E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

quinta-feira, 27 de julho de 2017

Governador Flávio Dino e prefeito Naldo Batista inauguram obras de escola e asfalto em Buriti

No anexo inaugurado será instalado um polo da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). A parceria Estado e Prefeitura já trouxe também ao município uma ambulância, uma viatura policial, ônibus escolar, Odontomóvel, bolsa escola, projetos de fomento ao agricultor local; e agora mais asfalto e um novo hospital.
Flávio Dino anunciou entregou uma escola nova (anexo), distribuiu 2.204 uniformes e anunciou reforma completa da sede do CE Maria Luiza Novaes Viana. Foto/crédito: Secap. 

Ações estruturantes, nas áreas de educação e infraestrutura, foram entregues à população de Buriti pelo governador Flávio Dino, ao lado do prefeito municipal Naldo Batista (PCdoB), nessa quarta-feira (26), no encerramento dos Festejo de Sant’Ana 2017, a principal festa popular da cidade. Na visita do governador ao município foram vistoriadas as obras de pavimentação de ruas e avenidas, realizadas através do Programa Mais Asfalto, e inaugurada uma escola no povoado Novo Oriente, cerca de 2 km da sede, que estava com as obras paralisadas há quase 10 anos. Além destes, outros investimentos importantes, que garantem melhor qualidade de vida à população de Buriti, foram anunciados.

“Estou muito feliz de estar aqui em Buriti, com o nosso Governo presente, apoiando o município. Tivemos a inauguração de uma escola aguardada há uma década praticamente, que vamos doar ao município, entregamos fardamento escolar e o Mais Asfalto já chegou à cidade, anunciei investimentos em água e assim como assumi o compromisso para encontrar solução para a saúde do município. Uma agenda rica, positiva, importante e agradeço muito a acolhida do povo que esteve aqui”, pontuou Flávio Dino.
Deputado Fábio Macedo, autor de emendas que beneficiam Buriti/MA.
O término da C.E. Maria Luiza Novaes Viana – Anexo IV é a realização de um sonho antigo. A construção do prédio foi iniciada em 2008, no entanto nunca foi concluída. Agora, finalmente entregue à população, a escola foi cedida ao município para que possam instalar um polo da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) para formação dos professores e para servir para o ensino fundamental e, assim, fortalecer a educação da cidade. A estrutura dispõe de seis salas de aula, secretaria, sala de professores, laboratório de informática, sala para biblioteca, entre outros espaços, e tem capacidade para atender até 650 alunos, em três turnos de funcionamento.
“Mais uma escola dentro do programa Escola Digna, com mais uma parceria estabelecida com a Prefeitura pelo governador Flávio Dino. A escola inaugurada hoje servirá para o ensino fundamental e acolhendo o pedido da cidade, o governador determinou que seja implantado um polo da Uema na cidade e a reforma da escola de ensino médio da sede de Buriti. De forma que atenderá o ensino fundamental, médio é superior, mostrando que a gestão atua de forma completa”, explicou o secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão.

O governador anunciou ainda a reforma completa da sede do CE Maria Luiza Novaes Viana, localizada no centro de Buriti, com climatização de todas as salas de aula, e distribuiu 2.204 uniformes, para estudantes de três escolas da rede estadual no município.
Veja um vídeo-síntese do evento
ASFALTO 
Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, o programa Mais Asfalto já chegou a Buriti e fará oito quilômetros de asfalto na cidade, recapeando as vias centrais. O programa tem facilitado a vida de maranhenses no acesso a mais dignidade, como é caso de dona Maria Serva, 70 anos. A aposentada viu o asfalto chegar à porta de casa e o dia-a-dia está melhorando. “Aqui já teve asfalto, mas acabou há muito tempo e ficou lama, poeira e agora chegou o asfaltou de verdade e melhorou bastante”, relatou dona Maria.
 O governador também explicou que já começou a recuperação da MA-034 no trecho de Coelho Neto a Duque Bacelar e que as obras seguirão para trecho Buriti – Duque. Sobre o trajeto da rodovia entre Buriti e Palestina (povoado de Brejo), Dino explicou que fez de forma emergencial uma operação tapa-buracos por conta dos festejos municipais, contudo sua intenção é reconstruir todo esse pedaço da MA-034 com a mesma qualidade executada no trecho Coelho Neto-Descanso.
PARCERIA 
Outras ações já foram desenvolvidas pelo Governo do Estado na cidade Buriti, como a entrega de uma ambulância, de viatura para reforçar a segurança, de ônibus escolar para atender os estudantes e do Odontomóvel, para tratamento dentário da população, o bolsa escola que atende famílias carentes.“Tudo isso já foi entregue e já está aqui no município”, lembro o governador.
Para o prefeito, Naldo Batista, o conjunto de investimentos revela a preocupação do gestor estadual com cidade e as realizações entregues foram compromissos assumidos anteriormente. Naldo defende que só quem tem ganhado com a proximidade entre Governo do Estado e Prefeitura é a população do município, que tem tido mais acesso a políticas públicas. É o caso da professora Maria de Sousa Silva, 70 anos: “Eu estou muito feliz porque o nosso Buriti estava esquecido. Antes a gente via governador vindo aqui para pedir voto, hoje, pela primeira vez, a gente está recebendo governador é para inaugurar obras. Isso deu uma vida para nossa cidade!”.

NOVO HOSPITAL MUNICIPAL

 Flávio Dino ratificou sua promessa de campanha e confirmou para população buritiense que vai construir o tão sonhado hospital municipal e destacou que esta era uma cobrança incessante do prefeito Naldo Batista que vai beneficiar, extraordinariamente, os pacientes atendidos pelo SUS no município.

 O governador frisou que até o final de dezembro será concluído o planejamento entre o Estado e a Prefeitura sobre qual a melhor saída para a questão da saúde no que se refere a um novo hospital: a primeira solução apontada seria a construção de um novo prédio hospitalar em área definida pelo município, ou a compra, seguida de uma ampla reforma, da Clínica (Hospital do Trabalhador Buritiense), de propriedade privada e que foi colocada à venda recentemente. 
  
PRESENTES NA CERIMÔNIA DE INAUGURAÇÕES

Durante a visita e inauguração com o Governador do Estado e o Prefeito de Buriti, estiveram presentes o deputado estadual Fábio Macedo (PDT), o deputado federal Weverton Rocha (PDT) - cotado para vaga no senado no pleito de 2018, o secretário de Estado de Educação Felipe Camarão, a secretária municipal de Educação Rosinalva, o Secretário Municipal de Administração e Finanças Jenilson Gouveia, o vice-prefeito Antônio Flora (PCdoB), os vereadores da cidade, os prefeitos regionais Américo de Sousa (Coelho Neto), Jorge Oliveira (Duque Bacelar) e Alberto Rocha (Santa Quitéria do Maranhão), o ex-prefeito de Afonso Cunha, José Leanne, e lideranças populares municipais e estaduais.

Câmara Municipal: Moção de Pesar pelo falecimento de Irenilda Pontes Galvão - irmã do Vereador Neto Pontes.


MOÇÃO DE PESAR


ILMª. FAMÍLIA PONTES
A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Chapadinha, no uso de suas atribuições legais, resolve expedir a presente moção de pesar, à família enlutada da SR ª Irenilda Pontes Galvão - irmã do Vereador Neto Pontes.


 Queremos que seja dado conhecimento desta Moção a todos os seus familiares, como sentimento de profundo pesar por esta perda irreparável e, sobretudo de amor ao próximo.

Mesa Diretora do Plenário Legislativo “João Batista Barros”, em 27 de julho de 2017.

 VERA LÚCIA MELO AGUIAR
MARCELO PESSOA DE MENEZES
ANTÔNIO GEDEÃO SIQUEIRA NETO
MISSECLEY DA SILVA ARAUJO
MANOEL MACHADO DA PONTE NETO
MARCELO DA PONTE AGUIAR
ALBERTO CARLOS PEREIRA JUNIOR
ANTÔNIO NASCIMENTO FERNANDES
IRENILDES PORTELA TELES
ITAMAR MACEDO
LUÍS SILVA DE ABREU
MARCELY GEORGIA GOMES ROCHA
RAIMUNDO NONATO SANTANA CARNEIRO JÚNIOR
RAIMUNDO NONATO SILVA

MARIA ALICE CARDOZO CONCEIÇÃO
https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger