E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Urgente! jovem é baleado com um tiro no peito, em Chapadinha.

Jovem sendo atendido na emergência do HAPA.

Por: Blog do Foguinho, 19 de janeiro de 2015.

O tiroteio aconteceu na noite desta segunda-feira, 19, por volta das 20:00hs.

Um jovem identificado de "Bracinho" foi baleado no Bairro Corrente próximo ao Baixão do Sapo, em Chapadinha.

Segundo informações, o jovem estava em um bar, quando um veículo se aproximou  e alguém efetuou um disparo de arma de fogo, atingindo o jovem com um tiro no peito.

Ele foi socorrido e levado ao HAPA e será transferido para São Luis.

Seu estado de saúde é grave.


Após matéria, Leví Pontes esclarece o veto de Flávio Dino que anulou a instalação da UEMA em Chapadinha.


Após o blog do Foguinho divulgar o veto do governar Flávio Dino, referente a instalação da UEMA em Chapadinha. O Deputado Leví Pontes se pronunciou e concedeu uma entrevista a um blog local informando detalhes e motivos que levaram à anulação do projeto de lei que pedia a instalação da Universidade Estadual do Maranhão no município.
Reveja.

Governador Flávio Dino veta a instalação da UEMA em Chapadinha.



Do Blog do Alexandre.

A respeito de matéria divulgada em blogs locais, noticiando que um veto do governador Flávio Dino teria impedido a instalação da Universidade Estadual do Maranhão em Chapadinha, o deputado Levi Pontes / SDD (foto) procurou esclarecimentos junto ao governo estadual e acabou conseguindo a garantia da inclusão de Chapadinha no plano de expansão da UEMA.

De acordo com Levi, o projeto de lei vetado por Flávio Dino não diz respeito somente a Chapadinha, incluiu outros município e não foi sancionado pelo governador por apresenta falhas e irregularidades. “O projeto de lei vetado foi apresentado no apagar das luzes do governo interino de Arnaldo Melo e não atendia às exigências da constituição para ter validade”, esclareceu o deputado. “Ele (o projeto vetado) era genérico, não dizia que cursos haveria ou número de vagas, era sem estudo técnico e, o que é mais grave, sem dotação orçamentária. Imagem a loucura que é um projeto ser aprovado sem que esteja previsto os recursos para seu financiamento, por isso o governador não poderia ter feito outra coisa senão vetar”, completou Levi Pontes.

O deputado Levi Pontes fez questão de ressaltar o compromisso do governador com a educação, com o ensino profissionalizante e com a expansão da universidade estadual. “O governo está começando e o governador Flávio Dino sempre reitera o compromisso com a criação de universidades regionais e dos IEMAS. Obtive hoje a informação com a equipe do governo que já estão sendo feitos estudos técnicos para apresentação de um novo projeto de lei que a criação das universidades regionais e dos IEMAS sejam feitos na forma da lei”, declarou o parlamentar, que se prontificou para defender a aprovação da lei pela Assembleia.

“Em conversa pessoal comigo, já depois de ele eleito, ao ser informado por mim que Chapadinha não contava com um Campus da UEMA, Flávio Dino se mostrou surpreso, lamentou e garantiu que essa injustiça será corrigida por seu governo o mais rápido possível”, finalizou Levi Pontes.    

Acidente de ônibus deixa três mortos e 35 feridos, na BR-222


Três pessoas morreram e 35 ficaram feridas em um acidente com um ônibus que tombou na BR-222, entre o povoado Novo Bacabal e o município de Bom Jesus das Selvas, no sudoeste do Maranhão, próximo à ponte do Rio Pindaré, nesse domingo (18).

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), por volta das 19h o ônibus que transportava missionários de uma igreja evangélica para o município de Paragominas, em Bom Jesus das Selvas. "Estava chovendo e íamos entrando em uma curva,com um declínio muito grande, e o ônibus derrapou na pista, girou 360º, capotou e caiu na ribanceira", disse um dos passageiros.

Os feridos foram socorridos por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levados para o Hospital Municipal de Imperatriz. Pelo menos três pessoas ficaram gravemente feridas.

10931319_390097411164663_3432172134786125341_n
Imagem tirada antes do acidente

Inscrições para as 205 mil vagas do Sisu 2015 começam nesta segunda

40% das vagas são destinadas a estudantes de escolas públicas.
Resultado da primeira chamada sairá no dia 26 de janeiro.



O Ministério da Educação vai abrir nesta segunda-feira (19) as inscrições para primeira edição de 2015 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), pelo sisu.mec.gov.br. Não há um horário previsto para o início do funcionamento do sistema, segundo o Ministério da Educação. O prazo vai até as 23h59 desta quinta-feira (22). O resultado da primeira chamada regular será divulgado no dia 26 de janeiro.

Clique Aqui para ter acesso a página.

Governador Flávio Dino veta a instalação da UEMA em Chapadinha.

Governado Flávio Dino.

Por: Blog do Foguinho, 19 de janeiro de 2015.

O Governador do Maranhão "Flávio Dino" vetou o projeto de lei de autoria do Deputado Estadual Arnaldo Melo, que pedia a criação do Centro de Ensino Superior da UEMA no Município de Chapadinha.

No veto, Flávio Dino destacou que o projeto foi barrado por irregularidades.


O projeto de lei foi criado pelo Deputado Arnaldo Melo e aprovado nas comissões de constituição, justiça e cidadania, tendo como Relator o deputado Rigo Teles; e educação, cultura, desporto, ciência e tecnologia – Relator deputado Roberto Costa.

Chapadinha hoje consta com os cursos da (UFMA) Universidade Federal do Maranhão; e com a implantação deste pólo da UEMA seria um grande avanço na educação de Chapadinha e outras cidades do Baixo Parnaíba.

Além de Chapadinha, foi barrada também a  instalação do pólo da UEMA nos municípios de Porto Franco, Buriticupu  e Turiaçu.

Só espero que os deputados que receberam votos em Chapadinha se manifestem em prol da instalação da UEMA em Chapadinha.

Deputado Paulo Neto se manifesta.

Em contato com o deputado Paulo Neto, que disse não saber ainda deste veto, destacou que vai brigar na Assembléia Legislativa e pedir que este projeto volte e seja aprovado pelo governador Flávio Dino. Além da UEMA, o deputado disse que vai solicitar também, o aceleramento da obra do Hospital Regional, que será um grande avanço na saúde dos municípios do Baixo Parnaíba, disse o parlamentar.

Veja  o recorte com parte do projeto que pede a criação da UEMA.



Veja abaixo o veto do Governador Flávio Dino enviado ao Presidente Arnaldo Melo.


Motorista perde o controle do veículo ao tentar fazer uma curva em alta velocidade, próximo à Vargem Grande.


Por: Blog do Foguinho, 19 de janeiro de 2015.

O Blog do Foguinho recebeu as imagens de um veículo que quase tomba na BR 222 próximo a cidade de Vargem Grande.

Segundo informações repassadas de um internauta que registrou as imagens, o carro tentava realizar uma curva em alta velocidade, sem tempo de concluir, o motorista perdeu o controle do veículo e saiu da pista entrando na área de chão.

O acidente aconteceu no final da tarde deste domingo, 18.


Ninguém saiu ferido, mas isso mostra o quanto é perigoso fazer uma curva em alta velocidade, poderia ter sido pior.


https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger