E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

segunda-feira, 18 de maio de 2020

Prefeitura de Santa Quitéria confirma 71 casos de Coronavírus.



Por: Blog do Foguinho, 18 de maio de 2020.

O novo boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira,18, a prefeitura de Santa Quitéria, confirmou 71 casos de COVID-19.

7 recuperados.

165 pessoas estão sendo monitorada.

Após total recuperação da COVID-19, Médico Dr. Ronan Nascimento volta para linha de frente do Coronavírus no Hospital Regional de Chapadinha.

 
Por: Blog do Foguinho, 18 de maio de 2020.

O Diretor Clínico do Hospital Regional de Chapadinha, Dr. Ronan Nascimento, que já está em total recuperação da COVID-19, já voltou para alinha de frente nos atendimentos de pacientes com Coronavírus.


O médico publicou em suas redes sociais o seu retorno ao trabalho  no Hospital Regional. 

Dr. Ronan deixou a seguinte frase.

“Cansado após mais um dia árduo contra a COVID-19, mas feliz e satisfeito por voltar ao meu habitat. Muita saudade e coragem acumuladas! @ Hospital Regional De Chapadinha - Ma

Deixamos nossos agradecimentos e parabéns pela sua luta e seu empenho por esta nobre causa que é salvar vidas.

"Estamos no meio de uma guerra contra o Coronavírus e o bom soldado não foge a luta" a missão é salvar vidas.




Veja como foi a trajetória sobre a sua recuperação.

Diretor Clínico do Hospital Regional de Chapadinha, Dr. Ronan Nascimento faz novo exame e está curado do COVID-19.




COVID-19: Chapadinha registra 391 casos de Coronavírus e 148 curados.




O boletim da Vigilância Epidemiológica contabilizou hoje (18/05), 391 (trezentos e noventa e um) diagnósticos positivos de covid-19, são 52 (cinquenta e dois) novos casos em 48 horas e o número de curados ou recuperados aumentou para 148 (cento e quarenta e oito) em Chapadinha.

São 238 (duzentos e trinta e oito) ativos e 148 (cento e quarenta e oito) considerados curados ou recuperados. Os casos suspeitos são 209 (duzentos e nove) e 266 (duzentos e sessenta e seis) foram descartados.

Houve três registros de óbitos nas últimas 48 horas, subindo para 07 (sete) as mortes relacionadas. São 05 (cinco) óbitos de pacientes testados positivo e 02 (dois) de suspeitos de covid-19.

Sobre os dados de evolução clínica temos um total de 10 (dez) pessoas assistidas pelo sistema hospitalar: 06 (seis) confirmados, 02 (dois) suspeitos internados em leito clínico de isolamento na UPA e 02 (dois) pacientes foram transferidos para o Hospital Regional.

Comerciantes do Centro de Chapadinha fazem reunião no auditório da prefeitura e pedem reabertura e funcionamento do comércio.



Por: Blog do Foguinho, 18 de maio de 2020.

Um grupo de comerciante estiveram reunidos na manhã de hoje, 18, no auditório da prefeitura de Chapadinha para falar sobre a abertura e funcionamento do comércio no centro da cidade.

A reunião foi comandada pela chefe de gabinete do prefeito Magno Bacelar que adiou para amanhã as 15:00hs no auditório e contará com a presença de autoridades que fazem o Decreto.

Os comerciantes pedem que a prefeitura de Chapadinha faça um novo Decreto flexibilizando o funcionamento até as 14:00hs como estava no Decreto anterior.

A reunião está marcada para amanhã as 15:00hs.



Lotéricas e Caixa Econômica de Chapadinha iniciam pagamento da segunda parcela do Auxilio Emergencial, confira as fotos.


Por: Blog do Foguinho, 18 de maio de 2020.

Lotéricas e Caixa Econômica de Chapadinha iniciam pagamento da segunda parcela do Auxilio Emergencial.

A Caixa Econômica Federal começou hoje, 18, o pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial de R$ 600,00

Ao todo, cerca de 50 milhões de pessoas estão inscritas no programa. O benefício é pago para trabalhadores informais e pessoas de baixa renda, inscritos do cadastro social do governo e no Bolsa Família.


O Blog do Foguinho percorreu algumas lotéricas e a Caixa Econômica de Chapadinha para conferir de perto como está a movimentação.

Mesmo com a recomendações, ainda existe aglomerações por parte de algumas pessoas, mas outras obedecem ao distanciamento.


O Blog registrou também uma distribuição de Caldo de Ovos por parte da prefeitura na lotérica GG no Areal.










Governo do Estado autoriza uso cloroquina para tratamento de pacientes leves com Covid-19 no Maranhão.






A Secretaria de Estado da Saúde inseriu um novo protocolo medicamentoso para tratamento de pacientes diagnosticados com Covid-19 que estão com sintomas leves. A medida contempla pessoas com comorbidades, sem doença cardíaca, do 1º até o 5º dia de infecção do vírus. Orientado pela comunidade científica, o protocolo consiste em um kit de fármacos que combinam Hidroxocloroquina, Azitromicina, um corticoide, vitaminas C e D, além de remédios para febre e dores, como paracetamol e dipirona.

Desde a última terça-feira (12), O Ambulatório de Covid-19 do Hospital Dr. Carlos Macieira utiliza o protocolo. “Estamos recebendo os pacientes na fase inicial da doença, com sintomas leves, oriundos das Unidade de Pronto Atendimento (UPAS) e que possuem comorbidades tais como pressão alta, diabetes, entre outras. Aqui o paciente passa por criteriosa avaliação médica e realiza o exame de eletrocardiograma, para assim receber o kit. Os pacientes são informados da reação adversa e os que querem, levam o kit para tratamento em casa”, explicou o diretor geral do Hospital, Edilson Medeiros. 

O ambulatório já recebeu cerca de 150 pacientes que foram encaminhados pelas UPAS de São Luís. O transporte desses pacientes é feito em vans próprias para essa assistência. O ambulatório funciona de domingo a domingo, de 8h às 18h. 

Diabético e hipertenso, Márcio Veras, de 50 anos, esteve entre os primeiros pacientes atendidos pelo novo serviço. “Eu sai do trabalho com muita dor de cabeça, coriza, garganta inflamada e fui direto para UPA do Vinhais. Depois de uma avaliação, me enviaram para o ambulatório do Macieira. O atendimento foi excelente. Fizeram exames detalhados e depois de saber que 25% do pulmão estava comprometido e um exame de coração apontou alteração, passaram para mim a Azitromicina”, contou.

O médico Rodrigo Lopes, assessor especial da SES, ressalta que estudos recentes mostraram que o uso combinado dos fármacos Hidroxicloroquina + Azitromicina na fase mais grave e moderada da doença não possuía comprovação de sua eficácia. “Hoje as discussões são entorno do uso precoce dessa medicação para pacientes com sintomas leves e na fase inicial da doença, por isso o Maranhão, assim como outros estados, vem adotando o uso desse kit, na fase inicial da doença – principalmente nos grupos de risco, desde que com criteriosa avaliação do paciente e aceitação do mesmo em tomar a medicação”, explicou o médico.

No Maranhão, a Secretaria de Estado da Saúde recomendou  o uso da cloroquina e hidroxicloroquina para tratamento dos pacientes com Covid-19, desde o início do atendimento aos casos na rede pública estadual. Apesar de já ser usada há bastante tempo para tratamento de malária e outras doenças reumatológicas, por exemplo, a Hidroxicloroquina possui efeitos colaterais como qualquer outra medicação.

“Um pequeno grupo de pacientes pode apresentar problemas cardiológicos, oculares, por exemplo, por isso o uso precisa ser monitorado. A população não deve fazer o uso dessa medicação sem receita e monitoramento médico, pois existe um risco. O ideal é que o paciente não tenha doenças cardíacas, mas somente o médico pode fazer essa avaliação”, ressaltou Rodrigo Lopes.

Outras unidades

Alem do Ambulatório de Covid-19 do Hospital Dr. Carlos Macieira, as UPAS e o Hospital da Vila Luizão também fornecem o kit para dispensação aos pacientes com sintomas leves de Covid-19, com a devida recomendação médica. 

A Secretaria de Estado da Saúde ampliará o protocolo para outras unidades da rede de gestão estadual nas demais regiões.

Sem lockdown, atividades voltam a funcionar em São Luís; saiba quais



Algumas atividades voltam a funcionar na Região Metropolitana de São Luís a partir desta segunda-feira, 18, após o fim do bloqueio total (lockdown) decretado pelo Governo do Maranhão após decisão judicial.

A restrição adicional encerrou-se no domingo (17), após prorrogação por mais três dias – deveria acabar na quinta-feira da semana passada, 15.
Com isso, segundo anunciou o governador Flávio Dino (PCdoB) nas redes sociais, volta a vigorar, também na Grande Ilha, o Decreto nº 35.731, com suas alterações, que autoriza a reabertura, por exemplo, de lojas de material de construção – inclusive os home centers, como Potiguar, Jacaré e Centro Elétrico -, óticas, indústrias e lojas de comercialização de tecidos.
Continuam vetados estabelecimentos como academias, shopping centers, cinemas, teatros, bares, casas noturnas, salões de beleza e atendimento em restaurantes e lanchonetes (com exceção de delivery e drive-thru)
Entradas e saídas da Ilha de São Luís voltam a ser permitidas. O uso de máscaras em locais públicos, ou privados de uso coletivo, segue obrigatória em todo o território maranhense.

Deputado Paulo Neto visita MA-230 a pede ao Governador Flávio Dino melhorias para o trecho que está intrafegável entre Anapurus e Brejo.


O deputado estadual Paulo Neto esteve nesse final de semana visitando o trecho da MA-230, que liga Anapurus e Brejo, que tem causado grandes prejuízos a motorista e vários veículos que passam diariamente neste trecho, próximo ao povoado Água Rica.


A visita foi para conferir de perto a situação e pedir ao Governador Flávio Dino a rápida recuperação da MA-230 que precisar de melhorias de Chapadinha ao Pirangi, na divisa do Piauí com o Maranhão.

A MA-230 corta diversas cidades do Baixo Parnaíba e está em situação precária, necessitando com urgência de total recuperação.

Paulo Neto gravou um vídeo e pediu ao Governador Flávio Dino e a SINFRA o mais rápido possível o início da obra.

Confira.









https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger