Segundo o gerente
do BB, o horário de atendimento pode ser reduzido. passado de 06 hs às 22
Hs para 08 Hs às 20hs.
Na manhã desta quinta-feira 13 de março, uma comitiva de vereadores saiu
de pé da Câmara Municipal em direção ao Banco do Brasil para falar com o
gerente da agência, quanto ao tratamento das pessoas, o péssimo atendimento
interno e a falta de dinheiro nos caixas eletrônicos.
Estavam presentes
os vereadores Nonato Baleco, Manin Lopes, Francisca Aguiar, Márcia Gomes,
Eduardo Braga, Missicley Araújo, Irmão Carlos e Marcelo Menezes, onde foram
recebidos pelo gerente da agência do Banco Sr. Elvis Kosemba.
O presidente da Câmara Nonato Baleco Disse ao gerente que os motivos que
levaram a Câmara se manifestar foram as constantes denúncias e uma grande
cobrança da sociedade, em especial dos clientes do banco, quanto ao mau
atendimento do Banco do Brasil a falta de dinheiro nos caixas eletrônicos,
causando transtornos e criando uma grande insatisfação no povo em geral.
Os vereadores disseram que compreendiam a falta de funcionários e que
não estaria imputando responsabilidade ao gerente, mas que a Câmara com esse gesto
de vir até a agência era no sentido de contribuir para se chegar uma solução
que melhorasse o abastecimento de dinheiro nos caixas eletrônico e o
atendimento interno do banco.
O gerente Elvis Kosemba em sua exposição disse que diante dos
constantes assaltos e arrombamentos de caixas eletrônicos, tem prejudicado na
instalação de novos terminais e que o banco está revendo o conceito de
disponibilidade, vai reduzir o horário de auto-atendimento, passado de 06 hs às
22 Hs para 08 Hs às 20hs e que em 50 cidades do maranhão, o banco vai
acabar com o auto-atendimento nos fins de semana, que está lutando para manter
o horário de Chapadinha, inclusive nos fins de semana.
Ressaltou que a agência do Banco do Brasil de
Chapadinha tem uma boa estrutura, melhor que a dos outros bancos da cidade.
Mesmo reconhecendo a falta de funcionários, destaca que a agência atende 70% da
praça, sendo o principal agente financeiro da região. Mas que também reconhece
que não tem estrutura para pagar todo mundo num mesmo dia. Que os caixas
eletrônicos são abastecidos todos os dias, mas não é suficiente devido o
aumento de clientes e que obedece aos limites de abastecimento dos caixas, que
é feito somente em horário comercial.
Caso contrário estaria frigindo a lei, o plano de segurança do Banco Central,
além de seguir orientações hierárquicas do Conselho Diretor do Banco do Brasil,
reafirmando que põe o máximo de dinheiro que o banco permite para cada praça,
dizendo ainda que, o uso continuo das máquinas (caixas eletrônicos) também
se danificam e muitas vezes param com dinheiro dentro, e quanto a falta de
dinheiro no período de carnaval ele disse que os caixas foram abastecidos na
sexta-feira de carnaval, mas que com os raios da chuva os equipamentos
danificaram e pararam. Não querendo justificar, disse que isso acontece
constantemente.
Por fim os vereadores perguntaram o que poderia ser feito de curto e médio
prazo para uma melhoria efetiva nos problemas que vem causando revolta e
insatisfação dos clientes e conseqüentemente da sociedade. O gerente Elvis
Kosemba informou o projeto de expansão, com a instalação de mais 4 (quatros)
postos avançados nas cidades de Mata Roma, Anapurus, Urbano Santo e São
Benedito, que atualmente essa população vem sendo atendida em Chapadinha e com
a inauguração desses postos afogaria mais a agência de Chapadinha. Além disso,
estariam instalando mais dois caixas eletrônicos, um no Pinheirense e outro na
UFMA.
Disse ainda que, a partir do dia 17 de março a agência de Chapadinha vai contar
com mais um funcionário e que a agência estava na lista para substituição dos
caixas eletrônicos, também estão fazendo um trabalho de convencendo para os
clientes aumentarem seus limites, mas mesmo com tudo isso, precisava do apoio
da câmara, no sentido de pedir as instâncias superiores mais funcionários.
Ao final, tanto os vereadores como o gerente chegaram ao entendimento de que
será necessária uma reunião ampliada com outras instituições bancárias,
loterias, prefeitura, câmara e empresários para juntos alinharem seus
pagamentos e negócios para melhorar o atendimento.
Por: Alexandre Cunha
Colaboração: Herbet Lago C. Branco