E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Crueldade: Polícia encontra corpos de pai e filho enterrados no quintal de casa, em Araioses

Local onde estavam os corpos.

Os corpos de José de Arimateia, conhecido por Naura e de seu pai que estavam desaparecidos desde a noite de sábado para domingo foram encontrados na tarde de hoje, 27, no fundo do quintal da casa que eles moravam por moradores do povoado Capitão, distante 10 km de Araioses.
Os dois teriam sido cruelmente assassinados por bandidos da região, que depois levaram dinheiro, geladeira, fogão, entre outros pertences.
Naura era uma pessoa muito conhecida e querida aqui na cidade, pois estava sempre vendendo cascas vegetais para remédios caseiros. Falava bem de todos, estava sempre com um sorriso estampado no rosto e tinha um enorme carinho pelo pai. Os dois moravam no povoado Capitão, zona rural de Araioses.
Há informações de que centenas de moradores revoltados com a barbárie já destruiu uma casa de um dos suspeitos e que já está próximo da casa de outro suspeito para destruir tudo também

 A PRF está no local para evitar o linchamento do assassino.
Veja as imagens que chegaram ao blog do Foguinho, mostrando o clima tenso em Araioses.




Bandidos roubam agência dos Correios em Santo Amaro e fazem reféns

Correios de Santo Amaro
Mais um assalto a uma agência dos Correios foi registrado no início da tarde desta sexta-feira (27) no interior do Estado do Maranhão. A ação criminosa foi praticada na cidade de Santo Amaro por dois homens armados que fugiram do local em um quadriciclo roubado, levando dois funcionários como reféns, um deles era o gerente da agência que não teve o nome revelado.
De acordo com informações da Ascom da Secretaria de Segurança Pública de Estado, os reféns foram liberados no povoado Rio Grande e ninguém foi ferido. A quantia roubada do local ainda não foi divulgada.
As polícias Civil e Militar foram acionadas e realizam buscas na região. Um suspeito de ter facilitado a fuga dos bandidos já foi preso. Os dois meliantes armados ainda não foram localizados.

Do Blog do Minard

Prefeito Magno Bacelar e Danúbia Carneiro participam de encontros de Gestores de Educação do Estado do Maranhão.


Por: Blog do Foguinho, 27 de janeiro de 2017.

Na manhã desta sexta-feira, 27, o prefeito de Chapadinha, Magno Bacelar e a Secretária de Educação Danúbia Carneiro participaram em São Luis do encontro de gestores da Educação no Estado do Maranhão, com a presença do Secretário Felipe Camarão.

O encontro teve o principal foco, explanar aos secretários municipais todas as ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Educação aos prefeitos e secretários municipais com o objetivo de melhorar o IDEB e crescer os índices da Educação no Maranhão.

O Secretário de Estado Felipe Camarão apresentou programa, por programa e mostrou os documentos necessários para que os municípios possam captar recursos junto ao estado e as ações que podem ser realizadas em conjunto com a Educação.


A Secretária Danúbia Carneiro disse que este é um momento em que o município de Chapadinha precisa firmar as parcerias com estado e município “Estarei na próxima semana na SEDUC e já marquei uma audiência com o Secretário Felipe Camarão para discutirmos assuntos sobre os convênios que podem ser firmados e implantado em nosso município” disse Danúbia. 





Prefeitura de Anapurus abre licitação para contratação de empresas em diversas áreas.

Resultado de imagem para Licitações

Por: Blog do Foguinho, 27 de janeiro de 2017.

A prefeitura de Anapurus vai começar a farra de contratações com empresas para fornecerem para o município durante o ano 2017.

A prefeita Vanderly tem que tomar cuidado, pois já era pra está com estas estas publicações no Diário Oficial do Município, mostrando transparência no serviço público. Assim foi o discurso nos palanques "Total Transparência".

Recentemente a Justiça barrou diversas contratações de empresas nas cidades de Coroatá e Barreirinhas. Todo cuidado é pouco e se caso houver ilegalidade ou carta marcada, o problema pode piorar.

Vamos ficar de olho nesta transparência.

Veja o convite publicado no Diário Oficial do Maranhão.

Prefeita Vanderly Monteles.

A Prefeitura Municipal de Anapurus - MA, através de seu pregoeiro, torna público aos interessados que realizará às 08:00 horas(horário local) do dia 30 de Janeiro de 2017, na sala de reunião da Prefeitura Municipal de Anapurus(MA), na Av. João Francisco Monteles, nº 2001 - Centro, nesta cidade, na modalidade Pregão Presencial, tipo menor preço.

Veja em qual setores serão contratados.

1-Aquisição de combustíveis 

2-Fornecimento de material de expediente.

3-Fornecimento de material de limpeza.


4-Fornecimento de medicamentos, material hospitalar, material odontológico e laboratorial de interesse da Rede Municipal de Saúde de Anapurus


5-Contratação de empresa para executar os serviços de coleta, transporte e disposição final de resíduos sólidos urbanos





Sem desculpas, Vanderly vai ter que fazer o Carnaval de Anapurus.


Para tentar manchar a imagem da gestão anterior, a prefeita de Anapurus, Vanderly Monteles publicou uma matéria relatando que problemas encontrados na Secretaria de Cultura prejudicaria o carnaval na cidade, mas todo mundo sabe que não é bem assim, muito menos depois da decisão do governador Flávio Dino, seu aliado, anunciar que vai abrir as portas da Secretaria Estadual de Cultura para os municípios firmarem convênios.

Vanderly que já está em conversa com Flávio Dino, e seu aliado, o deputado e Secretário Neto Evangelista, firmarão o acordo para conveniar os recursos do carnaval. Sem desculpas, a prefeita vai ter que fazer o carnaval.

O governador Flávio Dino, durante reunião com o presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, prefeito Cleomar Tema (Tuntum), aprovou parecer normativo da Procuradoria Geral do Estado adotando novos procedimentos para que prefeitos e prefeitas possam retirar seus municípios da situação de negativação junto ao Cadastro Estadual de Inadimplentes (CEI).


A medida – que desburocratiza o processo e permite que os municípios sejam beneficiados com convênios e parcerias do governo estadual nas áreas da saúde, educação e assistência social – foi considerada como a primeira grande conquista deste ano para o municipalismo no estado, uma vez que, até o mês passado, a referente demanda acabava sendo judicializada, situação não vantajosa para nenhuma das partes envolvidas.

– Trata-se de uma grande conquista, no campo jurídico e administrativo, alcançada pelas cidades. Mais uma vez, o governador Flávio Dino mostra que tem compromisso com o fortalecimento do municipalismo no Maranhão –  afirmou Cleomar Tema.

Só para se ter uma ideia, os municípios tinham que aguardar, na maioria dos casos, a obtenção de uma liminar, cujo prazo demorava até 60 dias para ser concedida, e o estado acabava sendo condenado a pagar sucumbência de honorários.

O novo parecer normativo cumpre o que reza a Lei de Responsabilidade Fiscal que, desde 2000, determina que as sanções de suspensão de transferências voluntárias não eram aplicadas às ações de educação, saúde e assistência social.

Com o novo dispositivo, a partir de agora, os gestores devem adotar os seguintes procedimentos para regularizar a situação dos seus municípios: 

– deve ser suspenso ou baixado o registro de inadimplência no CEI pelo órgão responsável pela inscrição do município que, sob nova gestão, demonstrar que a responsabilidade pela aplicação dos recursos recebidos pelo órgão estadual e prestação de contas respectivas era de inteira responsabilidade do gestor anterior; 

 – será exigido do novo gestor que comprove semestralmente ao órgão concedente, mediante certidão, o prosseguimento das ações adotadas, sob pena de retorno a situação de inadimplência; 

 – não será obstado, por inscrição no CEI, a formalização de convênios e outras avenças com municípios quando as ações a serem conveniadas disserem respeito às áreas de saúde, educação e assistência social.

Prefeitos e prefeitas podem dirimir qualquer tipo de dúvida sobre o assunto mantendo contato com o setor jurídico da FAMEM, cujo telefone é (98) 2109 5417.

Prefeitura de Brejo entregou 201 cartões do Bolsa Escola.

Prefeito Zé Farias, Beneficiária, vice-prefeito José Renato e Sec. A. Social Cláudia.
A Prefeitura Municipal de Brejo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social entregou na manhã desta sexta-feira 201 (duzentos e um) cartões do Programa Bolsa Escola - Mais Bolsa Família, que chegarão às residências de alunos de 4 a 17 anos, já inscritos no CadÚnico e favorecidos pelo programa Bolsa Família, do Governo Federal. O valor, para auxiliar na compra de material escolar, estará disponível a partir de 72 horas.

O evento de entrega aconteceu no Sindicato dos Profissionais da Educação na Avenida Clube brejense e contou com a presença do Prefeito José Farias de Castro que se fez presente acompanhado do vice-prefeito, José Renato e dos secretários municipais; Cláudia do Gó (Assistência Social), Anselmo Mourão (Planejamento, Orçamento e Controle interno), Professor Adriano (Pesca) e demais autoridades municipais.
 

Ao fazer uso da palavra o prefeito frisou que a ação, além proporcionar mais dignidade aos alunos da rede pública, passa a obter produtos escolares que não teriam condições de obter, contribui ainda para redução da evasão escolar e a melhoria das condições de aprendizagem dos alunos de escolas públicas.

Lançado pela atual gestão do Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), o programa tem por objetivo garantir os recursos para a aquisição de materiais escolares de alunos.

O recurso será transferido diretamente por meio do cartão magnético tipo débito, que foi entregue. Com este cartão, as famílias beneficiárias do programa do Governo Federal no Maranhão poderão realizar compras de materiais escolares nos estabelecimentos comerciais credenciado, no próprio município.

Trabalho: Prefeito Magno Bacelar busca recursos no INCRA e com os deputados Júnior Marreca e Hildo Rocha.

Magno ao lado do deputado federal Júnior Marreca.

O prefeito Magno Bacelar não para de conversar com lideranças políticas e órgãos públicos em busca de recursos para Chapadinha.

Deputados.

Na tarde de quinta-feira, 26, ele teve reunido com o deputado Federal Júnior Marreca e com o deputado Federal Hildo Rocha. Nas conversas, Magno buscou emendas e convênios a ser firmado em Brasília para melhorar os repasses para o município.


Magno ladeado pela Secretária de Educação Danúbia Carneiro e pelo deputado federal Hildo Rocha.

Em entrevista, Magno destacou que “Chapadinha precisa muito destas parcerias para que obras sejam implantas em diversos setores como; saúde, infraestrutura e educação, e tudo isso só será possível com este diálogo com os nossos deputados”. Disse Magno.

INCRA.


Magno Bacelar também esteve na sede da Superintendência do INCRA do Maranhão, viabilizando recursos para estradas vicinais que serão de grande importância para os chapadinhenses. Magno disse que “no governo passado houve um convênio do INCRA, mas que a obra foi de péssima qualidade e as melhorias não chegaram ao homem do campo, porque a intenção foi de ganhar dinheiro e não de trazer benefícios. Agora é uma nova realidade, estamos buscando conveniar com o INCRA para que possamos interligar todas as localidades com estradas boas, bonitas e de qualidade, como o povo precisa e merece”, destacou o prefeito.



Três pessoas são presas acusadas de roubo em Urbano Santos


No dia 25 por volta das 02:15 da manhã, a equipe de Policiais Militares de serviço na cidade Urbano Santos - MA, foi informada através de ligação telefônica, de que três pessoas teriam acabado de realizar um roubo em uma loja naquela cidade, sendo 02 (dois) homens e uma mulher, que o trio andava em um carro de cor preta. De imediato a guarnição se deslocou até o local, onde comprovou a veracidade dos fatos, e de posse de mais informações iniciaram as busca para a captura do trio.

Todos os Policiais Militares daquela região começaram a diligenciar no intuito da localização dos suspeitos, quando no município de São Benedito do Rio Preto, ao avistarem os Policiais Militares, os suspeitos abandonaram o veículo Gol de cor preta, placas LVZ 2133 - Bom Jardim - MA, com todas as mercadorias dentro, onde embrenharam-se nas matas no Povoado São José dos Costas, sendo montadas várias barreiras policiais; que por volta das 06:40 horas foi presa Camila Cristina Vida Luz, 23 anos de idade, por volta das 08:30 horas foi preso Adailton Gomes da Silva, 39 anos de idade, e ao amanhecer do dia de hoje (26/01) foi preso o terceiro elemento Antônio Wanderson Macedo, todos naturais da cidade de Santa Inés - MA.


Os três possuem mandados de prisão em aberto, foram recuperados todos os objetos roubados no estabelecimento comercial, além de apreendido o veículo usado no roubo. Os acusados juntamente com a mercadoria recuperada e o veículo, foram entregues na delegacia de Polícia Civil da cidade de Urbano Santos, para que fosse tomada as providências atinentes ao caso.
https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger