E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Prefeito Rafael e vice-prefeito de Burití tem o mandato cassado pela Justiça Eleitoral

Rafael Mesquita e seu vice, Raimundo Camilo

O juiz Mário Henrique Mesquita Reis, substituto na 25ª Zona Eleitoral, cassou hoje o prefeito e vice-prefeito de Buriti, Rafael Mesquita Brasil (PRB), e Raimundo Nonato Mendes Cardoso, conhecido por Raimundo Camilo, respectivamente, por utilização de “caixa dois” na campanha eleitoral de 2012.
No despacho do processo nº 168/2013, publicado agora pouco, o juiz afirma reconhecer autilização indevida de recursos não contabilizados na prestação de contas dos candidatos eleitos Rafael Mesquita Brasil e Raimundo Nonato Mendes Cardoso, o famoso “caixa dois”, e determina a cassação dos seus diplomas, além de torná-los inelegíveis por 8 anos.
Ele determinou ainda que Lourinaldo Batista da Silva (Naldo Batista) - e seu vice -, 2º colocado na última eleição com 40,90% dos votos válidos (5.575 votos), seja diplomado como novo prefeito de Buriti. A decisão tem efeito imediato.
O juiz, de forma cautelar, ordenou a suspensão de quaisquer movimentações financeiras nas contas da prefeitura até que o novo prefeito seja diplomado e tome posse.

No texto de sua decisão, o juiz explicou sobre a árdua tarefa de analisar fatos e provas em processos, principalmente em seu caso que somam mais de 3.000 autos “fervilhando em sua cabeça”. Além disso, o Juiz Mário Henrique está respondendo por duas Comarcas jurídicas, Chapadinha e Buriti.

Daqui a pouco o Blog do Foguinho,vai trazer mais detalhes do processo.

Do Correio Buritiense.

Luis Fernando assina Ordem de Serviço para pavimentação da via de acesso ao Ifma de Codó


Luis Fernando em Codó foto Handson Chagas














O secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, assinou, no sábado (16), Ordem de Serviço para pavimentação da via de acesso ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifma), no município de Codó, em um total de 2 km, ligando o bairro Codó Novo até a entrada do prédio da instituição.
A obra, orçada em R$ 836.015,43, deverá ser concluída em 90 dias e os serviços já começaram.
O documento foi assinado pelo secretário e pelo prefeito de Codó, Zito Rolim. Da solenidade, participaram diversas autoridades, entre vereadores, deputados estaduais e federais, prefeito, além do diretor do IFMA campus Codó, José Cardoso.
Pavimentar o acesso ao Ifma de Codó significa pavimentar o caminho do futuro. Quando melhoramos uma estrada, isto tem diversas implicações positivas, pois é por esta via que as riquezas circulam e conseguimos melhorar a vida das pessoas, o trânsito, a segurança e diminuir o tempo gasto pela população em seu deslocamento diário – disse o secretário de Infraestrutura.

O Ifma tem, atualmente, 1.659 alunos matriculados, divididos em 12 cursos, sendo seis de nível superior e seis técnicos e de formação inicial do trabalhador.
Luis Fernando Silva aproveitou a oportunidade para anunciar outras obras importantes para o município, a exemplo da restauração da estrada MA-026, no quilômetro 17, que beneficiará toda a região. O projeto está em fase de elaboração.
Ele também anunciou que assinará outra Ordem de Serviço, ainda este ano, mas para asfaltamento de 7 km de vias públicas em Codó. O secretário informou ainda que sua equipe está em fase de estudos preliminares para a elaboração do projeto de reforma da ponte da Trizidela, o que diminuirá, entre outros benefícios, a intensidade dos congestionamentos.
Esta obra está agora entre as prioridades do Governo -  frisou o secretário.

O prefeito Zito Rolim afirmou que o asfaltamento da estrada de acesso ao Ifma é um sonho antigo que se concretizará e agradeceu ao Governo do Estado, à governadora Roseana Sarney e ao secretário Luis Fernando Silva pela atenção dada ao município, levando obras e melhorando a vida da população.

Pavimentação Codó


Comandante de Chapadinha Major Edvaldo poderá deixar o cargo da 4ª CIA Independente

Major Edvaldo.
Por: Blog do Foguinho, 18 de novembro de 2013.


Por: Blog do Foguinho, 18 de novembro de 2013.

O Comandante da 4ª CIA de Chapadinha Major Edvaldo Mesquita entrou em contato com o Blog do Foguinho, para dizer que poderá deixar o cargo do comando do Baixo Parnaíba.

Major Edvaldo ainda está no cargo, mas participou de um encontro com os outros comandantes da PM do Maranhão e disse que a possibilidade dele ser transferido da Regional de Chapadinha é muito grande.

A mudança seria do novo Comandante da PM do Maranhão Zanoni Porto, que busca estratégicas para combater a criminalidade no Maranhão.

As mudanças começam após a troca do novo comando da Polícia Militar do Maranhão.

Major Edvaldo sempre foi respeitado e querido por todos os chapadinhenses, o blog lamenta a possível troca , mas concerteza o comandante estará fazendo um bom trabalho em qualquer Regional.

A decisão se ele vai sair do Comando de Chapadinha ou permanecerá , sairá daqui a pouco a partir das 20:0h.

Em breve todas as informações.

Prefeita Belezinha prestigia a posse de Aldimar Zanoni no Comando Geral da PM no Maranhão



Por: Blog do Foguinho, 18 de novembro de 2013.

A Prefeita de Chapadinha Ducilene Pontes, Belezinha, prestigiou na manhã desta segunda-feira, 18, a posse do novo Comandante Geral da Polícia Militar do Maranhão "Aldimar Zanoni Porto". A posse aconteceu em São Luis onde estiveram presentes vários membros da segurança do estado, entre eles o Secretário de Segurança Pública do Estado, Aluízio Mendes.

A Prefeita Belezinha esteve acompanhada do Secretário de Infraestrutura Aluízio Santos e outros PMs que acompanharam a trajetória de Zanoni quando comandou a Regional de Chapadinha.





Coronel Aldimar Zanoni assume comando geral da Polícia Militar do Maranhão

Imagem: Fotos: Handson Chagas

Coronel Aldimar Zanoni anunciou o lançamento de um pacote de medidas de prevenção ao crime(Imagem:Fotos: Handson Chagas)Coronel Aldimar Zanoni anunciou o lançamento de um pacote de medidas de prevenção ao crime 
O novo comandante geral da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), coronel Aldimar Zanoni Porto, tomou posse, oficialmente, nesta segunda-feira (18), com o anúncio de ações imediatas para coibir a criminalidade em São Luís e no interior do estado. “O Maranhão nunca foi celeiro de criminosos e nunca será. Aqui existem instituições fortes e unidas com a sociedade para debelar qualquer ameaça ao povo maranhense”, disse o novo comandante em seu discurso de posse.  
Na ocasião, foram empossados, ainda, o novo subcomandante da PM, coronel João Alfredo Soares de Quadro Nepomuceno, de 44 anos e 26 de polícia, que ocupará o lugar do coronel Edilson Gomes; e o novo comandante do Policiamento Metropolitano (CPM), tenente-coronel Marco Antônio Alves da Silva, de 44 anos, sendo 26 dedicados à PM.

Aldimar Zanoni anunciou o lançamento de um pacote de segurança pública de prevenção ao crime. Entre as mudanças, a transformação do Batalhão de Choque em Batalhão de Operações Especiais para operacionalizar o comando de policiamento especializado que, segundo o novo comandante, é fundamental para combater as facções perigosas.
A solenidade de passagem de comando foi presidida pelo secretário de Estado de Segurança Pública, Aluisio Mendes. Presentes, os secretários-adjuntos de Inteligência e Assuntos Estratégicos, Laércio Costa; o de Articulação e Desenvolvimento Institucional, coronel Antonio Roberto dos Santos Silva; o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, coronel Wanderley Pereira; a delegada geral da Polícia Civil do Maranhão, Cristina Meneses; além de secretários de Estado, deputados estaduais Magno Bacelar e Roberto Costa, prefeitos, representantes dos poderes Legislativo e Judiciário; comandantes dos batalhões de São Luís e interior, oficiais e praças.
“O coronel Zanoni vem com políticas públicas de segurança mais proativas, de maior presença da polícia na cidade e isso é importantíssimo. O coronel fez um estudo organizacional da PM e identificou efetivos que podem ser colocados nas ruas e a população irá sentir isso já esta semana”, assegurou Aluisio Mendes.
Imagem: Fotos: Handson ChagasSecretário Aluisio Mendes cumprimenta o coronel Aldimar Zanoni durante a solenidade de posse(Imagem:Fotos: Handson Chagas)Secretário Aluisio Mendes cumprimenta o coronel Aldimar Zanoni durante a solenidade de posse 
O secretário informou que serão intensificadas as aulas dos candidatos aprovados no concurso da polícia que estão em formação para que esse efetivo esteja já em janeiro à disposição da população. “Vamos intensificar as aulas nos finais de semana e em dois turnos para antecipar a entrada desse efetivo no sistema de segurança”, contou o secretário.
Aluisio Mendes, que presidiu a solenidade de posse, destacou as medidas de combate à violência(Imagem:Fotos: Handson Chagas)Aluisio Mendes, que presidiu a solenidade de posse, destacou as medidas de combate à violência

Substituição
O coronel Aldimar Zanoni Porto, de 46 anos, sendo 27 como militar, assume o comando da tropa em substituição ao coronel Franklin Pacheco, que esteve à frente da instituição por 4 anos e 7 meses. Antes de ser nomeado para assumir o posto máximo dentro da corporação, coronel Zanoni estava desempenhando suas atividades no Comando de Policiamento de Área I, sediado em Bacabal. Em sua trajetória, também já ocupou o comando do 3º BPM, sediado em Imperatriz.
Ao deixar o cargo, o coronel Franklin Pacheco agradeceu à governadora Roseana Sarney pela oportunidade de comandar a PMMA e desejou sucesso ao novo comandante. Em seu discurso ele falou de avanços que obteve durante sua gestão.
Fonte: SECOM/Governo do Maranhão e Fotos: Handson Chagas  

Chapadinhense morre atropelado na BR 222

Edmílson Araújo
Na tarde de ontem, domingo (17), o lavrador Edmílson Araújo Pinto, 42 anos, teve uma morte trágica na BR 222, no trecho entre o povoado Vila Diamante e a sede do município de Igarapé do Meio. “Coringa”, como foi conhecido Edmílson Araújo, era natural de Chapadinha, mas residia ha muitos anos no povoado Vila Diamante, município de Igarapé do Meio.


Um amigo da vítima que presenciou o acidente, contou a nossa redação que “Coringa” atravessou na frente da carreta. “Na hora do ocorrido, a carreta seguia em direção a Santa Inês e, eu e amigos seguíamos para o Povoado Vila Diamante. O motorista não tinha como desviar, pois vinhamos em um carro de passeio e um ônibus a nossa frente.”, disse o morador. “Caso a carreta desviasse, a tragedia seria muito maior.”, finalizou ele.

Corpo da vítima debaixo da carreta

Edmílson Araújo estava bebendo com seus amigos e falou que teria de descarregar umas madeiras na casa de forno localizada no “rabo da gata” – sede de Igarapé do Meio – e seguiu viagem em sua bicicleta, mas foi logo interrompida. Segundo informações o veículo arrastou “Coringa” por mais ou menos 200 metros, ficando com o corpo travado nas rodas.


A Policia Rodoviária Federal esteve no local para controlar o trafego no local e com isso evitar outro possível acidente, pois tinha muitos curiosos no local. Segundo sua Irmão Creusimar dos Santos Nunes, “Coringa” morava na casa de Valdecir, conhecido como “Mica”. Ainda segundo “Creusa”, toda vez que o irmão passava enfrente a sua casa ele a cumprimentava, porém no dia de sua morte, ele passou sem dizer uma palavra.

O corpo de Edmílson Araújo foi enterrado na manhã desta segunda-feira (18) no cemitério do povoado Vila Diamante.

Fonte: O blogueiro Luziense.

Belezinha e Paulo Neto prestigiam aniversário da amiga Nágera Pontes de Chapadinha.


A Coordenadora do CRAS do Bairro Areal em Chapadinha, Nágera Pontes, congratulou a passagem do seu aniversário ao lado da família e amigos.
No último sábado, 17, Nágera Pontes recebeu em sua residência os seus convidados e em destaque teve a Prefeita Belezinha, o ex-deputado Paulo Neto e o Secretário de Infraestrutura Aluízio Santos.

Dr. Talvane Hortegal lança oficialmente sua pré-candidatura a deputado federal


O médico chapadinhense Talvane Hortegal, lançou na tarde deste domingo, 17,oficialmente sua pré-candidatura a deputado federal.
Durante um churrasco realizado em sua propriedade, ele recebeu alguns amigos para anunciar oficialmente a sua vontade de lutar em prol do Baixo Parnaíba.
Estiveram presentes vários amigos, em destaque a vereadora Raimundinha e o médico Sebastião Pinheiro, que destacou o seu total apoio a uma pessoa que mora em Chapadinha, e disse que dessa vez a nossa Região tem que eleger um deputado federal para termos o nosso representante em Brasília.


Avante Polícia! Bandidagem entra em Chapadinha fazem o terror e está na hora de agir, Roseana já autorizou.


Por: Blog do Foguinho, 18 de novembro de 2013.

Após o Blog do Foguinho gravar um vídeo em que a governadora Roseana já autorizou o secretário de segurança Aluízio Mendes e a PM do Maranhão a colocar a bandidagem na cadeia e o comandante da PM Major Edvaldo ser elogiado pelo Secretário de Infraestrtutura Luis Fernando, está na hora de agir contra estes que vem para Chapadinha tirar o sossego da sociedade.


O Comandante Edvaldo, a Polícia Militar e a Polícia Civil de Chapadinha, fazem um lindo trabalho na Segurança do município e Região e nunca foram criticados pela imprensa chapadinhense, mas os últimos acontecimentos com tiroteio, assassinato e ninguém preso, eles fica devendo a sociedade

Parabéns ao Major Edvaldo, Capitão Jovan, o Serviço de inteligência da PM, o Delegado Jairon Timbó, o Delegado Mota, o Delegado Alessandro e todos que fazem a Polícia em Chapadinha e no Baixo Parnaíba, todos estão de parabéns, mas a sociedade agradeceria muito se houvesse uma ação para diminuir esses atos violentos.


Toda população sabe da dificuldades que os polícias passam no trabalho e que cada homem que está com a farda fazem o melhor para manter a segurança, não é nada fácil sair de casa deixando as esposas, filhos e  família para ir atrás da bandidagem, por isso o nosso blog parabeniza a coragem destes policiais que lutam diariamente para trazer segurança e paz.

Nossa homenagem a família de PM que foi assassinada.

Governadora Roseana reforça a Polícia e diz que lugar de bandido é na cadeia autorizando o secretário o início do combate.


Por: Blog do Foguinho.

Durante o Governo Itinerante na cidade de Tutóia no dia 14, onde estiveram presente a Governadora Roseana Sarney, o Secretário de Segurança Pública Aluízio Mendes, o Secretário de Infraestrutura Luis Fernando e outras lideranças do governo, entregaram uma moderna delegacia totalmente equipada para melhorar o sistema de segurança da cidade.

Falando em segurança pública e violência, Roseana desabafou e o Blog do Foguinho registrou o momento em que a Governadora mostrou como vai agir para combater a violência no Estado do Maranhão, em que ela citou que, o nosso Estado vive momento de ataques covardes aos nossos policiais.

Roseana disse!  O Maranhão não é lugar de bandido, eu não tenho medo de bandido, a ordem agora do Secretário de Segurança para os policiais é botar esses bandidos na prisão, para deixar o nosso povo em paz, ela anunciou que está abrindo 2.500 novas vagas para policiais, aumentando o efetivo e o número de homens nas ruas para prender esses bandidos e não aceitarem esse número de violência no estado, disse Roseana em seu discurso que foi aplaudida por vários Militares e toda sociedade presente.

Veja o vídeo na íntegra com exclusividade do Blog do Foguinho.


O secretário Luis Fernando elogiou o Comandante da 4ª CIA de Chapadinha, Major PM Edvaldo Mesquita, que o comparou com o guerreiro Che Guevara, que lutou e defendeu seu povo, e o Major Edvaldo é um guerreiro e lutador que não está medindo esforços para combater a violência e a criminalidade do Baixo Parnaíba. Luis Fernando disse que Edvaldo mora em seu coração e faz parte da sua luta incansável em buscar o melhor para o Maranhão.

Luis Fernando disse que o Comandante Major Edvaldo está de parabéns por trabalhar com respeito e dignidade na frente do Comando de Chapadinha.

Novo comandante da PM declara guerra aos bandidos


O Blog do Luis Cardoso de São Luis acabou de informa que Minutos antes de assumir o Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão hoje pela manhã, o coronel Zanoni Porto anunciou guerra à bandidagem sem tréguas. Segundo o militar, a determinação foi da governadora Roseana Sarney.
O novo comandante da PM informou ao jornalista Marcial Lima, da TV Mirante, que foi montado um pacote para combater a violência na região metropolitana de São Luís e que ações serão executadas em Imperatriz e outras cidades do interior do Maranhão.
Zanoni, sem falar em detalhes sobre o Pacote Segurança, avisou que todo os coronéis terão que acompanhar os trabalhos de repressão e combate ao crime nas ruas. Ele disse que a valorização da tropa será uma das metas principais do novo comando.
O coronel informou que o serviço de inteligência da PM está mapeando os principais lugares que apresentam os maiores índices de criminalidade e que uma operação de revistas será intensificada a partir desta semana.


https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger