E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

quinta-feira, 11 de maio de 2017

Escolas quilombolas dos municípios de Mata Roma e Vargem Grande receberão investimentos do governo do estado

Professores, pais, estudantes de escolas quilombolas e lideranças comunitárias dos municípios de Mata Roma e Vargem Grande vivenciaram, nesta terça-feira (9), um dia diferente. Eles receberam com festa, pela primeira vez em suas comunidades, secretários de Estado do governo do Maranhão para conhecer de perto as necessidades e encaminhar os pleitos do povo quilombola.

A agenda de visitas dos secretários Felipe Camarão (Educação) e Gerson Pinheiro (Igualdade Racial) foi idealizada pelo governador Flávio Dino, atendendo reivindicação das comunidades quilombolas.

“O governador determinou que fizéssemos visitas técnicas a todas as escolas quilombolas do Maranhão. Já visitamos quatro municípios. Ouvimos a comunidade e encaminhamos de imediato algumas soluções e as que não pudemos resolver logo, vão para o nosso plano de trabalho para futuras soluções”, explicou o secretário Gerson Pinheiro.

Em Mata Roma, a equipe do governo, acompanhada pela gestora regional de Educação de Chapadinha, Leodenes Dahmer; o secretário adjunto de Suporte ao Sistema Educacional, Anderson Lindoso; da supervisora de Educação Quilombola da Seduc, Marinildes Martins; do vice-prefeito de Mata Roma, Abednego Garreto e da equipe gestora e professores do Centro de Ensino Oliveira Roma, visitaram o anexo da escola, localizado na comunidade quilombola, Bonsucesso. Atualmente, os 130 alunos estudam em um prédio da rede municipal, o colégio Benedito Corrêa.

“Pela primeira vez um secretário de Estado visita nossa escola. O que nós queremos é uma escola de qualidade para que os nossos jovens não precisem sair daqui para fazer o Ensino Médio em outro município e tenham um ensino adequado”, ressaltou Priscila Ferreira Franco, que é uma das gestoras da escola municipal e tem filho matriculado na rede estadual.

A professora Raniere Carvalho da Costa, que também atua como apoio pedagógico na escola, apontou a necessidade da construção de um prédio próprio do Estado na localidade. “É uma demanda da comunidade, que irá ajudar a todos, será bom tanto para o Estado, quanto para o município, que poderão desenvolver melhor suas atividades”, disse.

Após destacar os avanços do governo do estado na área da educação escolar quilombola, como a formação que será oferecida em breve aos professores da área, o secretário Felipe Camarão realçou que o governo irá encaminhar as demandas, entre elas a do transporte escolar, orientando a prefeitura municipal para a adesão do Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar (Peate).

Ainda em Mata Roma a equipe vistoriou outro anexo do C.E. Oliveira Roma, localizado no povoado de Guadalupe, e a sede da escola, que fica no centro da cidade.

Vargem Grande



Em Vargem Grande, as comunidades quilombolas Pequi da Rampa e Rampa receberam com festa a comitiva do Estado. Lá foram visitados anexos do C.E. Santos do Dumont, o prefeito Carlinhos Barros e equipe de auxiliares acompanhou a visitas.

“Hoje temos à frente do governo um governador que se importa com o povo negro do Maranhão. Temos esperança que o governador Flávio Dino e sua equipe fará o melhor pela nossa comunidade”, disse a professora e líder do movimento negro no município, Iracilde Costa Nobre.

A estudante universitária da comunidade de Pequi da Rampa, Valdenice Ferreira dos Santos, destacou a importância de uma educação quilombola de qualidade. Ela e outros jovens da comunidade estudam em uma universidade pública, sendo exemplo para os jovens da localidade, conforme relatou. “Nós temos sonhos e contamos com o governo para realização desses sonhos”, completou.

Na comunidade o secretário Felipe Camarão anunciou que o governo vai enviar materiais para cozinha, ventiladores, entre outros para a escola, e que firmou parceria com a prefeitura para o transporte desses equipamentos até o povoado. Disse ainda que, a médio prazo, a escola deverá ser ampliada e receberá um poço. “A Secretaria de Igualdade Racial, com o empenho do secretário Gerson, será responsável por intermediar junto com a prefeitura essas ações que chegarão à comunidade”, enfatizou.

No povoado Rampa, os secretários dialogaram com a comunidade e ressaltaram que o governo irá apoiar a prefeitura, por meio de interlocução com o Ministério da Educação para a conclusão da obra de construção de uma escola de seis salas no povoado, que foi iniciada em 2014 e deveria ser entregue até junho de 2015.

“Além das justas reivindicações nessas comunidades, os quilombolas nos receberam com muito carinho e agradecimento ao governo Flávio Dino por tudo que vem fazendo em prol do Maranhão de todos nós”, concluiu o Gerson Pinheiro.

Esporte: Deputado Paulo Neto entrega novo uniforme a Seleção de Chapadinha no Copão 2017.


O deputado Paulo Neto mais uma vez mostra sua admiração pelo esporte chapadinhense, e fez a doação do mais novo uniforme a Seleção de Chapadinha que está disputando o Copão do Baixo Parnaíba.

A Seleção de Chapadinha que disputa uma vaga na segunda fase, agradece o deputado Paulo Neto pelo o incentivo em ajudar com este lindo uniforme.




Flávio Dino anuncia plano para recuperar todas as delegacias do Maranhão


O governador Flávio Dino afirmou nesta quarta-feira (10) que está sendo iniciado um esforço para recuperar todas as delegacias de polícia do Maranhão. A declaração foi feita durante a comemoração dos 209 anos da Polícia Civil.

“Reservei para este dia festivo a determinação para que nós nos lancemos à recuperação física de todas as delegacias do Maranhão”, disse o governador.

“Bem sabemos que nas várias cidades do Maranhão as pessoas chegam e encontram logo as igrejas, os fóruns, o prédio do Ministério Público, e tudo isso é muito bom. Mas é preciso também que os cidadãos e cidadãs encontrem uma delegacia digna, para que sejam bem-vindos e todos os trabalhadores se sintam respeitados.”

Diante da cúpula da Segurança Pública, de delegados e policiais, Flávio disse que o governo vai dar as condições para a recuperação física das delegacias: “Tragam os projetos e vamos fazer o que estamos fazendo com as escolas. Tenho orgulho de dizer que o Maranhão tem 1,1 mil escolas e já reformamos 574. Uma a cada dois dias de governo. E vamos inaugurar 200 novas neste ano; isso nunca aconteceu no Brasil antes”.

“Quero determinar que sejam anotadas as previdências para que esse mesmo esforço que estamos fazendo nas escolas façamos também nas delegacias de polícia”, acrescentou

A recuperação das delegacias faz parte do reforço nos investimentos na Segurança do Maranhão. “Nós temos uma linha de investimento bastante clara na segurança pública, resultando em redução crescente dos indicadores de criminalidade”, disse o governador.

Entre esses indicadores, está a queda de 29% nos homicídios na Grande São Luís entre o primeiro quadrimestre de 2014 e o mesmo período deste ano.

Dois menores são presos com drogas em Mata Roma.


Em rondas nas proximidades da Escola Municipal Odilon Marchão, a guarnição da Polícia Militar avistou dois elementos em atitude suspeita e após revista pessoal nos mesmos, foi encontrado 06 trouxas de substância semelhante à maconha, e após verificar o local onde estavam, foi encontrada 01 pacote com uma quantidade maior de substância semelhante à maconha. Foram conduzidos à DPC de Chapadinha para as providências cabíveis, sem lesões aparentes.

Hildo Rocha defende propostas da reforma política em debate promovido pela Assembleia Legislativa


















O deputado federal Hildo Rocha (PMDB/MA) participou de Audiência Pública sobre a Reforma Política promovida pela Assembleia Legislativa do Maranhão. O evento teve a participação de políticos; juristas; sindicalistas e membros da sociedade civil. Na sua palestra, Rocha explicou por que é contra a proposta de lista fechada; disse que as campanhas devem ser financiadas essencialmente apenas com o fundo partidário e doações de pessoas físicas.

“O financiamento de campanha deve ser feito aproveitando-se 70% do fundo partidário e doações físicas, no limite máximo de até 10% da sua renda do ano anterior, permitindo que a doação de até cinco salários mínimos seja deduzido do imposto de renda”, argumentou Rocha.

O parlamentar enfatizou que é contra o financiamento empresarial e também o financiamento e mostrou-se avesso à possibilidade de que seja instituído um fundo específico para bancar os custos das eleições, destacou o deputado.

Lista fechada

Hildo Rocha destacou ainda que é contra a implantação do sistema de listas fechadas. “Na maioria dos partidos políticos do Brasil não existe democracia interna. Assim sendo, fatalmente a definição das listas acontecerá de forma ditatorial”, argumentou o parlamentar.
https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger