E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Mata Roma está no meio dos municípios que está com uma grande seca em situação de emergência



Acidade de Mata Roma está no meio dos 64 municípios que declararam a seca em situação de emergência, veja a matéria extraída do Jornal Pequeno que destaca a seca nas cidades do Maranhão.
Veja mais abaixo o nome de todos os municípios.
POR JULLY CAMILO e OSWALDO VIVIANI
O secretário-executivo da Defesa Civil Estadual, coronel Carlos Robério dos Santos, afirmou ontem (22) aoJornal Pequeno que 64 municípios do Maranhão já estão em situação de emergência por causa da seca que atinge o estado. Até ontem (23), o Diário Oficial da União (DOU) havia publicado, por meio das portarias nºs 279 e 280, da Secretaria Nacional de Defesa Civil, a decretação de estado de emergência em 59 municípios maranhenses.
Cidades localizadas no centro e no leste do estado são as mais afetadas. O problema da falta de água atinge não só as pessoas, mas também os animais, que estão perdendo peso rapidamente e adoecendo. A estiagem atual no Maranhão é considerada a mais intensa dos últimos anos e é agravada pelas queimadas.
Nas margens da BR 226, os incêndios são provocados
O coronel Carlos Robério dos Santos explicou que os municípios em estado de emergência precisam ter uma gestão capacitada e uma Coordenadoria Municipal de Defesa Civil para serem beneficiados com qualquer tipo de ajuda.
"Os municípios devem criar as coordenadorias municipais, nomear seus integrantes, tornar a coordenadoria uma unidade gestora, criar o CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica), criar uma conta bancária no Banco do Brasil, solicitar o cartão da Defesa Civil e treinar a sua coordenadoria", afirmou o coronel Robério. No Maranhão, 120 dos 217 municípios do estado contam com coordenadorias locais de Defesa Civil.
O coronel Robério relatou que após o decreto municipal, a Defesa Estadual encaminha técnicos ao local para verificar os fatos e homologar os resultados junto ao Estado.
“Na sequência, a Defesa Civil Nacional, ligada ao Ministério da Integração, faz o mesmo procedimento e encaminha um profissional até a cidade afetada pela estiagem. Se comprovada a calamidade pública, uma verba é destinada para os municípios. O valor vai depender de cada situação, e servirá para que sejam providenciadas ração animal, cestas de alimentação e água para as famílias afetadas enquanto durar a seca”, disse ao JP o secretário executivo.
Queimadas atingem mais centro e leste do Maranhão
Queimadas – Outro grande problema que tem afetado o estado são as queimadas, e por conta da estiagem a situação só tem se agravado, segundo a Defesa Civil Estadual, que classificou os incêndios como criminosos, em sua maioria.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Maranhão ocupa o segundo lugar no ranking nacional de focos de incêndios. De janeiro a meados deste mês de agosto, já haviam sido registrados aproximadamente 8.500 focos no estado. Só em Grajaú (região central), houve, nesse período, quase 400 ocorrências, o que deixou a cidade em primeiro lugar no estado, seguida por Mirador (leste), com 286 queimadas.
“Estamos providenciando junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) um estudo em parceria com a Defesa Civil sobre os focos de incêndios e as áreas mais críticas, para darmos uma assistência mais pontual e evitar queimadas de grandes proporções”, declarou o coronel Robério.
Dos 64 municípios em estado de emergência, nove ainda aguardam decreto estadual – só foi decretada a situação no âmbito municipal. Veja a relação:
Afonso Cunha, Água Doce do MA, Aldeias Altas, Amarante do MA, Anapurus*, Barão de Grajaú, Barra do Corda, Boa Vista do MA, Brejo, Buriti, Buruti Bravo, Cantanhede*, Caxias*, Codó*, Coelho Neto, Colinas, Duque Bacelar*, Fortuna, Gonçalves Dias, Governador Archer, Guimarães, Jatobá, Jenipapo dos Vieiras, Lago da Pedra, Lago dos Rodrigues, Lagoa do Mato, Lagoa Grande do MA, Magalhães de Almeida, Marajá do Sena, Mata Roma, Matões, Matões do Norte*, Milagres do MA, Mirador, Nina Rodrigues, Nova Iorque, Olinda Nova do MA, Palmeirândia, Paraibano, Passagem Franca, Pastos Bons, Paulino Neves, Paulo Ramos, Pedro do Rosário, Pinheiro, Presidente Dutra, Santa Filomena do MA, Santa Helena, Santa Quitéria do MA, Santa Rita, São Benedito do Rio Preto, São Bernardo, São Domingos do Maranhão, São Francisco do Maranhão, São João Batista, São João do Sóter*, São João dos Patos, São José dos Basílios, São Roberto, Sucupira do Norte, Sucupira do Riachão, Tuntum*, Vargem Grande* e Viana.
(*) Cidades que tiveram decretada a emergência pelo Município e aguardam o mesmo procedimento por parte do Estado
Obs.: Os telefones da Defesa Civil Estadual são (98) 3222-4012 e (98) 3212-1521

Famosa: Pesquisa Suspeita Repercute em São Luís





A suspensão judicial da pesquisa irregular que a coligação Chapadinha Para Todos (da candidata Belezinha) publicou, esta semana, ganhou repercussão estadual com a matérias nos blogs de Marco D’Éça e Luís Pablo.

O texto abaixo é de D’Éça e comentário final de Luís Pablo.

Nesta quinta-feira, 23, o juiz da 42ª Zona Eleitoral de Chapadinha, Cristiano Simas, determinou a suspensão de uma pesquisa que o grupo da candidata a prefeita Dulcilene Pontes, a Belezinha (PRB), estava realizando no município.

Para o magistrado, além da data informada para a pesquisa – entre 27 de julho e 27 de dezembro (?) – havia até áreas do município de Codó entre as pesquisadas.

Detalhe: antes mesmo da aprovação pela Zona Eleitoral, Belezinha mandou distribuir panfletos com informações sobre a pesquisa com o único objetivo de ganhar vantagem eleitoral.

- Colhe-se ainda do sobredito documento que a pesquisa teria sido realizada na área geográfica do município de Codó, em que pese os bairros lá arrolados se localizem nesta Urbe - diz o despacho do juiz Cristiano Simas, que determinou também o recolhimento dos panfletos.

Nem a candidata Belezinha, nem a coordenação de sua campanha se manifestou quanto à decisão do juiz.

Ao que parece, quem tá desesperado não é o candidato a prefeito Magno Bacelar. E sim o grupo oposicionista do município.

Nota do Blog: Em que pese Belezinha não ter se pronunciado na imprensa, na reunião de hoje, com o juiz eleitoral, a candidata e representantes de sua coligação defenderam a pesquisa e declararam que pretendem voltar a divulgar a mesma, no domingo. 

Carreta bitren de Chapadinha vira próximo a curva do Pirangi


Uma carreta scannia bitren da placas MWM - 6679 - Chapadinha-MA, transportando soja, teve um de seus compartimentos virado numa curva na descida do canto do morro, no Km 48, logo após a entrada da localidade Boi Morto no município de Buriti dos Lopes, fato ocorrido por volta das 17hs de quinta-feira (23). 

As informações são que a carreta procedente de Chapadinha-MA, seguia com destino a Tianguá no estado do Ceará. O condutor que não quis se identificar, nada sofreu, apenas a carga foi saqueada na estrada por populares. Apesar da PRF estar em greve, uma viatura chegou ao local e fez o levantamento da ocorrência. Veja imagens:


Fonte: Portal do Catita

Magno e Belezinha Participam de Reunião com Juiz Eleitoral



Os candidatos Magno Bacelar e Ducilene Belezinha participaram de uma reunião com o juiz Cristiano Simas, na manhã de hoje. O comandante da Polícia Militar Major Edvaldo e o delegado regional Alessandro Gomes também participaram da audiência. Durante o encontro o juiz eleitoral manifestou preocupação com os últimos incidentes e com o acirramento de ânimos dos partidários das duas coligações.

Em suas palavras o juiz colocou os dois candidatos em igualdade quanto a responsabilidade pelas atitudes de cada grupo e conclamou ambos a acalmarem seus militantes, “o que eu quero é chamar vocês e sensibiliza-los porque está se esgotando, na minha perspectiva, as vias conciliatórias e se eu colocar em prática as medidas que tenho à disposição eu inviabilizar as campanhas”, alertou o juiz, deixando claro que pode proibir carreata e suspender o uso de carros de som por determinado período.

O titular da 42ª Zona Eleitoral ainda destacou o trabalho da Polícia Militar sob as ordens da justiça, em favor dos cidadãos e garantiu a imparcialidade da instituição com relação aos grupos políticos de Chapadinha.

Ao final da reunião tanto Magno quanto Belezinha se comprometeram em acalmar seus partidários e afirmaram disposição em colaborar com a justiça.   

Por: Alexandre Pinheiro

Fotos! Aniversário de Mércia Carneiro e Meire Carneiro

Ontem 23, foi realizado o aniversário surpresa para a jovem Mércia Carneiro e Senhora Meire Carneiro, que completaram mais um aninho de vida. 
Na festa esteve presente amigos e familiares, com a presença ilustre do Deputado Estadual Magno Bacelar,da Prefeita Danúbia Carneiro e do Senhor Nonato carneiro





Carmem Neto realiza neste Sábado mega carreata em Mata Roma


A candidata Carmem Neto 15, realizará neste Sábado 25, uma mega carreata na cidade de Mata Roma, o percurso da carreata começará no povoado Vila Nova ou seja no Posto Bom Jesus a partir das 5 hs da tarde

A carreata percorrerá as principinas ruas e avenidas da cidade com a finalização na Rodoviária com um mega comício, onde será ouvido as propostas de Governo dos candidatos a vereadores e da candidata a prefeita Carmem Neto.

Carmem Neto vai para sua reeleição, em busca do segundo mandato contra o candidato Glinoel Garreto





Comício do 43, hoje Sexta-Feira é No conjunto José de Sousa Almeida

Hoje 24, Sexta-Feira, o 43, Dr. Magno Bacelar vai fazer um grandioso Comício no Conjunto José de Sousa Almeida.

Preessão, Pressão, Pressão!!!!!!!!!!!!!!
https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger