E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Os Grandes Disputarão, Os Menores Definirão (de novo)



Por: Eduardo Braga – Jornalista

Apesar de uns e outros cantarem vitória a esta distância da eleição, é bom olharmos para trás e ver o que o passado nos deixou de lição política.

No período pré-eleitoral de 2008, lideravam as pesquisas de intenção de voto Dr. Levi Pontes (ex-PDT) e Dr. Talvane Hortegal (ex-PT). 

Além de ser filho do lendário Antônio Pontes de Aguiar, Dr. Levi contava com o apoio do governo Jackson Lago, a simpatia do empresariado e da classe média, e pose de quem venceria as eleições dando continuidade apenas aos acertos do grupo com o qual rompera havia pouco tempo.

O então-neo-e-já-ex-petista Talvane Hortegal disputava a dianteira nas pesquisas e fez o PT crer que o mau desempenho da candidata governista, Danúbia Carneiro, faria com que a família Sarney obrigasse o então prefeito, Dr. Magno Bacelar, a apoiá-lo.

Para quem analisa política superficialmente parecia tudo bem definido para a disputa ficar por aí, afinal, o eleitorado estava cansado dos dois grupos tradicionais da política chapadinhense, não é mesmo? Não é mesmo!

Os dois candidatos juntos não somaram 15% dos válidos apurados e a disputa se polarizou entre Isaías Fortes (43,1%) e Danúbia Carneiro (41,9%), os candidatos que tinham grupo político. E permita-me, caro leitor, recorrer ao negrito e às letras maiúsculas para frisar uma obviedade que às vezes parece passar despercebida. A ELEIÇÃO NÃO É UMA DISPUTA ENTRE CANDIDATOS, MAS SIM UMA DISPUTA ENTRE GRUPOS.

Assim, quando se opta por candidato A ou B, deve-se prestar bem atenção em quem o rodeia, afinal é com eles que o candidato vai governar.


Quem decidiu, poderá decidir de novo

Apesar de nenhum dos dois terem tido força suficiente para polarizar a campanha, as candidaturas de Dr. Levi (PDT) e Dr. Talvane (PT) foram determinantes para o resultado final da eleição.

Mesmo tendo tido a menor votação proporcional de todas as vezes que foi candidato a prefeito (apenas 43%), Isaías Fortes foi o mais votado e só não é prefeito de Chapadinha hoje porque (como até o reino mineral sabia, menos Edson Vidigal) ele era inelegível. 

Da mesma forma, o PT e os partidos da chamada 3ª via*, mesmo não tendo musculatura para disputar a eleição tendo candidatura própria com chances reais de vitória, serão determinantes para o resultado final da eleição.

A se confirmar a aliança de ambos com a candidatura governista, esta sairá com vantagem na hora do pega pra capar, afinal, é difícil imaginar que qualquer um dos grupos logre êxito em condição de isolamento e com todas as demais forças políticas do município unidas do outro lado.

De qualquer forma, a disputa será acirrada e, pelo que se vê até agora, sem nenhum debate sobre proposta de governo, principalmente por parte de quem se diz a mudança.

Parabéns, Dr. Pedro, pelos seus 71 Anos!


Os Pedros: O aniversariante com seu neto Pedro Henrique!

Dentre os ANIVERSARIANTES DO DIA! - desta quarta-feira (23) nosso destaque é para o médico Pedro Monteles, que completa 71 Anos! Aqui registramos nossas sinceras congratulações e votos de felicitações!


Fotomontagem: 01- O aniversariante Dr. Pedro; 02- Sua esposa D. Ana e seu filho Allysson; 03- Seu filho Allan; 04- Sua filha Allaine.

Abaixo, reproduzimos mensagens postadas na página social Facebook, pelos seus filhos Allayne, Allysson e Allan Monteles:


"Compartilho minha felicidade e agradecimento a Deus por mais um ano de vida do homem mais importante da minha vida. Nesses 71 anos e quase 40 de profissão do meu pai, celebramos com muita fé todas as conquistas e derrotas que nos fizeram seres humanos melhores. Que o Cristo de amor, esteja sempre em nossa família. Amém!!! Infinitos beijos, meu pai. Te amo!!!" -  (Allaine Monteles)

"Hoje é o aniversário do homem mais importante da minha vida, meu orgulho, meu espelho, meu herói e meu ídolo, sempre!!! Parabéns pai, pelo seu aniversário!!! Na foto (acima) os dois Pedro's da casa: o "coroa", Dr Pedro com o meu sobrinho, Pedro Henrique" - (Allysson Monteles)

"Quero aqui parabenizar meu pai pela passagem de seu aniversário, desejando ao mesmo que DEUS, Nosso Pai Maior, continue a iluminar seus caminhos, sempre... sempre!!! Te amamos, Papai!" - (Allan Monteles).


Extraído do Chapadinha Site

Justiça de Chapadinha, MA determina apreensão e internação de adolescente infrator no Centro da Juventude Canaã em São Luis


Por CN1

Quarta-Feira, 23 de Maio de 2012
Foto meramente ilustrativa

O Juiz de Direito, Mário Henrique Mesquita Reis  da 2ª Vara da Comarca de Chapadinha, MA determinou a apreensão e a internação  provisória  do adolescente infrator F.C.L.L de 17 anos, a ser cumprida no Centro da Juventude Canaã , em São Luis pelo prazo de 45 dias.

Foto: Blog CN1


Segundo a polícia, o adolescente foi apreendido várias  vezes por envolvimento com drogas. No mês passado, policiais do Serviço de Inteligência da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar, apreenderam mais uma vez  o adolescente.  Com ele os policiais encontraram 50 pedras de crak e uma quantia de R$ 50,00 (cinquenta reais). 

O mandado de internação foi movida pelo Ministério Público Estadual contra o menor.

Magno Bacelar agradece a deputados aprovação de requerimento que apurará ameaça de morte contra ele


O deputado Magno Bacelar (PV) reafirmou da tribuna da Assembleia, na sessão desta terça-feira (22), que está ameaçado de morte. “Eu já disse aos meus familiares que se alguma coisa acontecer comigo o responsável é quem me ameaçou de morte na presença de várias pessoas, o ex-prefeito de Chapadinha, Isaias Fortes. Não se trata de uma denúncia leviana. Esta é uma denúncia seríssima e que precisa ser apurada”, afirmou.

Segundo o deputado, a Comissão de Segurança da Assembleia, a Secretaria de Estado de Segurança Pública e o comandante da Polícia Militar de Chapadinha, Major Edivaldo, já foram acionados no sentido de que sejam tomadas medidas que garantam a sua integridade física. “A denúncia que eu fiz é fundamentada. Eu dei o local aonde aconteceu para ser apurado o caso. A pessoa que me informou é Leonilsom Calisto dos Santos. O ex-prefeito confessou que mandou me matar e disse a quantia que pagaria e que militares executariam o serviço”, reafirmou.

Magno Bacelar agradeceu aos seus pares pela aprovação do requerimento, na sessão de ontem (21), no qual é comunicada a denúncia às autoridades do Estado e também solicita medidas que garantam a segurança do parlamentar. “Deixa a todos nós perplexos quando uma pessoa faz uma confissão, perante várias pessoas, que mandou matar. Amanhã completa um mês da execução do jornalista Décio Sá. Um crime que precisa ser desvendado, e aqui já tem uma pessoa ameaçando matar outra”, observou.

De acordo com Magno, não adianta, agora, o ex-prefeito de Chapadinha estar se defendendo na imprensa, pois ele fez essa confissão em público. “Fazer a denúncia é uma maneira que tenho de me preservar. Estou andando com seguranças concedidos pela Assembleia. Nunca precisei disso. Não é porque é momento político, não. É uma denúncia concreta que, repito, precisa ser apurada”, esclareceu.

Indagado, em aparte, pelo deputado Neto Evangelista (PSDB) se assinaria a CPI da Pistolagem em razão da ameaça de morte que recebeu, Magno Bacelar respondeu dizendo que a situação que ele está vivendo é um caso isolado e que têm coisas mais importantes no Estado que merecem uma atenção maior.




Blog do deputado Magno Bacelar

Blog do Alexandre diz! Isaías: O Santo dos Últimos Dias






A defesa do ex-prefeito Isaías, ao negar que ele tenha ameaçado de morte o deputado Magno Bacelar, acabou produzindo “um” Isaías pacato, incapaz de eliminar uma mosca. Um estadista tolerante e frontalmente diferente do Isaías quando estava no poder.

Se a alegada ameaça mais recente ainda careça de comprovação, os modos nada democráticos do ex-prefeito e familiares estão registrados nos anais da política e em algumas condenações judiciais.

Diante do que já vi e acompanhei ao longo da história de Chapadinha, chego à conclusão de que existem dois Isaías. O atual, com um comportamento de humildade e cordialidade e “um” de tempos em que ter o poder em mãos, era sinônimo de: ameaças de morte a adversários em palanques e de mandar prender críticos de seu governo. De perseguição a padres e apoio a familiares quando os mesmos agrediam opositores em praça pública com requintes de covardia.

Para comprovar as ameaças em palanque perguntem aos médicos Sebastião Pinheiro e Zé Almeida que eles contarão que ameaça de morte era corriqueiro nas falas do Isaías poderoso.

Sintam-se à vontade também para indagar o militante social Chico da Cohab qual ex-prefeito deu ordens ao então delegado “calça-curta” (e nomeado a pedido do líder) para prendê-lo, simplesmente por encenar uma peça de teatro.



A agressão ao advogado Djúnior, sem chance de defesa, rendeu uma condenação penal ao filho do ex-prefeito e, hoje, vereador, Marcelo Menezes. Isaías até os dias de hoje, nunca se manifestou sobre o acontecimento.



Poderia passar o dia todo falando de casos do “indefeso” Isaías, mas, como o período eleitoral é pródigo em ilações e acusações entre adversários, o que fica é a memória do povo, que é implacável e deixa claro que não há nenhum Mahatma Gandhi na política local. Nem entre os atuais governantes que têm seus arroubos de prepotência nem entre os antigos detentores, que mesmo em esforço de pacifista, são traídos, a exemplo do que fez Isaías em entrevista a Mirante AM de São Luís, editada por aliados na internet, em que é flagrado recomendando que os deputados cortem a língua do Magno. Civilizado, não?

Dia 25 tem Banda Tropykália e Banda Líbanos no Forró da Saudade


Vem ai o forró da saudade. Relembre grandes músicas de sucessos que marcaram os bons momentos.
A festa esta marcada para o dia 25. Chapadinha vai receber a Banda Tropykália e Banda Líbanos na Quadra do FAC.

Não fique de fora do show mais badalado do momento e aguardado por todos os tempos em Chapadinha.

Compre seu ingresso antecipado por 20,00
Org: Marilene Pinheiro

Urgente! Agora pouco mais um roubo de moto em Chapadinha



Agora pouco um casal que estava namorando nas proximidades do antigo mercado no centro da cidade, teve sua moto tomada de assalto por meliantes ainda não identificados. A polícia foi acionada e está a procura dos bandidos juntamente com a motocicleta.

Estamos aguardando maiores informações...
fonte: GCM
https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger