E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Morre em Chapadinha D. Clara Martins, aos 91 anos

Clara era membro da Academia de Letras de Chapadinha e foi funcionárias dos Correios por mais de 40 anos e participava ativamente das atividades da Igreja Católica da cidade.

Por William Fernandes (com informações de Edmílson Almeida e  - filho de Clara)

 Chapadinha amanheceu com tristeza, nesta quinta (5), com a perda de uma de suas mais ilustres e dedicadas filhas, a funcionária aposentada dos Correios, Clara Chaves Martins, aos 91 anos de idade.

Ela morreu em casa, à Rua Ananias Albuquerque, Centro de Chapadinha, por volta das 8h.

Nascida a 26 de junho de 1922, em Chapadinha, filha de Auto Martins e Rosa Chaves Martins, Clara  era a mais nova dentre os irmãos Maria, Benedito, Izaura e Raimundo.

Ainda muito jovem, começou a trabalhar no Departamento de Correios e Telégrafos, tendo sua nomeação como Agente Auxiliar, efetivada a partir de 5 de novembro de 1943.

Naquela época, Chapadinha era uma pequena cidade, com apenas 5 anos e emancipação política. Como funcionária dos Correios, trabalhou até aposentar-se, em meados de 1973, dedicando, assim, àquela repartição pública, toda sua vida profissional.

Católica fervorosa, sempre participou ativamente das atividades da Matriz de Nossa Senhora das Dores, quer seja como zeladora, membro do Apostolado do Sagrado Coração de Jesus, Ministra da Eucaristia, ou ainda, como catequista, que chegou a realizar seu trabalho de evangelização na periferia de Chapadinha.

Foi uma as fundadoras da Academia de Letras, Ciências e Artes de Chapadinha e seu hobby era compor versos e poesias, que resultaram na publicação do livro "Contos e Versos".

Amante do folclore de sua terra, Clara atuou incessantemente para manter sempre viva essa atividade junto à comunidade chapadinhense, principalmente entre os jovens da cidade. Foi uma das fundadoras do "Reizado" em Chapadinha.



Quis o destino que Dona Clara partisse para um Plano Superior, justamente no dia do início dos festejos da padroeira de Chapadinha, Nossa Senhora das Dores, de quem era devota. Integrava a Academia Chapadinhense de Letras.

Colaborou: Marcondes Viera da Silva do Blog do William Fernandes

0 comentários em “Morre em Chapadinha D. Clara Martins, aos 91 anos”

Postar um comentário

https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger