E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

segunda-feira, 8 de junho de 2020

Moradores de São Benedito do Rio Preto fazem manifestação para evitar esgoto de conjunto habitacional no Rio Preto.







Moradores fazem manifestação e fecham o acesso ao município, para chamar a atenção das autoridades.


A cidade de São Benedito do Rio Preto-MA, situada a 251 km da capital São Luis, atualmente está passando por um potencial risco de contaminação por esgoto da cidade vizinha Urbano Santos.



De acordo com informações, a população e a sociedade civil Sambeneditense, está neste momento a mercê de um iminente desastre ambiental nas águas do único rio que banha a cidade, e que ainda é a fonte principal de água para as cidades vizinhas como Vargem Grande, Nina Rodrigues, Presidente Vargas, Morros. O Rio Preto, que percorre a cidade deságua no Rio Munim que abastece grande parte dos municípios da região até seu desague no oceano.




A cidade de URBANO SANTOS está em fase de conclusão de um conjunto habitacional, empreendimento da Caixa Econômica Federal “MINHA CASA MINHA VIDA”, com MIL CASAS. E para ser entregue necessita do termino da construção de um sistema de esgoto das casas. A obra da construção do esgoto, tem um sistema ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), a CAEMA é quem vai receber e gerir a ETE.


Através deste tratamento, a água cairá no Rio Mucambo pertencente a Urbano Santos, mas que desaguá no Rio Preto, bem próximo a construção do esgoto.

A aflição da população de São Benedito do Rio Preto, é devido a precariedade do serviço que a CAEMA desenvolve, tanto na cidade quanto no Estado do Maranhão. A precariedade do serviço que a CAEMA realiza, e agora com a responsabilidade a mais no tratamento do esgoto, esta apavorando os Sambeneditenses, se este trabalho não vier acontecer da forma correta, e não tiver suporte ao longo dos anos, corre o risco de fracassar, e o rio ser contaminado.

“Estamos nos baseando nos exemplos que já existem no Maranhão, como a Lagoa da Jansen, e o Rio Anil, Rio Bacanga, etc. para que não aconteça da mesma maneira com o Rio Preto”, disse um morador.









Em meio à pandemia, praias ficam lotadas em São Luis-MA.





Epicentro do novo coronavírus (Covid-19), no Maranhão, com 106.13 casos e 568 mortos, São Luís tem mostrado total desrespeito às vítimas da doença. Neste domingo (7) foi um exemplo claro disso.

Praias da região metropolitana da capital maranhense ficaram completamente lotadas de banhistas. Todos descumprindo o isolamento social e as medidas sanitárias recomendadas pelos órgãos de Saúde.

Na praia do Meio, no Aracagy, em São José de Ribamar, foram flagrados inúmeros veículos com pessoas consumindo bebidas alcoólicas, bares abertos, aglomerações com som automotivo.

Na Avenida Litorânea, localizada na praia do Calhau, a situação foi bem parecida. Muitas pessoas aglomeradas e sem se preocupar com as medidas de distanciamento e, a maioria delas, sem o uso de máscaras, o que é proibido no Maranhão.

O caso viralizou nas redes sociais e gerou muitas críticas por parte dos internautas.

Em razão disso, a Polícia Mirar e SMTT foram até a praia do Meio para ordenar o desligamento dos sons automotivos e dispersar os frequentadores. Os donos dos bares foram advertidos.


Cartório do 1º Ofício de Chapadinha convoca Ramiro Viana, residente em Bom Jardim,em relação ao processo de Georreferenciamento do Espólio de João Gomes Filho.

A Serventia Extrajudicial do 1º Ofício de Chapadinha convoca Ramiro Viana, residente no Lugar Bom Jardim, em relação ao processo de Georreferenciamento do Espólio de João Gomes Filho.


Câmara Municipal deve dar posse hoje, a Ana Cláudia, a nova prefeita de Santa Quitéria..


Por: Blog do Foguinho, 08 de junho de 2020.

A Câmara Municipal de vereadores de Santa Quitéria deve dar posse hoje, 08, a vice-prefeita Ana Cláudia Costa Viana ( PDT) ao cargo de prefeita do município no lugar de Alberto Rocha, que faleceu vítima de COVID-19.

Ana Cláudia foi eleita vice-prefeita de Alberto Rocha nas eleições de 2016-2020, e ficará no cargo até o final deste ano quando termina mandato eletivo.

Ana Cláudia tem boa influência no Palácio dos Leões e é aliada do Governador Flávio Dino e do Senador Weverton Rocha, e isso vai ajudá-la a enfrentar a pandemia da COVID-19.

A posse está confirmada para 16:00hs na Câmara Municipal.
https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger