Por: Blog do Foguinho, 06 de maio de 2018.
Desde que os novos prefeitos assumiram seus municípios, em 2017, não está sendo fácil manter a folha de pagamento dos servidores em dia, mas muitos gestores fazem o que podem para não atrasar o pagamento dos funcionários concursados e contratados.
Na Região do Baixo Parnaíba tem como exemplo, Chapadinha, Mata Roma,Anapurus, Brejo e Buriti estão com seus servidores em dia, mas os gestores ficam sempre com o pé atrás com medo na queda dos repasses.
Esses prefeitos estão de parabéns por manterem o pagamento em dia, mas muitos deles tem que dividir a folha e aguardar os repasses federais, que é feito em três parcelas, dia 10, 20 e 30 de cada mês.
Chapadinha, único a pagar dia 20.
Em Chapadinha, o prefeito Magno Bacelar tem enfrentado estas dificuldades, por manter uma folha no dia 20 e outra o dia 30, causando muitas das vezes transtornos no setor financeiro que busca os repasses federais. Não é fácil.
Outros municípios, como Brejo, Anapurus, Buriti, Vargem Grande e Nina Rodrigues o pagamento é divido nos dias 30 ao dia 10.
Já outros municípios, para não ter problemas pagam entre o dia 30 e dia 10, para evitar problemas na folha e assim manter a folha em dia e sem atraso.
Pagar dia 20 é um desafio, que só Chapadinha enfrenta, já outros municípios não arriscam e pagam dia 30 e dia 10.