E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Chapadinha tem linda ornamentação Natalina e se destaca como a mais bonita já realizada nos últimos anos.


Chapadinha tem a Ornamentação Natalina mais bonita dos últimos anos.

A ornamentação é um projeto da prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, que tem como parte do enfeites produtos recicláveis, como garrafas pet.

Parabéns ao Secretário ED Farma, ao Alan, Riba Artes e toda equipe.

Chapadinha respira o Clima de Natal e a Praça Coronel Luís Vieira está linda com suas cores e brilhos.



















I ExpoCiências é sucesso de público em Chapadinha-MA.



A I ExpoCiências foi realizada pela Prefeitura de Chapadinha por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e do Espaço Ciências em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

O objetivo da ExpoCiências foi de mostrar o trabalho de alunos das redes municipal e estadual de ensino e da própria UFMA para despertar a curiosidade de outros alunos valorizando novos conhecimentos e atividades, mostrando ao público em geral novos métodos de trabalhar diversas disciplinas de forma mais dinâmica em sala de aula.

Houveram diversas exposições, entre elas a do Museu de História Natural do Leste Maranhense (UFMA) que está aberto a visitações das 8 da manhã ás 5h30min oferecendo palestras e aulas práticas. Professores que queiram levar seus alunos para conhecer o Museus e demais interessados podem agendar uma visita através do número (98) 98491-2949 com Mirela.


 A secretária de educação professora Vania Cristina, fez questão de prestigiar a ExpoCiências e ao lado da Coordenadora do Espaço Ciências Franciane Silva, parabenizou aos alunos, professores e a UFMA pelas ações desenvolvidas no município que tem ajudado cada vez mais nossos alunos e professores em suas atividades dentro e fora da sala de aula.
7

Hospital Regional de Chapadinha apresenta resultados positivos em 4 meses de funcionamento.

Nestes quarto meses de inauguração o Hospital Regional de Chapadinha já realizou 1.235 sessões de hemodiálise, 406 procedimentos cirúrgicos e diversos transporte aéreo com pacientes do HRC a capital São Luis.


O direito fundamental à saúde está garantido  na Constituição de 1988 no artigo 196 que assim dispõe: a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante o acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. Deste modo a população de Chapadinha e cidades vizinhas têm muito o que comemorar, pois neste dia 11 de dezembro o Hospital Regional  de Chapadinha completa 04 meses de funcionamento.

Inaugurado em 11 de agosto pelo secretário de estado da saúde Dr. Carlos Lula e pela equipe de governo do governador Flávio Dino, o Hospital de média e alta complexidade conta com 52 leitos para atender a demanda de 27 municípios.

Com atendimento humanizado e de qualidade, as atividades desenvolvidas no HRC promovem à população inclusive a diminuição de distâncias, uma vez que muitos, outrora necessitavam se deslocar até a capital do estado em busca de um atendimento especializado.


Dentre os diversos serviços ofertados no hospital destaca-se os de hemodiálise, que conta atualmente com 48 pacientes distribuídos em três turnos diários, sendo cada turno atendido três vezes semanalmente, totalizando até o momento mais de 1.235 sessões de hemodiálise realizadas.  

A oferta dos serviços de hemodiálise em Chapadinha constitui uma grande conquista para os usuários do mesmo, melhorando de maneira significativa a qualidade de vida destes, que antes passavam em média 08 horas viajando para realizarem as sessões; tempo esse que agora dura aproximadamente de uma a duas horas.  

O hospital dispõe ainda dos serviços de apoio diagnóstico e terapêutico, somando até o momento mais de 14.481 exames realizados. 

A agilidade na realização dos exames bem como disponibilização dos resultados constitui ferramenta imprescindível para o bom e correto atendimento aos pacientes.


No tocante aos procedimentos cirúrgicos, estes já somam mais de 406 procedimentos dentre gerais e especializados; uma grande conquista para potencialização do bem-estar dos pacientes.










O Paraíba está cheio de novidades nos setores de moda, com looks especiais para o Natal




O Armazém Paraíba - em Chapadinha, está cheio de novidades nos setores de moda, com uma linda coleção de Natal, dispondo de excelentes opções de presentes e looks de festas.

Venha conferir nossos produtos e formas de pagamentos. Parcelamos em até 10x sem juros no cartão Paraíba e demais cartões no departamento de moda.

Modelo: Vanessa Rodrigues | Fotos: Kim Pereira


Brejo: Secretaria de Juventude realizará Show de Talentos.



A Secretaria da Juventude, com apoio da Secretaria da Cultura convida a população brejense e todos os Jovens Talentos para participar do Show de Calouros/Jovens Talentos.

INFORMAÇÕES/INSCRIÇÕES: Com a Secretária da Juventude Rosa Celes.
Tel/WhatsApp: (98)98105-3232


GCM: Comandante Edgerson Emite Nota Sobre Ação de Vereadores Contra sua Nomeação



Em resposta a matéria de blog que noticiou ação de vereadores de oposição contra sua permanência no posto, o comandante da Guarda Municipal Edgerson Cunha (foto) emitiu nota se posicionando sobre o caso. Eis a nota:

“Com relação a matéria segundo a qual vereadores estariam pedindo minha exoneração do Cargo de Comandante da Guarda Civil Municipal de Chapadinha tenho a esclarecer:

1 - Os agentes políticos são os eleitos ou os nomeados pelos eleitos como auxiliares imediatos do Chefe do Executivo. Juntamente com os cargos em comissão, os agentes políticos diferenciam-se das demais categorias de agentes públicos por não ingressarem na Administração Pública por meio de aprovação de capacidade técnica em concurso público. Logo, o vínculo que estabelecem com a Administração não é profissional, mas, sim, um vínculo político, de confiança;

2 -  Desde que fui nomeado Secretário de Meio Ambiente, por meio da Portaria 31/2018 de 28 de Março, deixei de exercer temporariamente a advocacia;

3 – Destaco os termos da lei, que estabelece que o servidor ocupante de cargo em comissão ou de natureza especial poderá ser nomeado para ter exercício, interinamente, em outro cargo de confiança, sem prejuízo das atribuições do que atualmente ocupa, hipótese em que deverá optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade.

4 – Reafirmo profundo respeito ao parlamento municipal e a todos os seus membros, mas como determinam as normas da administração pública, compete ao poder executivo nomear, manter ou exonerar os cargos sob sua esfera.

5 – Encerro lembrando que assumi o Comando da Guarda Municipal interinamente para colaborar com a gestão municipal e servir ao povo, função que continuarei exercendo enquanto tiver a confiança do prefeito e avaliar como benéfica à sociedade".


Edgerson Cunha – Comandante da Guarda Municipal de Chapadinha

https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger