E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Milhares de fiéis vão as ruas de Chapadinha para a abertura do Festejo de Nossa Senhora das Dores


Por: Blog do Foguinho, 05 de agosto de 2013.

A Igreja Católica de Chapadinha realizou na tarde de hoje, 05, a  abertura oficial do festejo de Nossa Senhora das Dores, que vai até o dia 15 de Setembro.

Milhares de fiéis estiveram presente neste momento tão importante para Chapadinha e a Igreja Católica.

Foi realizado o levante do mastro, que foi carregado nos ombros de homens e mulheres de fé, que tem amor pela Santa Nossa Senhora.


Em Breve o Blog do Foguinho vai trazer mais informações do nosso festejo que está apenas começando.

Veja mais imagens.








Foto: Japa

Inaugurada MA-119 entre Altamira a Vitorino Freire



Blog do Foguinho, 05 de setembro de 2013, do  GI Portal.

Durante a 14ª etapa do Governo Itinerante, a governadora Roseana Sarney inaugurou no município de Altamira do Maranhão a estrada MA-119 trecho de 29,1 Km que liga Altamira e Vitorino Freire.

Acompanhada dos secretários estaduais Luis Fernando Silva (Infraestrutura), Clodomir Paz (Programas Especiais), Hildo Rocha (Cidades e Assuntos Políticos), entre outras autoridades, a governadora inaugurou ainda a obra de prolongamento da ponte sobre o Rio Grajaú com 92 metros de extensão.

luis fernando e roseana inauguração
Na ocasião, a governadora anunciou para os jovens do município a instalação de uma antena da Universidade Virtual do Maranhão (Univima) para a realização de cursos profissionalizantes e cursos etapa pré-vestibular. Além disso, o município foi beneficiado com diversos serviços nas áreas de saúde, cidadania e agricultura.

Governo Itinerante: Dr. Omar, anuncia visita da Governadora Roseana Sarney na cidade de Brejo-MA

Por CN1/Luis Carlos Júnior

Quinta-Feira, 05 de fevereiro de 2013

O governo itinerante se instalará na cidade  na próxima terça-feira dia 10. Brejo será a capital do Estado e sede administrativa do Maranhão.



O anúncio da visita da governadora Roseana Sarney a cidade de Brejo, foi feito  pelo prefeito Dr. Omar Furtado, para o secretariado, assessores,  vereadores aliados e representantes das polícias civil e militar durante reunião realizada nesta quinta-feira (05) na prefeitura.

Também está agendado,  encontro da governadora com vereadores da base aliada e  lideranças políticas.  
De acordo com o prefeito,  a governadora anunciará obras e liberação de recursos para o município de Brejo.  

Durante o  governo itinerante, diversas ações  serão desenvolvidas nas áreas da saúde e emissão de documentos através do shopping cidadão, entre outros.

Também serão entregues na Praça da Matriz, 1.713 cestas básicas para famílias carentes que foram cadastradas pelo município. 



Foto: CN1 e Interligado

Buriti: Vídeo de Ex-funcionário denunciando uma suposta compra de voto com dinheiro do FPM



O Blog Observatório Político do Thales Castro, publicou este vídeo que foi feito por Gilbert Sousa na véspera da eleição em Buriti de Inácia Vaz. Gilbert era Radiologista e Maestro da Banda Fanfarra no governo do ex-prefeito Nenem Mourão. Além deste vídeo o ex-radiologista de Buriti gravou várias ligações telefônicas comprometedoras dele com a esposa (Ivanilce Mourão) e filho (Evandro Mourão) do ex-prefeito Nenem Mourão e com o atual prefeito Rafael Mesquita (PRB) e tanto este vídeo como as gravações telefônicas estão nos autos do processo que pede a cassação do prefeito.

Gilbert Sousa

Gilbert Sousa é a testemunha ‘chave’ no processo que pede a cassação de Rafael Mesquita por abuso de poder econômico, ele já sofreu inclusive uma tentativa de homicídio em janeiro deste ano, próximo ao município de Vargem Grande.

Depois do atentado sofrido pelo ex-radiologista a Polícia em operação apreendeu várias armas de fogo, inclusive a arma suspeita de ter sido usada no atentado contra Gilbert, na casa do ex-prefeito Nenem Mourão.

A população Buritiense aguarda ansiosa pelo desfecho deste caso, a primeira audiência que já foi adiada algumas vezes estar marcada para amanhã (06) e hoje (05) estar sendo realizada a audiência do processo que trata das prestações de conta de campanha do Prefeito Rafael Mesquita.

Para entender melhor sobre este caso leia os links abaixo:



Veja como foi a inauguração da Loja Léo Auto Center em Chapadinha


Por: Blog do Foguinho, 05 de agosto de 2013.

Chapadinha agora disponibiliza de uma grande loja em peças para carros e oficina mecânica, a Léo Auto Center, uma loja diferenciada que inaugurou ontem  com a presença do proprietário Zé do Nilo e empresários locais.

A loja foi inaugurada com um belíssimo café da manhã oferecido a clientes e funcionários da empresa.

A Léo auto Center chegou em Chapadinha para lhe oferecer um bom atendimento, menores preço e qualidade no serviço.

Então você que estar procurando preços baixos de verdade, em peças, acessórios, balanceamento, alinhamento e muito mais, procure a Léo Auto Center na Av.Ataliba Vieira de Almeida próximo a Nova Schin.

Parcelamos suas compras em até 6 vezes no cartão.

Veja mais imagens da inauguração.




Atenção! Sorteados no "Minha Casa Minha Vida" devem comparecer à Secretaria de Assistência Social para entrega de documentação que será enviada ao banco financiador


Por: Blog do Foguinho, 05 de setembro de 2013 com informações da ACOM.

A prefeitura de Chapadinha, através da secretaria de Assistência Social (SEMAS),convoca os sorteados no programa “Minha Casa Minha Vida” a comparecerem à secretaria com toda a documentação necessária (relacionados baixo) para que sejam enviadas ao Banco do Brasil para análise de contrato.

Os documentos deverão ser entregues com duas cópias. Confira a relação: 

*RG OU CNH
*CPF
*CARTEIRA DE TRABALHO (COM RENDA FORMAL)
*CONTRACHEQUE DO TITULAR E DO CONJUGUE – MESES (COM RENDA FORMAL)
*COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA ATUALIZADO- 3 MESES
*CERTIDÃO DE CASAMENTO (COM AVERBAÇÃO QUANDO FOR O CASO DE SEPARAÇÃO- PODE SER SUBSTITUÍDO POR CERTIDÃO NEGATIVA OU POSITIVA DE UNIÃO ESTÁVEL.
*DECLARAÇÃO DE RENDIMENTO (PARA OS MUTUÁRIO- COM RENDA INFORMAL
*ATESTADO MÉDICO CONTENDO A ESPÉCIE, GRAU NÍVEL E CID PARA DEFICIENTES FÍSICOS

OBS: EXCEPCIONALMENTE A CTPS PODE SUBSTITUIR OS DOCUMENTOS DE IDENTIDADE (RG OU CNH SOMENTE SE O BENEFICIÁRIO NÃO POSSUIR O RG OU CNH).

Os atendimentos serão feitos em ordem alfabética: 

A e E dias 09,10, 11 e 12 (segunda, terça, quarta e quinta)
F a J dias 16,17 e 18 (segunda, terça e quarta feira)
K, L e M dias 19, 20, 23, 24 e 25 (quinta, sexta. Segunda, terça e quarta-feira) 
N a R dias 26 e 27 (quinta e sexta-feira)
S a Z 30, 01 e 02 (segunda, terça e quarta-feira




Morre em Chapadinha D. Clara Martins, aos 91 anos

Clara era membro da Academia de Letras de Chapadinha e foi funcionárias dos Correios por mais de 40 anos e participava ativamente das atividades da Igreja Católica da cidade.

Por William Fernandes (com informações de Edmílson Almeida e  - filho de Clara)

 Chapadinha amanheceu com tristeza, nesta quinta (5), com a perda de uma de suas mais ilustres e dedicadas filhas, a funcionária aposentada dos Correios, Clara Chaves Martins, aos 91 anos de idade.

Ela morreu em casa, à Rua Ananias Albuquerque, Centro de Chapadinha, por volta das 8h.

Nascida a 26 de junho de 1922, em Chapadinha, filha de Auto Martins e Rosa Chaves Martins, Clara  era a mais nova dentre os irmãos Maria, Benedito, Izaura e Raimundo.

Ainda muito jovem, começou a trabalhar no Departamento de Correios e Telégrafos, tendo sua nomeação como Agente Auxiliar, efetivada a partir de 5 de novembro de 1943.

Naquela época, Chapadinha era uma pequena cidade, com apenas 5 anos e emancipação política. Como funcionária dos Correios, trabalhou até aposentar-se, em meados de 1973, dedicando, assim, àquela repartição pública, toda sua vida profissional.

Católica fervorosa, sempre participou ativamente das atividades da Matriz de Nossa Senhora das Dores, quer seja como zeladora, membro do Apostolado do Sagrado Coração de Jesus, Ministra da Eucaristia, ou ainda, como catequista, que chegou a realizar seu trabalho de evangelização na periferia de Chapadinha.

Foi uma as fundadoras da Academia de Letras, Ciências e Artes de Chapadinha e seu hobby era compor versos e poesias, que resultaram na publicação do livro "Contos e Versos".

Amante do folclore de sua terra, Clara atuou incessantemente para manter sempre viva essa atividade junto à comunidade chapadinhense, principalmente entre os jovens da cidade. Foi uma das fundadoras do "Reizado" em Chapadinha.



Quis o destino que Dona Clara partisse para um Plano Superior, justamente no dia do início dos festejos da padroeira de Chapadinha, Nossa Senhora das Dores, de quem era devota. Integrava a Academia Chapadinhense de Letras.

Colaborou: Marcondes Viera da Silva do Blog do William Fernandes

Prefeita Carmem Neto realiza melhorias na estrada que liga os povoados Primeiros Campos a Cidade Nova em Mata Roma


Por: Blog do Foguinho,05 de setembro de 2013.

Após uma vasta programação em que a Prefeita Carmem Neto, inaugurou 8 obras na cidade de mata Roma com Unidades Básicas de Saúde, Quadra Poliesportiva e Academia de Ginástica no dia 24 de agosto, Reveja Aqui a matéria, a Prefeita não parou com o trabalho e continua melhorando a qualidade de vida do povo da zona rural.

Os moradores da localidade primeiros campos pediram a Prefeita o melhoramento da estrada que liga o povoado primeiros campos a cidade nova, e Carmem Neto autorizou o serviço.

Moradores disseram que a nossa Câmara de vereadores tem pouco trabalhado em prol do povo de Mata Roma, há anos esta estrada estava apagada nos olhos dos nossos parlamentares e administradores, mas em 2013  a coisa está mudando para melhor e eles acreditam em um bom governo de Carmem Neto.

Relatou o morador “Chico Zita” que tem um pequeno comércio, que era muito difícil o acesso de moto, pois carro não passava e era muito ruim para trafegar, ou comprar de fornecedores para abastecer a famosa "Quitanda",  mas através de sua reivindicação e do amigo Aroldo, a Prefeita Carmem Neto melhorou o acesso que liga o povoado Primeiros Campos ao povoado Cidade Nova com destino a Chapadinha.

Foi melhorado em torno de 25 km de estrada vicinais que liga várias localidades do município de Mata Roma.

A estrada foi melhorada e eles reivindicam a recuperação total, que segundo um dos encarregados, tem um projeto que já está em pauta para recuperá-la os 9 km de estrada na localidade.

Melhorou, mas queremos a recuperação total, obrigado prefeita disseram os moradores.








Chuva de Gelo em Santa Quitéria

Em Santa Quitéria o fim da tarde dessa quarta-feira (4) foi marcado por uma tempestade com fortes ventos e chuva de granizo, fenômeno que assustou os moradores. “Eu fiquei bastante assustada, já que foi a primeira vez que meus pais e eu presenciamos isso aqui. Assim que começou a chuva, começaram também a cair as pedras de gelo. No início, pequenas mas depois, maiores. Na casa de minha irmã o telhado chegou a ser quebrado por uma dessas pedras”, contou a educadora social, Cleideanne Veras, que tirou algumas fotos logo após a tempestade. As imagens foram cedidas ao G1.

A professora Daza Bastos conta que também ficou muito nervosa. “Foram cerca de 30 minutos de chuva. Os ventos eram muito fortes. Muitas casas ficaram destelhadas e até parte do telhado do ginásio esportivo voou. Inclusive, veio parar telha perto da minha casa”, detalhou a professora.

De acordo com o Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) uma precipitação de granizo justificaria o fenômeno. “Já houve outros registros no Estado, mas raramente frentes frias chegam ao norte do Maranhão – costumeiramente elas chegam ao sul do Estado. Tudo depende das condições atmosféricas, o que provavelmente pode ter ocasionado o fenômeno. Casos como esse são isolados. Provavelmente teremos ventos fortes, altas temperaturas e altos índices de radiação solar”, explicou o metereologista Gunter Reschker.

Segundo o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet), a previsão do tempo na cidade para essa quinta-feira (5), será de sol entre nuvens, com temperaturas que variam entre 24°C e 33°C. Até o fim da semana, as temperaturas máximas podem chegar aos 37°C.


Passado o susto, algumas ruas da cidade ainda estão sem energia elétrica. Equipes da Companhia Energética do Maranhão (Cemar) já estão no local para restabelecer o fornecimento.


Do Portal G1

Conheça os dez ganhadores do sorteio de agosto do Mercadinho Pinheirense

Dos dez ganhadores, nove são de Chapadinha e um de Brejo

Blog do William Fernandes

Foi realizado no último sábado, 31 de agosto, o sorteio mensal do Mercadinho Pinheirense. Foram sorteados 10 vale compras no valor de R$ 250,00. Para participar, o cliente deve fazer compras a partir de R$ 50,00. Os cupons são acumulativos e concorrem todos os meses, até o final do ano. Quem comprou e participou das promoções de inauguração também está concorrendo.


Clientes jovens e adolescentes se divertem no Pinheirense, antes do sorteio

Dos dez ganhadores do sorteio deste sábado, nove são de Chapadinha e um de Brejo. 

Entre os ganhadores estão um ex-vereador: (Gílson Gomes) e uma vereadora (Márcia Gomes). Confira a lista dos dez ganhadores:

  1. MARIA DO AMPARO SOUSA DIAS (Travessa Eurico Dutra, 123)
  2. ANNA CECILYA AGUIAR SILVA (Rua Sebastião Árcher, 1351)
  3. JOSÉ DO SOCORRO MARTINS DINIZ (Rua Gonçalves Dias, 133)
  4. MÁRCIA DE JESUS GOMES ROCHA (Rua Sebastião Almeida, 1001)
  5. GÍLSON C. GOMES (Rua Benjamin Ferreira, 539)
  6. WATSON DE SOUSA DA SILVA (Rua Sebastião Árcher, 332)
  7. DANIEL COSTA VIANA (Bairro Novo)
  8. JOSILEIDE VIANA FERREIRA (R. Prefeito Benedito Martins - Aparecida)
  9. RAFAEL FERREIRA CHAVES (Rua Projetada 1, Nº 14)
  10. FLÁVIO JOSÉ M. GOMES (Travessa dos Correios, 79, Brejo-MA)
https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger