E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Mais um! Ex-vereador Peroba lança pré candidatura a Deputado Estadual


O ex- Vereador Antonio Peroba, PP, que obteve quase 2 mil votos em 2008 se elegeu vereador do município de Chapadinha, sendo o mais votado na época.

Peroba foi eleito com o apoios do ex-prefeito Isaías Fortes, anos depois de eleito ele entra para a base Governista da Prefeita Danúbia em 2009, ficando como um grande aliado no Governo.

Nas Eleições de 2012, Peroba foi candidato pelo Partido PP, na coligação de Magno Bacelar e obteve 681 votos, não se reelegendo ao cargo de vereador.

Chapadinha agora vai começar a apertar os parafusos, caso Peroba não se eleja Deputado Estadual, ele vai tirar muitos votos, que pode atrapalhar fortes pré-candidatos.

O povo conhece também a credibilidade a humildade e a sinceridade de Peroba e colocar ele na Assembléia Legislativa do Maranhão, afinal Chapadinha tem quase 50 mil votos e Peroba vai a luta em busca de apoio.

Vamos aguardar para ver o resultado e essa pré candidatura de Peroba que veio a tona para a sociedade Chapadinhense, vai dar muito o que falar.

Veja o comentário que seu filho Rennan colocou na sua página do facebook



Câmara aprova projeto de doação de 3 terrenos públicos a CAEMA para construir poços artesianos em Chapadinha


A Câmara de Vereadores aprovou na sessão de ontem,04, o projeto de lei que autoriza a Prefeitura de Chapadinha na doação de três terrenos públicos, para a construção de três poços artesianos da CAEMA no valor de 26 milhões.
O projeto da CAEMA é melhorar o sistema de abastecimento d´água em Chapadinha, com a implantação dos poços nos Bairros; Mutirão, Recanto dos Pássaros e Bairro Novo.

O Gerente Regional da Companhia de Água e Esgoto no Maranhão ( CAEMA) Roberval, participou de perto da aprovação do projeto que vai melhorar o abastecimento d´água  de várias famílias.

Os poços tem a profundidade de 400 metros e será construído com dinheiro do Governo Federal. Um representante da CAEMA vai vim na Câmara explicar como será feito o projeto e aplicado o dinheiro, e mais detalhes sobre a ampliação deste sistema em Chapadinha.

Parabéns aos vereadores pela aprovação deste grande projeto que vai melhorar a vida de muitos Chapadinhenses.




Cópia do Projeto

Vereador Marcelo Menezes afirma que foi Isamara que conseguiu o CETECMA para Chapadinha



O vereador Marcelo Menezes na sessão de ontem, 04, usou a tribuna da Câmara para afirmar que a vinda do CETECMA para Chapadinha, foi uma luta e reivindicação de sua irmã Isamara Meneses, que em 2009 procurou a empresária, Ducilene Belezinha, para pedir o terreno para a construção da Escola Técnica, a empresária então na época, “Belezinha” doou a área que ficas localizada no bairro do Mutirão, próximo ao residencial Masul, e oferece todas as condições para receber o prédio.


Isamara Meneses quando conseguiu o CETECMA era assessora especial da Secretaria de Ciências e Tecnologia e foi garantido através de influência Políticas e amizades em Brasília, e hoje, Chapadinha vive um grande momento afirmou “Marcelo”

Em atendimento à política formulada para a área de educação e de desenvolvimento científico e tecnológico, o Governo do Maranhão criou os Centros de Capacitação Tecnológica do Maranhão (Cetecmas) em diferentes polos de desenvolvimento regional, com a finalidade de implementar ações voltadas para a educação, a ciência, a tecnologia e o trabalho. 

Nesse contexto, os centros têm como função primordial possibilitar ampla capacitação científico-tecnológica, oferecendo cursos nos níveis básicos e técnicos de nível médio.


O Cetecma tem como missão promover a qualificação e requalificação profissional através de programas de capacitação, geradores de oportunidades de trabalho, renda e empreendimentos, bem como a disseminação de conhecimentos tecnológicos em benefício do desenvolvimento econômico e social do estado. O público alvo dos Cetecmas são alunos do ensino médio; professores das redes de ensino estadual e municipal; profissionais, jovens e adultos que atuam ou pretendem ingressar no mercado de trabalho.


Urgente! Polícia Militar desarticula Quadrilha de ciganos que atuava em assaltos na Região, com armas e facas


Por: Blog do Foguinho, Chapadinha 05 de Abril de 2013.

A Polícia Militar da  4ª CIA independente de Chapadinha, sob o comando do Major Edvaldo Mesquita, estava realizando uma ronda Policial que tinha a frente da operação o Sargento Freitas, que  por volta das 10:30 da manhã de hoje, 05, abordaram um veículo Volksvagem de cor Vermelha próximo ao posto vemasa com 08 elementos dentro do carro. Onde foi desarticulado uma possível Quadrilha de ciganos assaltantes.

A Polícia na hora da abordagem pediu que os elementos descessem do carro para uma vistoria no veículo, e dois elementos fugiram correndo e os outros 06 foram presos no local.


Foi encontrado dentro do carro, 4 Revólveres, 5 facas, dinheiro no valor de 3.435,00, e outros bens como celulares, balas, documentos de carros e muito mais.

Todos foram levados para o Quartel para a verificação e logo após encaminhados a Delegacia e serem ouvidos pelo Delegado.

Foram presos:  Francisco Leandro da Rocha, 23 anos, Raimundo Clodomir da Rocha, 21 anos, Roberto Cunha da Rocha, 20 anos, Mardoni da Silva, 23 anos, Pedro Juazeiro da Costa, 39 anos e Edvaldo da Rocha, 18 anos.

Eles moram em Chapadinha no Bairro Recanto dos Pássaros e outros são da cidade de Coroatá.

Eles disseram a Polícia que estava indo para acidade de Vargem Grande comprar cavalos e não praticar assalto.


A Polícia suspeita que a Quadrilha de ciganos seja responsável pela maioria dos assaltos na Região, como Vargem Grande, Urbano Santos, São Benedito, Chapadinha, Mata Roma, Anapurus, Brejo, e outras cidades.

A Polícia está atrás dos dois foragidos e a operação para desarticular essas Quadrilhas de assaltantes serão contínua disse o Comandante da Polícia Militar Major Edvaldo Mesquita.

Atenção Chapadinha! CAPS em novo endereço



Os CAPS são serviços de saúde municipais, abertos, comunitários e que oferecem atendimentos diários. Entre todos os dispositivos de atenção á saúde mental, eles tem valor estratégico para a reforma Psiquiátrica Brasileira. Os centros possibilitam a organização de uma rede substitutiva ao um Hospital Psiquiátrico.

Atendendo a todas as demandas das deficiências psiquiátricas o Centro de Atenção Psicossocial de Chapadinha estar de portas abertas, inclusive em instalações mais adequadas aos pacientes.

O objetivo do CAPS é oferecer atendimento á população, realizar o acompanhamento clinico e a reinserção dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários dentre outras funções.

A atual Diretora Veridiana Pacheco informa que o horário de atendimento acontece sempre de segunda a sexta –feira das 8h ás 18hs, com os seguintes profissionais: Psiquiatra, Assistente Social, Psicólogo, Enfermeiro, Terapeuta Ocupacional e técnicos.

Segundo a diretora 36 pacientes intensivos chegam a ser atendidos no centro nas quintas-feiras, e com a nova gestão, muitas coisas melhoraram como a alimentação, o abastecimento de medicamentos, atendimentos e também os profissionais que agora trabalham com mais responsabilidade e profissionalismo.

O Centro de Atenção Psicossocial de Chapadinhas (CAPS) fica agora localizado na Rua Gonçalves Dias , Bairro Aparecida, Próximo a capela.

Mais informações da Saúde de Chapadinha.

Escolas da rede municipal de Chapadinha receberam durante o mês de março ações do Programa DST/AIDS e hepatites virais
As ações do Programa de DST/AIDS e hepatites virais, visitou no mês de Março várias escolas da rede municipal de Chapadinha. Os escolares receberam palestras e material informativo com o objetivo de diminuir a vulnerabilidade de adolescentes. 

As Escolas Nossa Senhora Aparecida do bairro Aparecida e Escola Aldalina Machado do bairro da cruz, foram duas das unidades de ensino que receberam a visita das ações do programa.

Segundo o site do Programa DST/AIDS e hepatites virais, no Brasil foram registrados 66.114 casos de AIDS entre jovens de 13 a 24 anos até junho de 2009.

A coordenadora do Programa em chapadinha é a enfermeira Synamara Sanny Correia Reinaldo, que atua junto com enfermeiros do Programa Saúde da família. No mês de Abril o foco das palestras serão as empresas e lojas da cidade.

Agenda Cultural! Festas e eventos em Chapadinha e Região

Hoje, Sexta-feira, dia 05




A noite começa hoje, sexta-feira, no Buteco Music, ao som de uma boa música ao vivo e tomando aquela cervejinha gelada com aquele tira gosto que só o Buteco Music oferece.
Obs: Breve em novo endereço, aguarde...
No Sábado dia 06


Chapadinha: Funk Fuzion na Choperia LB Sábado dia 06


Chapadinha: Lançamento do DVD do Jackson e Banda Doce Paixão no Clemilton Bar, Sábado, dia 06


Cecília Barros em Anapurus-Sábado dia 06


Domingo dia 07, tem Forró Mix em Chapadinha na Associação Cangaia com Forró Estourado, Forró Sacode e Furacão do Forró

Parlamentares pedem em regime de urgência pavimentação asfaltica de vias do município de Chapadinha


Preocupados com a trafegabilidade das vias do município, a câmara municipal de vereadores aprovou uma indicação coletiva, que tinha como cunho um pedido em regime de urgência, para execução de obras de pavimentação asfaltica em vias públicas, em vários bairros.

Os bairros a serem beneficiados com a indicação, que tem como autores Francisca Aguiar, Raimunda Lima de Almeida (Raimundinha), Levi da Silva Mota (Murici) e o presidente da casa, Raimundo Nonato Marques da Silva, o Irmão Carlos, serão:

Bairro Santa Luzia, Campo Velho, Areal, Nossa Senhora Aparecida, Corrente, Boa Vista e Cohab.
Da esquerda p/ direita: Irmão Carlos, Francisca Aguiar, Murici e Raimundinha
Autores da indicação

Ao todo deverão ser beneficiadas 31 vias públicas entre ruas e avenidas.

A melhoria dessas vias significará um grande desenvolvimento ao município, trazendo mais conforto e segurança para a sociedade.

Francisca Aguiar fez questão de destacar que dada a grande quantidade de requerimentos e indicações, inclusive repetência dos mesmos, por muitos não serem atendidos, pode ser que a prefeitura não consiga pavimentar todas as vias apontadas na indicação, mas que o secretário de obras, Aluísio Silva, deu sua palavra de empenhar-se ao máximo, para melhorar  o maior número de vias possíveis.

A melhoria de vias do município que vem crescendo vertiginosamente, significa a concretização de um sonho de muitos populares. Um exemplo é a situação da Travessa Eurico Dutra no bairro Aparecida, que aguarda há anos a conclusão de sua pavimentação poliédrica, iniciada e parada a altura do colégio que carrega o nome do bairro.

Os moradores sofrem com as dificuldades da via, que em alguns períodos do ano chega a ficar quase que intrafegável.

Extraído do Blog da Vereadora Francisca Aguiar, Redator: Antenor Ferreira, fotos: Foguinho

Anapurus recebe carreta do Viva Mulher, de 8 a 12 de abril


A prefeitura de Anapurus, por  meio da Secretaria Municipal da Mulher, informa que a Unidade Móvel do Viva Mulher estará na cidade de 8 a 12 de abril, na Praça José Pires Monteles, oferecendo ações de acolhimento, formação, inclusão e defesa das mulheres.

A programação oferecida segue a metodologia de trabalho do Programa Viva Mulher, operacionalizando ações de escuta especializada por equipe multidisciplinar; palestras socioeducativas sobre os direitos das mulheres, com ênfase no enfrentamento à violência contra as mulheres, com a disseminação da Lei Maria da Penha; de inclusão econômica, social e política; de articulação, sensibilização e assessoramento técnico para implantação e implementação do Sistema Municipal de Políticas para as Mulheres.

Além desta programação, a carreta ofertará ainda prestação de serviços, consultas médicas, exame preventivo (papanicolau) e outros. 

Corpo do Jovem Chapadinhense que morreu na Queda de avião no Pará chegou em Chapadinha e foi sepultado




Por: Blog do Foguinho, 05 de Abril de 2013.

O corpo de Jhonatan Aguiar de Sousa, 22 anos,  que morava na  Av. José Sarney   Nº 142, Bairro Areal, que foi uma das vítimas do avião que caiu  na noite do dia 13 de Março em Monte Dourado/PA, chegou em Chapadinha e foi sepultado.

Ele era um dos funcionários da empresa de engenharia que atua na construção de uma usina hidrelétrica, e após o acidente o pai de jhonatan teria viajado no dia seguinte para Belém realizar o exame de DNA, onde seria feito o reconhecimento do corpo, e foi informado que somente com 30 dias o corpo estaria liberado e seria levado para Chapadinha.

A empresa Fretax, responsável pela queda do avião, trouxe o corpo de Jhonatan para Chapadinha no dia 29, Sexta-feira Santa e foi sepultado no dia 30, Sábado.

O sepultamento aconteceu no cemitério da Santinha Dutra no Bairro Areal.


Veja como aconteceu o acidente.



Avião cai e deixa 10 mortos em Monte Dourado, no Pará


O BIMOTOR QUE SAIU DE BELÉM TRANSPORTAVA 10 PESSOAS, NOVE ERAM TRABALHADORES DA HIDRELÉTRICA DE SANTO ANTONIO.



Avião cai e deixa 10 mortos em Monte Dourado, no Pará
Avião bimotoro, modelo carajá PT-VAQ (Img: Ilustração)
Um avião bimotor, modelo carajá PT-VAQ que caiu na noite de terça-feira (12), foi encontrado destruído na cabeceira da pista do aeroporto de Monte Dourado, distrito do município de Almeirim, oeste do Pará, na manhã desta quarta-feira (13).

O bimotor que saiu de Belém transportava 10 pessoas, nove eram trabalhadores da Companhia de engenharia responsável pela construção da hidrelétrica de Santo Antonio e seguiriam para Laranjal do Jari, município localizado no sul do estado do Amapá.

Não houve sobreviventes. Os corpos do piloto e dos nove trabalhadores foram totalmente carbonizados. 

O Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) de Belém segue para o local para realizar o levantamento das informações. A causa do acidente ainda não foi informada.

Redação Notapajos


Veja as imagens do acidente

Foto: Foto cedida por Sérgio Abreu









https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger