E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

segunda-feira, 16 de abril de 2018

Hildo Rocha e servidores de São João do Paraíso debatem lei que aprimora as atividades dos agentes de saúde



O que muda a partir da entrada em vigor da Lei 13.595/18, que define as atribuições dos Agentes de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE)?  Com o objetivo de responder a essa e outras questões o deputado federal Hildo Rocha se reuniu, neste fim de semana, com servidores públicos do município de São João do Paraíso que atuam no setor. Rocha esteve no município a convite do ex-prefeito Zé Aldo e vereadores.
Segurança jurídica
O parlamentar enfatizou que agora os profissionais que atuam nessa área tem a garantia de que nenhum ministro de Estado poderá, por meio de portarias, promover mudanças prejudiciais às duas categorias. “Hoje, as atribuições desses profissionais estão definidas e asseguradas por lei. Nenhum ministro da saúde poderá promover alterações prejudiciais à categoria, como já aconteceu. Considero que a segurança jurídica foi a conquista mais significativa que a categoria passa a ter”, destacou Hildo Rocha.
A Lei 13.595/18, tem origem no Projeto de Lei 6437/16, aprovado no Senado em setembro e na Câmara em dezembro do ano passado. O texto altera pontos da Lei 11.350/06, que regulamenta a profissão. Rocha lembrou que o poder executivo havia vetado alguns itens da nova lei, mas a presidente da Confederação dos Agentes Comunitários de Saúde, Hilda Angélica Correia, liderou uma grande mobilização que contou com o apoio de deputados e senadores sensíveis à causa e os vetos foram derrubados.
“Tive a honra de participar desse e de tantos outros momentos importantes dessa luta que felizmente terminou de forma satisfatória para a categoria”, destacou Hildo Rocha.
Gratidão
O vereador Vonis Aguiar, que também é agente de saúde, agradeceu a presença de Hildo Rocha, lembrou que o parlamentar foi membro destacado da comissão especial que aprovou o PL 6437/2016 e destacou a importância da atuação do deputado na aprovação da lei e na derrubada dos vetos presidenciais.
Hildo Rocha participou ainda de reunião na casa do ex-prefeito José Aldo onde vereadores, lideranças comunitárias e servidores municipais prestigiaram o encontro que contou com a presença do deputado estadual Léo Cunha.

Maternidade Municipal de Chapadinha registra 537 partos em três meses


A qualidade do serviço prestado pela Maternidade Municipal Dr. Sebastião Pinheiro faz com que a quantidade de grávidas de Chapadinha e de outros municípios que procuram a unidade continue em alta . 

Só nos três primeiros meses de 2018 foram realizados ali 537 partos, sendo 41,2% de grávidas residentes em outros municípios. “A reabertura da maternidade municipal foi o principal compromisso de campanha do prefeito Magno Bacelar e a administração vem prestando este serviço à população desde o ano passado. Investimos recursos do próprio município e temos a satisfação de receber grávidas até de município distantes que procuram a maternidade porque a qualidade do serviço é reconhecida”, comemora a secretária municipal de Saúde Monica Pontes . 

Além dos partos normais e cesarianas, a unidade contabiliza curetagens, atendimentos neonatais, clínicos e ambulatoriais totalizando 1416 grávidas recebidas desde janeiro . “Chapadinha se lembra como era antes, quando as mães iam dar a luz com medo porque o atendimento era misturado com todo tipo de doença que podia gerar complicações. Os novos chapadinhenses estão chegando ao mundo hoje com segurança, carinho e muito”, afirma o prefeito Magno Bacelar .

Em nota, Secretário de Saúde Carlos Lula, diz que reportagem da Mirante é mentirosa e pede direito de resposta para esclarecer as informações.

Resultado de imagem para Secretário carlos Lula

Por: Blog do Foguinho, 16 de abril de 2018.

O Secretário de Saúde do Estado Carlos Lula, se defendeu das acusações feitas na Reportagem do JMTV, no Bom Dia Mirante na manhã desta segunda-feira, 16.

Lula destacou que a matéria é mentirosa e não condiz com a verdade. Ele pediu um direito de resposta para se defender e esclarecer sobre os fatos narrados na reportagem.


Veja o comentário



https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger