E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

sábado, 24 de março de 2012

Chapadinha: Acidente próximo ao Recanto da Juçara deixa caminhonete totalmente destruída

local que a Caminhote ficou após a capotagem

local da distância que o veículo percorreu
Mais um acidente choca Chapadinha. Dessa vez envolvendo uma caminhonete de modelo Frontier, cor cinza. O Veículo capotou as margens da BR-222, próximo ao balneário Recanto da Juçara.

As causas do acidente são um tanto controversas. Segundo o condutor do automóvel de placas NNB – 9632, Chapadinha-MA, que se identificou apenas como Moraes, ele trafegava sentido Vila Isamara a Boa Vista a uma velocidade aproximada de 80 km/hora quando a caminhonete literalmente levantou a dianteira do asfalto.

O veículo perdeu o controle atingindo violentamente um poste de rede elétrica que ficava na lateral esquerda da pista, e que foi arrancando de seu lugar. A Frontier ficou completamente destruída.

Vidro do veículo totalmente destruído
Somente os destroços do veículo

Partes do veículo ficaram espalhados pelo chão, denunciando a gravidade do impacto.

Na caminhonete estavam 03 pessoas, o condutor – Moraes, e ainda sua sogra e mais um amigo que foi levado ao HAPA com suspeita de fratura em uma de suas pernas. Sua sogra sofreu apenas escoriações.

Moraes também saiu praticamente ileso do acidente, sofrendo apenas algumas escoriações em seu braço direito.

foto Antenor Ferreira
Ainda abalado ele relatava aos vários curiosos que rapidamente chegaram ao local que não compreendia ao certo como a caminhonete levantou a dianteira dos asfalto, mas desconfiava que uma forte rajada de vento teria propiciado o feito.

O Certo é que Deus intercedeu para evitar uma tragédia.


Atenção Agricultores: está aberta chamada pública para compra de alimentos - 2012


Chamada Pública para aquisição de Gêneros Alimentícios da Agricultura Familiar

As escolas estaduais das 19 (dezenove) Unidades Regionais de Educação, abrem a partir desta segunda-feira (19/03), o processo de chamada pública para a compra de gêneros alimentícios da agricultura familiar para a alimentação escolar em diversas Escolas da Rede Pública Estadual, localizadas nos municípios do Estado do Maranhão.

Após a publicação das chamadas públicas os agricultores interessados em participar deste processo, deverão apresentar as propostas (projetos de vendas nas Unidades Escolares no período de publicação de cada uma delas, em dois envelopes lacrados, das 8h às 17h, na unidade escolar em que o agricultor ou produtor rural se inscrever). A chamada pública está em conformidade com a Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009, que trata do atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica.

A Resolução/CD/FNDE nº 38, de 16 / 07/2009, orienta que no mínimo 30% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), sejam utilizados na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações, priorizando os assentamentos da reforma agrária, as comunidades tradicionais indígenas e comunidades quilombolas.



http://gaiaagroecologia.blogspot.com.br/2010/10/reflexao-sobre-agricultura-familiar.html

A Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), por meio da Supervisão de Alimentação Escolar (SUPAE), realizou a capacitação dos gestores das 19 Unidades Regionais de Educação para realizar a chamada pública de cada unidade escolar. "Construímos juntos com as escolas da Região Metropolitana e Unidades Regionais, o projeto de chamada pública para compra de gêneros alimentícios da agricultura familiar,” informou a supervisora, Ana Maria Ayres Lima e Silva.

A chamada será realizada por meio de processo licitatório simplificado, onde o agricultor ou produtor rural deverá entregar um projeto de venda - baseado na necessidade de cada escola - para a unidade de ensino na qual se inscreverá. Para se registrar, o agricultor ou produtor rural precisa ter a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Agricultura (DAP).

O modelo de formulário do projeto de venda poderá ser obtido no site da Secretaria de Educação (www.educacao.ma.gov.br), nas Unidades Regionais, na Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (AGERP), e na Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Estado do Maranhão (FETAEMA).

O agricultor deverá procurar a AGERP, Fetaema e ainda a NUTRE Nordeste, com o Sr. José Mesquita, para auxiliá-lo na elaboração do projeto de venda. 

Informações URE de Chapadinha
https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger