E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Prefeita Tina Monteles divulga Nota de Pesar pelo falecimento da Professora Maria Elisa

A Prefeita Tina Monteles divulgou Nota de Pesar pelo falecimento da Professora Maria Elisa Sousa Costa.

Veja a íntegra da Nota:

O dia 25 de janeiro de 2015 é uma data em que sentimentos se unem na História do querido município de Anapurus.

É um dia especial de reflexão sobre a vida, mas, principalmente, sobre a partida de uma grande mulher anapuruense que se tornou uma personagem, de maneira tão incisiva, que marcou o coração de todos, para sempre. Esta data é marca na Educação de Anapurus, porque assinala o desfecho de um grande sonho idealizado, planejado e concretizado por uma jovem que se tornou professora, amiga, deixando a sua marca permanente de uma grande Educadora.

A construtora dessa história, que está escrita na vida de todos nós, chama-se MARIA ELISA SOUSA COSTA – uma predestinada de raízes anapuruense que fez de sua vida uma luta de dedicação permanente ao povo de sua terra.

Uma jovem que não apenas sonhou, mas estudou e trabalhou com sacrifício e determinação para que as suas aspirações culturais não fossem apenas sonhos, mas a maior de todas as realidades.
“Elisa” foi uma professora resoluta; uma mãe de família dedicada e disciplinada; genial, sábia, inteligente, realizadora e visionária; uma amiga das horas difíceis. Deixa-nos para nós um rastro de exemplo e de saudade.

Primeiro, agradeço a Deus pelo Dom de sua vida nessa terra onde agiu sempre como uma guerreira espalhando a Ética, empregando a Justiça e buscando o desenvolvimento de nossa cidade. Depois agradeço ainda a Deus por ter me permitido conhecer-te por tantos anos. O nosso convívio foi bastante salutar. Sou testemunha de que cumpriu tua missão, tanto no trabalho como na família e na sociedade. Foi um exemplo de Mulher batalhadora!


Em criança me ensinaram que quando uma pessoa morria, uma nova estrela no céu aparecia. Ouve-me prezada companheira, quero ver tua estrela no céu brilhar, tal qual você brilhou aqui na terra! Até mais! Aqui ficaremos todos nós que fazemos uma cidade pelo qual trabalhou para deixá-la melhor, mais digna, mais humana. Nós, teus amigos, estaremos cumprindo o resto de nossa missão até a Vontade do Pai Eterno também nos chamar...
Descanse na paz do Senhor!

Prefeita Tina Monteles

Acompanhada da Nota de Pesar, a Prefeita Tina Monteles decretou luto oficial de três dias nos órgãos públicos, que retornaram suas atividades a partir da quinta - feira (29/01/2015). Veja o Decreto abaixo.



Fonte: ASSCOM.

Anapurus! Após quebrar obra pública, Ivanildo Monteles é ouvido pelo delegado

Obra que foi quebrada e teria invadido terreno particular.

Por: Blog do Foguinho, 26 de janeiro de 2015.

O delegado Regional Dr. Jairon Timbó acatou a denúncia contra Ivanildo Monteles ( esposo da professora Vanderly Monteles). Ivanildo foi acusado de quebrar parte de uma obra pública da prefeitura de Anapurus.

Acusação.

O delegado disse que pesa sobre Ivanildo, a acusação do exercício arbitrário das próprias razões, por ter agido por conta própria para destruir parte da obra. Jairon Timbó vai encaminhar o caso a promotoria da cidade de Brejo para que o caso seja julgado.

Outro lado.

Em conversa com o blog, Ivanildo disse que antes mesmo de agir, ele teria registrado um BO na delegacia da cidade e informado a PM que a obra estava invadindo parte do seu terreno que fica ali próximo, e que o responsável pela obra continuou o meio fio mesmo com a irregularidade. Foi aí que ele quebrou parte do meio fio que passou dentro do seu terreno.

Erro de ambas parte.

O encarregado da obra errou em fazer parte do meio fio dentro do terreno particular, mas, Ivanildo errou em agir por conta própria para destruir uma obra pública. Ivanildo ainda será ouvido pela promotora de Brejo, ele terá que levar todos os documentos que comprovam a área do terreno e que tenha sido prejudicado. Caso contrário ele sairá prejudicado e poderá responder na justiça por danos materiais contra ao patrimônio público.


Repercutiu! Foto do chapadinhense Roni Portugal e Flávio Dino ganha admiração dentro do Palácio dos Leões.

Roni Portugal e o governador Flávio Dino

Por: Blog do Foguinho, 26 de janeiro de 2015.

A foto do jovem chapadinhense e odontólogo Roniery, mas conhecido popularmente de Roni Portugal, publicou uma foto no seu facebook ao lado do governador Flávio Dino, durante um vôo. A foto ganhou repercussão e muitos elogios.

Na foto o jovem fez uma declaração que mostra a humildade e a simplicidade de Flávio Dino. A imagem repercutiu rapidamente nas redes sociais, inclusive no WhatsApp.

A foto e o texto foram comentados até dentro do Palácio dos Leões, sede do Governo do Estado.

A assessoria de Flávio Dino então perguntou quem era o jovem da foto que fez aquela  declaração? Flávio respondeu que era um simpático jovem de Chapadinha.


O governador usou sua página do facebook e agradeceu ao jovem pelas belíssimas palavras de elogio. 

Veja o texto publicado abaixo.

Um privilégio e uma oportunidade considerada única.

Viajar 2 horas de vôo do lado de uma pessoa que determina um futuro de um Estado.

Ele já tinha meu voto e agora só reafirmou a certeza da mudança que eu esperava, tenho plena convicção que dias melhores virão.

Conversamos durante o vôo inteiro, nunca imaginei que uma figura pública como ele seria tão simpático e atencioso! Perguntei por que ele não estava em um jatinho particular? e ele me respondeu, se eu estivesse em um jatinho eu estaria só nesta viaje gastando mais de 49 mil reais, prefiro não gastar esse dinheiro e revertê-lo em obras e mais saúde e educação para nosso povo que foi sofrido durante este tempo todo.

Obrigado senhor Governador, pela a companhia e a gentileza oferecida neste vôo




O governador Flávio Dino agradeceu ao jovem pelas belíssimas palavras de elogio.



Veja a imagem no blog do Domingos Costa de São Luis.



Por falta de atenção, mais um acidente é registrado próximo ao Briza Bar, em Chapadinha.

Foto: Momento depois do acidente.

Por: Blog do Foguinho, 26 de janeiro de 2015.

Chapadinha -Um dos locais com o maior índice de acidente e batidas violentas, o cruzamento da Rua Benjamin Ferreira, com a Sebastião Árcher, foi manchete de mais uma colisão entre duas motociclistas.

O acidente aconteceu por volta das 17:00hs, onde umas das motos estava sendo conduzida por um homem que estava com uma mulher e uma criança na garupa. A criança sofreu leves escoriações no corpo e o condutor da outra motocicleta nada sofreu e passa bem.

Este local que fica no cruzamento do Briza Bar, já foram registrados diversos acidentes, muitos deles por falta de atenção no trânsito.

Força Tática apreende Maconha e Pedras de Crack durante operação na BR 222 em Chapadinha.

Material apreendido
Por: Blog do Foguinho, 26 de janeiro de 2015.

Policiais da Força Tática e Militares do 16ª Batalhão de Chapadinha apreenderam uma grande quantidade de Crack e Maconha prensada durante operação realizada na tarde desta segunda-feira, 26, na BR 222. 

Segundo informações, Polícias da Força Tática avistaram o veículo trafegando próximo a ladeira do Angelim e abordou o motorista que ao ser revistado foi encontrada a droga que estava guardada no carro.

A droga aprendida foi levada para a Delegacia de Chapadinha e o condutor do veículo também foi autuado.

Homem é alvejado com tiro no rosto, em São Bernardo do MA

Por CN1/Luiz Carlos Jr.

Segunda-Feira, 26 de janeiro de 2015.


Final de semana violento na região do Baixo Parnaíba, mais um homicídio foi registrado, deste vez em São Bernardo do MA.  José Henrique Pereira dos Santos,  32 anos foi assassinado com um tiro no rosto, neste domingo (25), numa praça no centro da cidade.  

Informações repassadas ao CN1 pelo Destacamento da PM do município,  o tiro que alvejou a vítima  no rosto,  foi disparado de uma arma de fogo de grosso calibre.

No momento do crime, a vítima se encontrava na praça de eventos, onde se realizava  uma apresentação de moto cross.   

Dois  elementos  que estavam de jaqueta e capacete,  se aproximaram de  José Henrique,  e um deles efetuou  o disparo, sem que a vítima  esboçasse alguma reação. 


Ele ainda foi levado  para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos.  Os assassinos, fugiram  em seguida. Eles  estão  sendo procurados  pela polícia. O motivo do crime está sendo investigado pela polícia civil com apoio da policia militar de São Bernardo do MA. 

Fenômeno! Abertura de torneio de Carnaval em Anapurus é sucesso total.


Sábado ( 25), aconteceu a grande abertura do segundo torneio de carnaval de Anapurus.

Todos os times se reuniram na praça da matriz e saíram em uma grande passeata até o estádio Batistão, onde todos os times se apresentaram para os torcedores  que os aguardavam no estádio que estava completamente lotado.


Logo após a cerimônia  de abertura a bola rolou para os times Agua Rica Folia E Maracujá Folia,

o Jogo foi equilibrado e somente no segundo tempo o time do Maracujá abriu o placar fazendo 1 a 0 e dando números finais a partida.


O Secretário de Finanças, Julio César, esteve acompanhando de perto as partidas entre os times competidores. Julio esteve representando a prefeita Tina Monteles, que está contribuindo com os blocos e com o campeonato de carnaval 2015.

Em breve a matéria completa com os finalistas.


Do Blog do Peron

Ministério da Educação divulga lista do SISU com 120 vagas em Chapadinha


Por: Blog do Foguinho, 26 de janeiro de 2015 - com informações editadas do Imirante. com.

Os aprovados deverão fazer a matrícula nos dias 30 de janeiro, 02 e 03 de fevereiro.

O Ministério da Educação divulgou na manhã desta segunda-feira, 26, a primeira chamada de selecionados no primeiro semestre do Sistema de Seleção Unificado ( SISU) de 2015. Os candidatos podem ver o resultado na página do sistema, basta o numero de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio ( ENEM), e a senha de inscrição.


Veja o número de vagas distribuídas nos pólos de cada cidade.

Bacabal ofertando, 50 vagas; Chapadinha, 120; Imperatriz, 156; pinheiro, 90; e São Luis, com 1872 vagas.

Os cursos mais procurados em Chapadinha foram: Agronomia,  Zootecnia e Ciências Biológicas.

Flávio Dino Decide Pelo Fim da Terceirização e Abre 1.300 Vagas no Sistema Penitenciário


O governador Flávio Dino enviou medida provisória à Assembleia Legislativa, que estabelece o fim das terceirizações no sistema penitenciário e a realização de processo seletivo para a contratação temporária de 1,3 mil profissionais, para reforçar a segurança nas unidades prisionais. O seletivo será aberto no mês de fevereiro com 800 vagas para vigilantes penitenciários e mais 500 vagas para agentes penitenciários. O procedimento vai substituir os funcionários terceirizados até a conclusão de concurso público.

“Este é um passo importante na gestão do sistema penitenciário do Maranhão: substituir as terceirizações e economizar mais de R$ 20 milhões por ano. Com o dinheiro economizado, vamos avançar na organização das unidades, investindo em segurança e no respeito à Lei de Execuções Penais”, afirmou o governador.

O seletivo é apenas uma das ações que a gestão estadual adotará para mudar a forma como era gerida a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Sejap), que já não é capaz de atender satisfatoriamente os serviços que deveria prestar. De acordo com o titular da pasta, Murilo de Oliveira, a estrutura deverá ser reformada para que possa atuar em conformidade com a legislação vigente.

Na administração passada foram ampliadas estruturas que não possuem respaldo institucional para a legitimidade da atuação. Essas estruturas, em grande maioria, são operadas por contratados de empresas terceirizadas, colocando em dúvida a atuação desses setores.

Outro grave problema detectado na estrutura da Sejap é que das 38 unidades prisionais existentes no sistema, somente dez são formalmente constituídas. O resultado dessa informalidade acarretou em mais gastos aos cofres públicos, uma vez que a gestão anterior decidiu conceder diárias aos diretores dessas unidades informais como forma de complementação salarial pelos encargos assumidos.

O problema instaurado com a falta de concurso público ao longo dos anos ainda acarreta um gasto de R$ 49 milhões anuais ao sistema prisional. O documento ultrapassou os prazos legais previstos no artigo 57 da Lei Geral de Licitações, de prorrogação por 60 meses e depois por mais 12 meses, e não poderá ser renovado.

Legalidade e Economia
O processo seletivo para a contratação temporária até a conclusão de concurso público garantirá tanto a legalidade das funções quanto economia aos cofres públicos. A remuneração do cargo para vigilante penitenciário será de R$ 1,5 mil enquanto para o cargo de agente penitenciário será de R$ 3,9 mil.

O gasto anual com os 1,3 mil profissionais totalizará R$ 42 milhões. O valor corresponde a uma economia de quase R$ 22 milhões aos cofres públicos ao comparar com os gastos estabelecidos na gestão anterior que alcançam a cifra dos R$ 63 milhões. Desse montante, R$ 49,4 milhões são gastos com os 930 terceirizados da VTI e R$ 14,4 milhões com os 472 da empresa Atlântica.

“O seletivo é uma medida provisória até que seja concluída a etapa total do concurso e com toda certeza, estas mudanças trarão resultados positivos e faremos um bom trabalho com a chegada de novos profissionais”, garantiu o secretário da Sejap, Murilo de Oliveira.

O Imparcia

Moto roubada em luzilândia- PI é recuperada em Mata Roma‏

Moto recuperada.

Por: Blog do Foguinho, 26 de janeiro de 2015.

Na tarde de quinta-feira (22/01/15) foi recuperada em Mata Roma uma motocicleta Honda  CG 125, fan, preta, placa LVW-7252, chassi: 9c2jc30707r130583.

A moto encontrava-se sob a posse da srª Maria Francisca de Mata Roma, ambas foram conduzidas ao DP de Anapurus para providencias cabíveis.


A motocicleta foi roubada na cidade de Luzilândia-PI e recupera pela Polícia Militar Mata Roma.
https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger