-2639



128 FOTOS: Veja quem marcou presença na festa de recepção aos médicos cubanos em Chapadinha

Os seis médicos cubanos que foram designados para trabalhar em em Chapadinha, pelo programa "Mais Médicos", do Governo Federal, chegaram neste sábado (21) à cidade e foram recepcionados com festa pela prefeita Belezinha, parte de seu secretariado e alguns vereadores, no Bar e Restaurante Buteco Music.

CLIQUE AQUI PARA VER TODAS AS FOTOS





https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger