E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Areal: 02 jovens roubam casa mas é preso pela polícia.



Maria de Jesus moradora do bairro Areal teve sua casa roubada e acionou a polícia militar  através do 190, a polícia militar então foi até a residência de dona Maria e começaram as busca dos envolvidos e um dos ladrões para não ser preso denunciou um menor, vulgo (Marcelo),  a polícia foi a casa do menor Marcelo e encontrou : rede, prato, colher, enxoval de criança, bolsa, receptor de parabólica e um DVD , Marcelo para não ficar na culpa sozinho entregou os colegas. Gilson pereira de Silva 25 anos e Michael do Santo Pereira 20 anos.
A polícia Militar prendeu os dois jovens de maiores e vão ficar no CDP de chapadinha




Informação: polícia Militar

02 homems roubam moto e planejavam amarrar e jogar dentro do rio o sr. zé luzia


Carlos       e        Antonio
 Antonio da costa cunha, 29 anos, e Carlos Almeida de Sousa, 18 anos, moradores do povoado  jacaré foram presos após roubar uma moto  Honda fan do Sr Zé Luzia
 Segundo Carlos, o seu amigo Antonio a intenção era amarrar o Sr Zé Luzia e jogar dentro do rio logo após levar a motocicleta, ele ainda disse que Antonio o ameaçou com uma arma caso ele não fizesse o crime, e Carlos então aceitou apenas o roubo da motocicleta.
Os dois jovens foram as  20h do dia 29 na beira do rio munim, roubaram a moto deixando na casa do Antonio.

Ontem Sr Zé Luzia registrou um B.O doroubo da moto, a polícia de inteligência da 4cipm e polícia civil foram até a localidade jacaré e prenderam os o2 ladrões.

Informação da polícia civil e serviço de inteligência da 4cipm

Novembro: Dia de todos os Santos (01) e Finados dia(02)

Queridos Paroquianos e Internautas:
Este mês logo de início celebramos com toda a Igreja a Solenidade de todos os Santos e para isto vai um pouco de história.

A festa do dia de Todos-os-Santos é celebrada em honra de todos os santos e mártires, conhecidos ou não. A nossa Igreja Católica celebra a Festum omnium sanctorum a 1 de novembro seguido do dia dos fiéis defuntos a 2 de novembro. Porém a Igreja Ortodoxa celebra esta festividade no primeiro domingo depois do Pentecostes, fechando a época litúrgica da Páscoa. No mundo de origem protestante a da reforma, Igreja Luterana o dia é celebrado principalmente para lembrar que todas as pessoas batizadas são santas e também aquelas pessoas que faleceram no ano que passou. Em Portugal, pais que nos colonizou, neste dia, as crianças costumam andar de porta em porta a pedir bolinhos, frutos secos e romãs. Uma linda tradição dos nossos irmãos portugueses.

Esta tradição de recordar (fazer memória) os santos está na origem da composição do calendário litúrgico, em que constavam inicialmente as datas de aniversário da morte dos cristãos martirizados como testemunho pela sua fé, realizando-se nelas orações, missas e vigílias, habitualmente no mesmo local ou nas imediações de onde foram mortos, como acontecia em redor do Coliseu de Roma. Posteriormente tornou-se habitual erigirem-se igrejas e basílicas dedicadas em sua memória nesses mesmos locais.

O desenvolvimento da celebração conjunta de vários mártires, no mesmo dia e lugar, deveu-se ao fato frequente do martírio de grupos inteiros de cristãos e também devido ao intercâmbio e partilha das festividades entre as dioceses/eparquias (dioceses das Igrejas Orientais e o Bispo é chamado de Eparca) por onde tinham passado e se tornaram conhecidos. A partir da perseguição do terrível imperador Diocleciano que fez muito mal aos cristãos, o número de mártires era tão grande que se tornou impossível designar um dia do ano separado para cada um. O primeiro registo (Século IV) de um dia comum para a celebração de todos eles aconteceu em Antioquia, no domingo seguinte ao de Pentecostes, tradição que se mantém até hoje nas igrejas orientais.

Com o avançar do tempo, mais homens e mulheres se sucederam como exemplos de santidade e foram com estas honras reconhecidos e divulgados por todo o mundo. Inicialmente apenas mártires (com a inclusão de São João Baptista), depressa se deu grande relevo a cristãos considerados heróicos nas suas virtudes, apesar de não terem sido mortos. O sentido do martírio que os cristãos respeitam alarga-se ao da entrega de toda a vida a Deus e assim a designação "todos os santos" visa celebrar conjuntamente todos os cristãos que se encontram na glória de Deus, tenham ou não sido canonizados (processo regularizado, iniciado no Século V, para o apuramento da heroicidade de vida cristã de alguém aclamado pelo povo e através do qual pode ser chamado universalmente de beato ou santo, e pelo qual se institui um dia e o tipo e lugar para as celebrações, normalmente com referência especial na missa).

Segundo o ensinamento da nossa amada e querida Igreja Católica, a intenção catequética desta celebração que tem lugar em todo o mundo, ressalta o chamamento de Cristo a cada pessoa para o seguir e ser santo, à imagem de Deus, a imagem em que foi originalmente criada e para a qual deve continuar a caminhar em amor. Isto não só faz ver que existem santos vivos (não apenas os do passado) e que cada pessoa o pode ser, mas sobretudo faz entender que são inúmeros os potenciais santos que não são conhecidos, mas que da mesma forma que os canonizados igualmente vêem Deus face a face, têm plena felicidade e intercedem por nós. O nosso saudoso e amado Papa João Paulo II , hoje servo de Deus, em processo de canonização foi um grande impulsionador da "vocação universal à santidade", tema renovado com grande ênfase no Concílio do Vaticano II.

Nesta celebração, somos conduzido à contemplação como dizia o Cardeal John Henry Newman (Venerável ainda não canonizado): não somos simplesmente pessoas imperfeitas em necessidade de melhoramentos, mas sim rebeldes pecadores que devem render-se, aceitando a vida com Deus, e realizar isso é a santidade aos olhos de Deus.

Chapadinha fazendo bonito na Conferência Estadual da Juventude

Auditório I do Multi Center SEBRAE lotado de jovens de todo o Maranhão
Nesse momento transcorre a leitura e discussão do regimento interno da II Conferência Estadual da Juventude do Maranhão, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana (Multi Center SEBRAE), em São Luís.

A delegação de Chapadinha, representada por cerca de 10 jovens, chefiados pelo Secretário de Assistência Social, Eduardo Braga, está participando ativamente de todo o processo que teve início essa manhã, com a participação de várias autoridades.
Delegação de Chapadinha: Gil Paiva, Rejane Lima, Stallone Madson, Gildeane Araújo,
Eduardo Braga, Adaynna Frayse, Antenor Ferreira e Edio Barbosa 

A Conferência foi aberta com a presença do Governador do Estado, em exercício, Washington Luís, o Secretário Estadual de Juventude, André Campos, parlamentares das esferas Estadual e Federal - Roberto Costa, Eliziane Gama e Alberto Filho, além de representantes de entidades e movimentos.

Logo mais a partir das 20:00h haverá uma noite cultural que encerrará esse primeiro dia de trabalho.

Amanhã, segunda, haverá uma intensa programação que terá como principal destaque o momento de formação e discussão de grupos de trabalhos, que englobam vários temas, relacionados à juventude.

Em breve publicarei mais informações e a cobertura completa desse primeiro dia de Conferência Estadual.
 
https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger