E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Precisou de gás ? Sanção Gás é Entrega imediata (água e gás), botijão testado e sem vazamento.


Precisou de gás ? Sanção Gás é Entrega imediata (água e gás), botijão testado e sem vazamento. 
Ligue agora mesmo : 0 800 280 6465
Nossos telefones: 0800 280 6465 | (98) 3471 0480 | 3471 3030 | 98243 7468

Aceitamos cartão de crédito; levamos a máquina de passar cartão até sua residência.




Chapadinha: Idoso “Zé Rosa” completa três dias desaparecido e familiares procuram em matagal para encontrá-lo.


Por: Blog do Foguinho, 09 de outubro de 2019.

O Idoso Zé Rosa de 63 anos, completou, hoje, 3 dias desaparecido na Zona Rural de Chapadinha e família pede ajuda das autoridades para encontrá-lo vivo ou corpo do idoso.

Ele sumiu domingo, dia 06, as 16:00hs quando estava perseguindo dois possíveis homens que teriam praticado roubo em sua casa no Bairro Recanto dos Pássaros.

Ele foi visto em uma moto Broz em perseguição aos dois homens no povoado Bacabalzinho e nunca mais apareceu.

Amigos e familiares fizeram uma força tarefa e estão procurando o idoso no matagal do povoado Bacabalzinho e Barra da Onça, mas até agora nem notícias.




Vereador de Tufilândia morre em grave acidente na BR-222


Vereador de Tufilândia morre em acidente na BR-222


O vereador do município de Tufilândia, Elisvaldo Silva Martins, 39 anos (foto), filiado ao PCdoB, morreu na manhã desta quarta feira (9) após sofrer um acidente automobilístico na BR-222, no trecho do Povoado Água Bela e Barro Vermelho, entre Santa Inês e Santa Luzia.

Informações obtidas pelo Blog do Domingos Costa apuraram que o parlamentar dirigia um veículo Ford Ecosport de cor cinza (foto) quando colidiu com uma cerca de arame, com o impacto o corpo de Elisvaldo – provavelmente sem cinto de segurança – sacou do veículo e foi encontrado alguns metros adiante.

Ainda não se sabe o que motivou a colisão.

Com queda nos recursos do FPM, prefeitos do Maranhão levam susto durante reunião em Brasília

FPM tem queda de 30% em relação a outubro de 2018, enquanto as contas municipais aumentam.


O repasse da União em 2019 não tem acompanhado o crescimento das despesas na administração municipal e os prefeitos se vêem numa situação financeira cada vez pior. O Fundo de Participação dos Municípios – FPM, principal fonte de repasse das cidades, para o mês de outubro tem previsão de queda de 30% em relação ao mês de outubro de 2018, de acordo com estimativas divulgadas pela Secretaria do Tesouro Nacional.

As prefeituras terão muitas dificuldades para honrar seus compromissos com a folha, despesas de custeio, fornecedores etc. Além desses fatores, as despesas de custeio da administração pública têm aumentado cada vez mais, devido aos reajustes anuais dos preços. O índice de inflação anual acumulado já chega a quase 4%, tornando cada vez mais difícil para os gestores municipais arcarem com as responsabilidades e cumprir a lei de responsabilidade fiscal.

Neste momento, dezenas de prefeitos maranhenses estão em Brasília para organizar as pautas da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), e foram surpreendidos com a informação da queda brusca do FPM na primeira parcela do mês de outubro.

Por conta da péssima surpresa, os prefeitos realizaram uma reunião com o presidente da FAMEM, Erlânio Xavier para discutir a queda brusca da primeira parcela do FPM.

“A queda chega a 30% do FPM em relação a outubro do ano passado, que já foi muito baixo. Com esses recursos que estão caindo nos cofres das prefeituras no dia 10, a situação da maioria dos municípios é crítica e poderá haver atraso de salários. Os prefeitos foram pegos de surpresas, mesmo os que tem as contas equilibras terão dificuldades imensas para manter os compromissos em dia”, lamentou o prefeito de Igarapé Grande, Erlânio Xavier.


Idan Torres, prefeito de Santa Filomena, também mostrou preocupação com as sucessivas quedas nos recursos do FPM.


“Para nós prefeitos é uma luta bastante difícil manter os pagamentos dos servidores e fornecedores em dia, com toda a responsabilidade e ainda investir em obras e melhorias no município. Estamos preocupados com essas sucessivas quedas nos repasses do FPM, e vamos ainda sentar para ver o que pode ser feito para que ninguém, servidores, fornecedores e, principalmente, a população fique prejudicado por essas decisões equivocadas da ala econômica do governo federal”, disse Idan Torres.


Já o prefeito Maninho, de Alto Alegre do Maranhão, está apelando para as forças divinas para manter os compromissos em dia.

“Agora é apelar para Deus, para que nosso Pai nos dê sabedoria de como vamos administrar tantos encargos, que todo dia crescem, com esses recursos que vão diminuindo a cada mês. Que Deus tenha misericórdia dos prefeitos, porque a situação vai ficar preta em outubro”, disse o gestor de Alto Alegre do Maranhão.

Aluisinho do Posto, prefeito de Esperantinópolis, não mostrou surpresa com os valores abaixo do esperado pela maioria dos gestores.


“Não fico surpreso, porque o município de Esperantinópolis é um dos que mais sofrem com a diminuição injusta dos repasses, principalmente do FPM. Já perdemos talvez uns 10 milhões de reais desde que assumi o mandato. Essa é mais uma notícia que lamentamos, mas já esperava. É necessário que nós gestores arrochamos mais um pouco o cinto com despesas para evitar atrasos, demissões e paralisações em obras. As coisas não estavam boas para os municípios e com essa diminuição vão ficar um pouco pior, mas vamos em frente, aguardando que a partir de novembro, dezembro e 2020 tudo seja melhor para os municípios”, pontuou Aluisinho do Posto.

Prefeitos são recebidos pelo senador Weverton Rocha




"Essas diminuições terminam caindo em cima dos prefeitos, que vivem na ponta, trabalhando, levando para o povo saúde, educação, serviços públicos, e essas munições só quebram em cima dos prefeitos", finaliza Erlânio Xavier. 

Conforme o Instagram da Famem, “Os prefeitos do Maranhão estão em Brasília para organizar as pautas da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), entre elas a partilha da Cessão Onerosa. Visitar o Senado e a Câmara Federal para verificar a distribuição para os municípios. E vão finalizar com uma visita ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para discutir o andamento de obras que beneficiarão a população do Estado.

Equipe Águia da Polícia Militar apreende arma de fogo e recupera motocicleta tomada de assalto em Chapadinha.


Equipe Águia prende assaltantes com arma de fogo no Centro de Chapadinha.

Chapadinha: 09 de outubro de 2019.




A ação foi realizada na noite desta terça-feira, 08, no Centro de Chapadinha, onde aconteceu uma perseguição policial contra dois indivíduos que estavam em uma motocicleta e que após colidirem na calçada de uma loja, a Polícia Militar conseguiu prender a dupla.

Moto recuperada.


Em Chapadinha, assaltantes atiram na polícia, mas fogem em matagal deixando moto roubada. A polícia revidou contra os bandidos que sumiram dentro do mato.

Uma moto roubada foi recuperada pela Polícia Militar.

Motocicleta Honda CG 150.


Polícia apreende 70 kg de maconha e prende “mulas” do tráfico em ônibus da Guanabara na BR-135 em Entroncamento



Policiais civis apreenderam, na noite dessa terça-feira (8), aproximadamente 70 kg de maconha prensada transportados em um ônibus da Expresso Guanabara, que seguia de Teresina/PI a São Luís. A droga estava acondicionada em quatro malas transportadas por duas pessoas, provavelmente “mulas” do tráfico, que foram presas em flagrante.

A abordagem ocorreu nas proximidades do Entroncamento, na BR-135, quando as duas pessoas se preparavam para desembarcar. Um cão farejador participou da ação policial e ajudou a encontrar as malas com a droga.

A jornalista Rosenira Alves, que estava no ônibus, relata que todos os passageiros e o motoristas fomos surpreendidos com a ação da polícia. Segundos ela, os policiais estavam em três viaturas e fortemente armados com fuzis.

“Com fuzis, eles entraram no ônibus e pediram para todos os passageiros desceram para serem revistados juntamente com as bagagens. Mas foi só uma simulação, porque o alvo deles já era certo. Soltaram o cão farejador no bagageiro do ônibus, e ele foi direto nas malas cheias se droga”, disse a jornalista.

Ela acrescenta que a dupla embarcou em Timon por volta das 13h e iria desembarcar em Bacabeira.

“Eles deram azar e terminaram a viagem dentro de uma viatura, algemados. Era um travesti com roupas de mulher e sandálias e um rapaz franzino, que, na confusão, tentou fugir pela frente do ônibus que estava cercado de policiais”, acrescenta.

A polícia ainda não divulgou os nomes das duas pessoas que transportavam a droga. Provavelmente a dupla foi contratada para fazer o papel de “mula”. A polícia vai tentar descobrir quem foram os fornecedores da droga e qual seria o traficante que receberia a droga no Maranhão.

A droga está avaliada em aproximadamente R$ 150 mil.

Na manhã desta quarta-feira (09), a Superintendência Estadual de Combate ao Narcotráfico (Senarc) deverá divulgar mais detalhes dessa operação.

https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger