E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

sexta-feira, 14 de março de 2014

Idoso se envolve em brigas de terras e recebe vários cortes de facão no Bairro Areal em Chapadinha.


Por: Blog do Foguinho, 14 de março de 2014.

O idoso Raimundo Marques dos Santos, 66 anos, recebeu 5 cortes de facão na tarde desta sexta-feira,14, por volta das 17:00h no Bairro Areal em Chapadinha.

A violência começou por motivos de briga de terras familiar, onde o idoso estava olhando o terreno que pertencia uma parte a sua esposa e os outros donos não aceitam que o idoso fique com uma parte da terra no Bairro Areal.

Um homem conhecido por Paulo que estava com um facão deferiu vários cortes no idoso, acertando principalmente nos dois braços.

Um dos filhos do idoso ainda socorreu o pai e levou para o hospital HAPA.

Raimundo Marques está fora de perigo, mas requer muitos cuidados, afinal os cortes nos braços foram bastante profundos.

O idoso mora na Travessa São Camilo no Bairro Areal.


Motorista perde o controle do carro e sai da pista na MA-034, em Brejo

Por CN1/Luiz Carlos Jr.

Sexta-Feira, 14 de março de 2014


Um motorista perdeu o controle da direção do veículo e foi parar fora da pista na MA-034 no povoado Carrapato em Brejo nesta sexta-feira (14).


Segundo informações,  o motorista   seguia no sentido Brejo/Palestina  quando  perdeu o controle do automóvel VW Gol  placa de Teresina   e foi parar fora da pista batendo em uma árvore. 

Por sorte ninguém saiu ferido gravemente.


Vereadores vão até agência do Banco do Brasil de Chapadinha em busca de melhorias para a comunidade.

Segundo o gerente do BB, o horário de atendimento pode ser reduzido. passado de 06 hs às 22 Hs  para 08 Hs às 20hs.



Na manhã desta quinta-feira 13 de março, uma comitiva de vereadores saiu de pé da Câmara Municipal em direção ao Banco do Brasil para falar com o gerente da agência, quanto ao tratamento das pessoas, o péssimo atendimento interno e a falta de dinheiro nos caixas eletrônicos.
Estavam presentes os vereadores Nonato Baleco, Manin Lopes, Francisca Aguiar, Márcia Gomes, Eduardo Braga, Missicley Araújo, Irmão Carlos e Marcelo Menezes, onde foram recebidos pelo gerente da agência do Banco Sr. Elvis Kosemba.
O presidente da Câmara Nonato Baleco Disse ao gerente que os motivos que levaram a Câmara se manifestar foram as constantes denúncias e uma grande cobrança da sociedade, em especial dos clientes do banco, quanto ao mau atendimento do Banco do Brasil a falta de dinheiro nos caixas eletrônicos, causando transtornos e criando uma grande insatisfação no povo em geral.
 Os vereadores disseram que compreendiam a falta de funcionários e que não estaria imputando responsabilidade ao gerente, mas que a Câmara com esse gesto de vir até a agência era no sentido de contribuir para se chegar uma solução que melhorasse o abastecimento de dinheiro nos caixas eletrônico e o atendimento interno do banco.
O gerente Elvis Kosemba em sua exposição disse que diante dos constantes assaltos e arrombamentos de caixas eletrônicos, tem prejudicado na instalação de novos terminais e que o banco está revendo o conceito de disponibilidade, vai reduzir o horário de auto-atendimento, passado de 06 hs às 22 Hs  para 08 Hs às 20hs e que em 50 cidades do maranhão, o banco vai acabar com o auto-atendimento nos fins de semana, que está lutando para manter o horário de Chapadinha, inclusive nos fins de semana.
Ressaltou que a agência do Banco do Brasil de Chapadinha tem uma boa estrutura, melhor que a dos outros bancos da cidade.

Mesmo reconhecendo a falta de funcionários, destaca que a agência atende 70% da praça, sendo o principal agente financeiro da região. Mas que também reconhece que não tem estrutura para pagar todo mundo num mesmo dia. Que os caixas eletrônicos são abastecidos todos os dias, mas não é suficiente devido o aumento de clientes e que obedece aos limites de abastecimento dos caixas, que é feito somente em horário comercial.


Caso contrário estaria frigindo a lei, o plano de segurança do Banco Central, além de seguir orientações hierárquicas do Conselho Diretor do Banco do Brasil, reafirmando que põe o máximo de dinheiro que o banco permite para cada praça, dizendo ainda que, o uso continuo das   máquinas (caixas eletrônicos) também se danificam e muitas vezes param com dinheiro dentro, e quanto a falta de dinheiro no período de carnaval ele disse que os caixas foram abastecidos na sexta-feira de carnaval, mas que com os raios da chuva os equipamentos danificaram e pararam. Não querendo justificar, disse que isso acontece constantemente. 


Por fim os vereadores perguntaram o que poderia ser feito de curto e médio prazo para uma melhoria efetiva nos problemas que vem causando revolta e insatisfação dos clientes e conseqüentemente da sociedade. O gerente Elvis Kosemba informou o projeto de expansão, com a instalação de mais 4 (quatros) postos avançados nas cidades de Mata Roma, Anapurus, Urbano Santo e São Benedito, que atualmente essa população vem sendo atendida em Chapadinha e com a inauguração desses postos afogaria mais a agência de Chapadinha. Além disso, estariam instalando mais dois caixas eletrônicos, um no Pinheirense e outro na UFMA. 


Disse ainda que, a partir do dia 17 de março a agência de Chapadinha vai contar com mais um funcionário e que a agência estava na lista para substituição dos caixas eletrônicos, também estão fazendo um trabalho de convencendo para os clientes aumentarem seus limites, mas mesmo com tudo isso, precisava do apoio da câmara, no sentido de pedir as instâncias superiores mais funcionários.


Ao final, tanto os vereadores como o gerente chegaram ao entendimento de que será necessária uma reunião ampliada com outras instituições bancárias, loterias, prefeitura, câmara e empresários para juntos alinharem seus pagamentos e negócios para melhorar o atendimento.


Por: Alexandre Cunha
Colaboração: Herbet Lago C. Branco  

Atenção Prefeita Belezinha! moradores bloqueiam Travessa Coelho Neto para pedir melhorias para a rua que está intrafegável.


Por: Blog do Foguinho, 14 de março de 2014.

Os moradores do Bairro Caterpila e Vila Vitória interditaram e bloquearam a Travessa Coelho Neto com fogo, pedaços de madeira e uma vala que está sendo escavada para evitar a passagem de qualquer carro ou motocicleta.

Os moradores reclamam que a rua nunca foi enxergada pelos prefeitos ou qualquer político nesta gestão ou em gestão passadas.

A rua está cheia de buracos e lama, que se torna uma situação difícil e intrafegável.

A prefeita Belezinha fez um grande comício no Bairro Vila Vitória e prometeu prioridade aqueles moradores e depois de eleita ela esqueceu a população e está deixando o nosso povo na lama, disse um dos moradores. Isso é lamentável.

Eles querem a presença da Prefeita e do Secretário de Obras Aluízio Santos, para conversar e tomarem uma medida imediata para a solução do problema da rua.

Só para se ter uma idéia, o matadouro está localizado no final do bairro e com este bloqueio não será permitida a passagem dos carros para o transporte da carne, está tudo parado, não passa ninguém, comentaram os manifestantes.

Vamos lá Belezinha, mostre sua cara para o povo que lhe deu 80% votos naquele Bairro Vila Vitória.

A situação lá está piorando.










Três suspeitos do arrombamento ao Bradesco de Afonso Cunha já estão presos

Carlos Gerônimo Cruz da Silva Lopes, Naldo Medrada Santos e um terceiro, não identificados já foram capturados.

O Serviço de Inteligência do 2º BPM de Caxias com auxílio dos Destacamentos Militares e policiais civis de, Coelho Neto e região mantêm as buscas para tentar localizar o restante do bando. O crime ocorreu na madruga desta quarta-feira (12), por volta das 3h da manhã na cidade de Afonso Cunha.

assalto5.jpg7

Durante a fuga os policiais conseguiram prender três suspeitos de envolvimento na explosão do caixa eletrônico que foram identificados como Carlos Gerônimo Cruz da Silva Lopes que no momento da abordagem, Carlos disse aos policiais que não era da cidade. Os militares desconfiaram da história e o conduziram à delegacia de Coelho Neto.

Outros dois foram abordados pelos policiais na MA 034, próximo a região conhecida como Trilha do Trem, o veículo usado pelos assaltantes, uma S10 de cor prata, que de acordo com a polícia, cinco homens estavam no carro. Os suspeitos dispararam contra a viatura.

Na ação, dois dos ocupantes da S10 foram atingidos, sendo que um deles, identificado como Naldo Medrada Santos, 40 anos, natural de Bacabal-MA, Foto de jaqueta preta, está no Hospital Geral de Caxias.

O segundo homem não foi identificado, pois está internado inconsciente em estado gravíssimo após ter sido alvejado na cabeça, os outros três ocupantes que estavam no veículo fugiram do local.

A polícia intensificou o policiamento na área e continua realizando incursões na região para capturar o restante do bando que de acordo com as informações um coelhonetense também pode ter participado da ação criminosa.

Dentro do veículo foram apreendidas quatro armas de fogo, duas escopetas calibre 12 e duas pistolas ponto 40; além da quantia de R$ 49 mil dentro de uma mochila.

Carlos Gerônimo permanece detido em Coelho Neto. O caso está sendo investigado pelo delegado Leonam Fonseca Casemiro, que responde por Coelho Neto, Duque Bacelar, Afonso Cunha.


Do Portal Coelho Neto

VÍDEO: Mãe de Dr. Alexandre Bacelar é uma das treze mulheres homenageadas em exposição na capital

Exposição presta homenagem a mulheres que se destacaram na história do Maranhão.


Para ver a reportagem em vídeo clique AQUI


Exposição foi realizada em São Luís, e retratou mulheres que deixaram um forte legado na história política e comercial maranhense




Maria Dalva Bacelar Villaça, era mãe do dentista Alexandre Bacelar, que trabalha na CEMED, em Chapadinha-MA.

Saiba mais:

A Fundação da Memória Republicana Brasileira, promove a exposição “Mulheres em Destaque”, de 10 a 28 de março, em sua sede, no Convento das Mercês (Desterro), com o objetivo de homenagearas mulheres. Belos painéis com retratos e textos contam a história de vida e de luta de 13 maranhenses que contribuíram para a construção de uma sociedade mais justa entre o século XIX e XX.



Destaque para a médica Maria Aragão, a filóloga Elza Paxeco, a atriz Apolônia Pinto, as prefeitas Lia Varela e Dona Noca, a deputada Dalva Bacelar, a desembargadora Judith Pacheco, as escritoras Rosa Mochel, Laura Rosa e Maria Firmina dos Reis, a artista plástica Rosa Waquim e Ana Jansen.

Os retratos em exposição foram produzidos pela estudante de arquitetura da Universidade Estadual do Maranhão, Letícia Desterro, que se baseou em fotografias das homenageadas. Já os textos foram baseados em pesquisas coordenadas pela historiadora Lenir Oliveira, chefe do Departamento de Museologia da FMRB.

Fonte: Blog do William
https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger