Os CAPS são serviços de saúde municipais, abertos, comunitários e que oferecem atendimentos diários. Entre todos os dispositivos de atenção á saúde mental, eles tem valor estratégico para a reforma Psiquiátrica Brasileira. Os centros possibilitam a organização de uma rede substitutiva ao um Hospital Psiquiátrico.
Atendendo a todas as demandas das deficiências psiquiátricas o Centro de Atenção Psicossocial de Chapadinha estar de portas abertas, inclusive em instalações mais adequadas aos pacientes.
O objetivo do CAPS é oferecer atendimento á população, realizar o acompanhamento clinico e a reinserção dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários dentre outras funções.
A atual Diretora Veridiana Pacheco informa que o horário de atendimento acontece sempre de segunda a sexta –feira das 8h ás 18hs, com os seguintes profissionais: Psiquiatra, Assistente Social, Psicólogo, Enfermeiro, Terapeuta Ocupacional e técnicos.
Segundo a diretora 36 pacientes intensivos chegam a ser atendidos no centro nas quintas-feiras, e com a nova gestão, muitas coisas melhoraram como a alimentação, o abastecimento de medicamentos, atendimentos e também os profissionais que agora trabalham com mais responsabilidade e profissionalismo.
O Centro de Atenção Psicossocial de Chapadinhas (CAPS) fica agora localizado na Rua Gonçalves Dias , Bairro Aparecida, Próximo a capela.
Mais informações da Saúde de Chapadinha.
Escolas da rede municipal de Chapadinha receberam durante o mês de março ações do Programa DST/AIDS e hepatites virais
As ações do Programa de DST/AIDS e hepatites virais, visitou no mês de Março várias escolas da rede municipal de Chapadinha. Os escolares receberam palestras e material informativo com o objetivo de diminuir a vulnerabilidade de adolescentes.
As Escolas Nossa Senhora Aparecida do bairro Aparecida e Escola Aldalina Machado do bairro da cruz, foram duas das unidades de ensino que receberam a visita das ações do programa.
Segundo o site do Programa DST/AIDS e hepatites virais, no Brasil foram registrados 66.114 casos de AIDS entre jovens de 13 a 24 anos até junho de 2009.
A coordenadora do Programa em chapadinha é a enfermeira Synamara Sanny Correia Reinaldo, que atua junto com enfermeiros do Programa Saúde da família. No mês de Abril o foco das palestras serão as empresas e lojas da cidade.