E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

terça-feira, 16 de abril de 2013

Veja os locais da campanha de vacinação contra a gripe em Chapadinha


Campanha de vacinação contra gripe, teve início ontem.


Teve inicio ontem (15), em Chapadinha e todo o Brasil, mais uma campanha nacional contra a gripe. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 32 milhões de pessoas, o equivalente a 80% do grupo prioritário: idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, pessoas privadas de liberdade e profissionais de saúde. Também receberão a vacina mulheres no período de até 45 dias após o parto (puerpério) e os doentes crônicos, que terão o acesso ampliado a todos os postos de saúde e não apenas aos Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIES).
Ano passado o índice superou a meta de 80 % prevista.  “A novidade da campanha é que, este ano, fazem parte do público prioritário mulheres no período de até 45 dias após o parto e os doentes crônicos. A vacinação é segura e feita com o objetivo de diminuir o risco de ter doença grave e evitar o óbito. Ao mesmo tempo, as pessoas que apresentarem os sintomas da gripe devem procurar o posto de saúde porque tem tratamento”, alerta o ministro da saúde, Alexandre Padilha.
Em Chapadinha segundo a Coordenadora da Imunização Suzy Dayanne, a meta é de que  80% da população alvo da Campanha seja imunizado. Sendo, 2.711 crianças, 6.677 idosos, 1.355 gestantes, 223 puérperas, 1.160 trabalhadores da saúde. “a nossa missão é de proteger todos esses grupos vulneráveis reduzindo os casos graves até mesmo os óbitos.” afirma a coordenadora.
A gripe é diferente do resfriado e de outros quadros respiratórios mais leves. A característica principal da gripe é o aparecimento de febre ( temperatura maior que 38° C), sintomas respiratórios ( tosse, dor na garganta e outros) e sintomas gerais, como cefaléia, moleza e dores no corpo. A grande maioria dos casos de gripe é leve e cura-se espontaneamente. Entretanto, em algumas situações, particulamente nos grupos mais vulneráveis, ela pode evoluir para caos graves, necessitando atenção médica imediata.
“É importante saber, quem foi vacinado no ano passado, precisa tomar a dose novamente”, orienta o ministro da Saúde. Feita com o vírus inativo, a vacina é segura e a única contra indicação é para as pessoas que têm alergia severa a ovo.
Em nosso município a vacina é encontrada durante toda a semana em todos os postos de saúde. Já no dia “D” que será dia 20, as ações da campanha se estenderão para o Benú Mendes, Hospital Antônio Pontes de Aguiar (HAPA), Praça da Bíblia, e no Residencial José de Sousa Almeida na Unidade Escolar Joaquim Nunes.

Prefeita Belezinha recebe secretário estadual de Ciência e Tecnologia, José Costa



A prefeita de Chapadinha, Ducilene Belezinha, recebeu na manhã de hoje (16) o secretário de estadual de Ciência e Tecnologia, José Ferreira Costa, que veio conhecer a área onde será construída a escola técnica, Centro de Capacitação Tecnológica do Maranhão (CETECMA).

Além do secretário, estiveram acompanhando, os engenheiros Emanuel Miguez (da construtora MPA), Stênio Moreira (Construtora Dallas), Fátima Torres (do MEC), e a Superintendente de Ensino Superior e educação Profissional da SECTEC, Fátima Durans, e o Assessor do SECTEC, Messias Nicodemos.
 

Essa é a primeira vez que o secretário visita o terreno, que segundo ele está apto para receber imediatamente as obras. “Estou tendo uma excelente impressão da área, que está no ponto para receber as obras, agora vamos dar um prazo para que a construtora responsável se mobilize e comece o mais rápido possível”- disse o secretário.

A prefeita Belezinha pediu agilidade na construção, uma vez que a população espera ansiosa pela entrega da escola. “Essa escola é o sonho da população de Chapadinha, a esperança da região em conseguir a tão sonhada profissionalização”- destacou ela.


Aproveitando a estadia, o secretário visitou as dependências da secretaria do Trabalho, e conferiu de perto o andamento das aulas do curso de capacitação oferecido em parceria com o Cetecma.
 

A visita do secretário estadual foi acompanhada ainda pelos secretários municipais, do Trabalho (Zezinho), Obras (Aluizio), Mulher (Nildinha Telles), Assistência Social (Paiva), Esporte (Tôta), os adjuntos de Meio Ambiente (George Gomes) e Obras (Rita Sandrea), da Assessora Especial em Brasília (Isamara Meneses), do coordenador do Bolsa Família (Pedro Cunha) e dos vereadores Manin, Murici e Raimundinha.






Ascom/ Prefeitura

Prefeito de Buriti Rafael Mesquita é pego com pistola 380 na porta do Kitaro


Rafael Brasil foi abordado em frente ao Kitaro após demonstrar comportamento suspeito quando percebeu a aproximação dos PMs.


Rafael Brasil.
Rafael Mesquita
O prefeito do município de Buriti, Rafael Mesquita Brasil, 24 anos, (PRB), foi detido com arma pela Polícia Militar (PM) na madrugada desta terça-feira (16), em frente à uma casa noturna localizada na Lagoa da Jansem, em São Luís.
Segundo a Polícia, o gestor foi abordado em frente ao Kitaro após demonstrar comportamento suspeito quando percebeu a aproximação dos PMs, que faziam patrulhamento e foram avisados após um garçon do restaurante relatar aos seguranças que o gestor não tinha pago a conta.
De acordo com a Ocorrência, a arma pertence ao cabo da Polícia Militar cabo Francisco Veraz. Após abordagem, Rafael Mesquita foi conduzido ao Plantão da Beira Mar.

do G1 Portal

Descaso! Escola da Rede Estadual fica alagada e com muitas goteiras dentro da sala de aula em Chapadinha


Por: Blog do foguinho, 16 de Abril de 2013
Após os alunos da Escola Raimundo Araújo realizarem um protesto reivindicando professores para lecionar as aulas nas matérias que estão faltando e prejudicando o ano letivo deles, a escola desta vez é a Unidade Escolar Dr. Paulo Ramos, que os alunos fizeram um vídeo na Quinta-feira passada dia 11, para mostrar o descaso e o desrespeito com a escola e com os alunos.

O Jovem que é aluno da Escola Paulo Ramos, gravou o vídeo disse que, quando é dia de chuva, os alunos já ficam preocupados se vai chover mais dentro ou fora da escola, o piso fica todo alagado, escorregadio e com muito sujo, podendo acontecer um acidente a qualquer momento.

O jovem disse que tinha até alunos usando guarda chuvas dentro da sala de aula por motivo das goteiras que são de mais. Veja o vídeo e tire suas conclusões sobre a situação precária do teto da Escola.


CLIQUE ABAIXO E VEJA O VÍDEO



CLIQUE ABAIXO E VEJA O VÍDEO


Atenção Prefeita Belezinha ! Moradores do Bairro Cohab pedem limpeza das ruas ao lado da Escola D.Pedro



Os Moradores do Bairro Cohab em Chapadinha, estão reclamando da quantidade de mato que tem ao lado da Escola D.Pedro, e mandaram umas fotos para o nosso Blog pedindo que mostrasse as suas reivindicações para o novo Governo.

A Moradora diz que a última vez que a área foi limpa, foi no Governo da Prefeita Danúbia, e todos estão fazendo uma reivindicação para a  Prefeita Belezinha e do secretário de Obras Aluísio Santos, que providenciem urgente a limpeza das redondezas da Escola, que está trazendo medo e perigo para os moradores e alunos.

Com a quantidade de mato, bandidos, ladrões e vândalos se escondem para planejar assalto com os estudantes ou até mesmo um abuso sexual. Fica o alerta.

Sei que a cidade é grande e neste período Chuvoso os matos crescem mais rapidamente em todo perímetro Urbano, vamos aguardar para ver o resultado e tenho certeza que o nosso Secretário vai providenciar a limpeza.

A Internauta mandou as fotos via facebook, e isso é uma nota de utilidade pública que não podemos deixar de lado.

Se você tem alguma denúncia mande para o nosso e-mail blogdofoguinho@hotmail.com ou no nosso facebook. juliofoguinho.

Atenção isso não é um descaso público ainda, e sim um questão  de vegetação da natureza, e tenho a pura certeza que o que foi dito em palanque pela prefeita, será cumprido, é uma questão de tempo, afinal agora que estamos com mais de 3 meses de governo e muito ainda tem que ser feito.

As criticas construtivas ajudam o Governo ver de perto a situação da cidade.













Ex-Pastor de Chapadinha Manoel Graciano está muito doente em Bacabal e evangélicos fazem corrente de oração



Por: Blog do Foguinho,16 de Abril de 2013.

O Pastor Manoel Graciano de Paiva, 71 anos, que foi dirigente da Assembleia de Deus em Chapadinha no Templo Central por 13 anos, está muito doente no hospital Laura Vasconcelos na cidade de Bacabal.

Manoel Graciano está muito doente e debilitado, que muitas pessoas já fazem corrente de oração pela boa saúde do Pastor.

Ele foi pastor no ano de 1992 a 2005 em Chapadinha a frente da Igreja Assembléia de Deus, hoje ele é pastor aposentado e mora em Bacabal

Chapadinhenses evangélicos que conheceram e ouviram as orações do pastor, já estão se mobilizando com caravana para Bacabal para orar por ele.

Deixamos aqui o nosso pedido de oração e que Deus lhe ilumine, trazendo uma boa recuperação.



Governadora Roseana vai estar Quinta-feira dia 18 inaugurando Hospital em Afonso Cunha



Governadora Roseana Sarney PMDB


A Governadora Roseana Sarney (PMDB), e os Secretários de Estado, da Saúde Dr. Ricardo Murad e de Infraestrutura Luís Fernando Participam da Inauguração do Hospital Municipal com 20 leitos dia 18 de abril,Quinta-feira em Afonso Cunha.


O Hospital faz parte do Programa Viva Saúde do Governo do estado  construído com 20 leitos, Sua localização é no  Bairro Trizidela.



“Recebi a confirmação desta inauguração e estou feliz, por ser uma conquista sonhada há muitos anos pela população de Afonso Cunha. Estou satisfeito em poder compartilhar essa conquista de mais uma inauguração e entrega final do Hospital Municipal, tenho sempre  buscado o melhor para o nosso povo e com o esforço da nossa equipe de Governo e do Governo do Estado que nos atendeu, e estará conosco inaugurando esta obra e mais que estão por vir" finalizou o Prefeito.

Fonte: Portal Afonso Cunha.

Vigilância Sanitária apreende quase duas toneladas de produtos com prazos vencidos em Chapadinha



Quase duas toneladas de produtos foram apreendidas na última semana pela Vigilância Sanitária em Chapadinha. As fiscalizações aconteceram em dias alternados em dois supermercados da cidade, um de médio e outro de grande porte.
Todo o material apreendido, com prazo de validade vencido, foi encaminhado para o aterro sanitário da cidade para a inutilização. Duas caminhonetes foram necessárias para a remoção de toda a mercadoria.

De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária, Edvar Júnyor, as fiscalizações continuarão, pois o consumo de produtos vencidos é um risco à saúde.
Consumir produtos vencidos é perigoso e pode acarretar sérios riscos à saúde. O consumidor deve verificar sempre o prazo de validade que consta no rótulo e não adquirir, em hipótese alguma, produtos com prazo expirado, mesmo que tenham vencidos há pouco tempo”, declarou o coordenador.


Só nesses três primeiros meses de trabalho a vigilância sanitária de Chapadinha realizou 227 inspeções; 51 reclamações foram recebidas, sendo que desse total, 50 foram atendidas e 45 solucionadas até o momento.
A vigilância também interditou dois estabelecimentos por não apresentarem condições aceitáveis de higiene, realizou duas ações educativas e quase duas toneladas de produtos impróprios para o uso ou consumo ( entre gêneros alimentícios, produtos de limpeza/higiene e medicamentos ) foram inutilizados, além de vários estabelecimentos estarem cumprindo prazo legal para adequação de suas atividades.
Para a coordenação da VISA os desafios ainda são grandes, mas o resultado dessas ações é fruto de trabalho e colaboração da população que tem apoiado denunciando as irregularidades e também a compreensão dos donos de estabelecimentos que buscam se adequar para evitar danos à saúde de seus clientes.

Por: Assessoria de Comunicação


https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger