E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Estudantes da UFMA de Chapadinha realizam na Câmara manifesto de repúdio da violência contra a mulher



Ao final da sessão parlamentar dessa quinta-feira, 13, estudantes universitários de Chapadinha, do Campus IV da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), fizeram uma manifestação em repúdio à violência contra a mulher no município.


Com faixas e bandeiras de movimentos estudantis os jovens buscaram despertar atenção do legislativo municipal para esse sério problema, que vitima muitas pessoas no município, estado, país e mundo todos os dias.

Os manifestantes entregaram aos parlamentares da casa uma carta, justificando os motivos da manifestação, e a iminente necessidade de combate a violência contra a mulher, seja física, ou sexual, que conseqüentemente viola os direitos humanos.


Para se ter noção do quão é necessário combater essa prática, vejamos alguns dados preocupantes:
- Pelo menos uma em cada 03 mulheres no mundo sofrem algum tipo de violência durante sua vida.

 A violência doméstica é a principal causa de morte e deficiência entre mulheres de 16 a 44 anos, e mata mais do que o câncer e acidentes de trânsito.

- Cerca de 70% das vítimas de assassinatos do sexo feminino foram mortas por seus maridos ou companheiros.

- Mais de 40% das ações violentas resultam em lesões corporais graves decorrentes de socos, tapas, chutes, amarramentos, queimaduras, espancamentos e estrangulamentos.

Texto : Blog Interligado e fotos: Blog do Foguinho.



Luis Fernando apresenta traçado da Estrada do Arroz



O secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, esteve nesta quinta-feira (13) no povoado Coquelândia para apresentar a proposta de asfaltamento da Estrada do Arroz. Na oportunidade, a população pode conhecer os detalhes de como deverá ficar a estrada que liga Imperatriz a Cidelândia.
- Estamos aqui mais uma vez, e agora para mostrar para a comunidade, para os empresários, para classe política, o traçado da tão sonhada Estrada do Arroz. Uma estrada de 64 quilômetros que é um marco divisor importante na economia da Região Tocantina – disse Luis Fernando Silva, após desembarcar no aeroporto de Imperatriz.
Na chegada a Imperatriz, Luis Fernando foi recebido pelo prefeito Sebastião Madeira e diversas lideranças políticas, empresariais, classistas e comunitárias da região.
Presentes os deputados estaduais, Léo Cunha, Antonio de Pádua e Antonio Pereira; os prefeitos Ivanildo Paiva (Davinópolis), Vanderlúcio Simão (São Pedro da Água Branca), Ivan Antunes (Cidelândia), Cícero Morais (Estreito) e Carla Batista (Vila Nova dos Martírios), além de secretários municipais, vereadores e assessores da regional do Governo do Estado.
Logo após, a comitiva do Governo do Estado, junto com as lideranças políticas, seguiu para o povoado Coquelândia, onde foi realizada uma audiência que reuniu os moradores dos nove povoados situados ao longo da via para a apresentação do projeto que será licitado.
Segundo Luis Fernando, a decisão de mostrar para população como o projeto será feito, justifica-se pelo fato de que ela utilizará a estrada e sabe quais são suas necessidades. Dessa maneira, a comunidade poderá contribuir com sugestões de alteração no traçado.
- O nosso trabalho, desde quando fui prefeito, é um trabalho feito com a sociedade, com a participação da população. Então, nós trazemos hoje uma visão preliminar do que será a estrada, o que nós vamos fazer nesse percurso para que população possa discutir conosco e apresentar sugestões para o aperfeiçoamento do projeto – explicou o secretário de Infraestrutura.
O prefeito Sebastião Madeira elogiou a iniciativa do secretário Luis Fernando em apresentar e discutir o projeto do traçado da Estrada do Arroz com a participação da comunidade.
- Queremos agradecer o empenho da governadora Roseana e do secretário Luis Fernando por essa obra, que sempre foi um sonho. Agora, é esperar a licitação e a assinatura da ordem de serviço – ressaltou Madeira.

CEMAR inaugura a Subestação de Mata Roma e Anapurus.


Por: Blog do Foguinho, 14 de Junho de 2013.

A CEMAR entregou na manhã de ontem, 13, a Subestação de Mata Roma e Anapurus, que vai fornecer energia elétrica com mais qualidade e potência no fornecimento.

Esteve presente na cerimônia de entrega a Prefeita de Mata Roma Carmem Neto, Vereadores e secretários representando o poder público Municipal.

Representando a CEMAR estiveram presente, Joaquim Milhomem Executivo de Relacionamento com Cliente da Região Leste, o Executivo de expansão do Sistema Elétrico Nilton Salgado, que é responsável pela construção da Subestação e das Redes de modo em geral, Marco Ulisses de Chapadinha e demais membros que fazem o setor da CEMAR no município.

Joaquim Milhomem, durante o seu discurso destacou a grande importância que é esta obra para estes dois municípios onde tem um Agência de atendimento que vai funcionar de 8h ao meio dia, para receber todas as reclamações do cliente, e a CEMAR disponibiliza também com a central de atendimento no 116 que funciona 24h.

Joaquim destacou que a nova Subestação tem muita potência, e que está disponibilizando de  2 alimentadores onde vai atender as áreas Urbanas e Rurais de Mata Roma e Anapurus.

Esta inauguração serviu para conhecer as novas instalações, e Joaquim Milhomem disse que este momento é tão importante, que comparou como se fosse a chegada de um asfalto ou algo parecido, que traz, progresso e desenvolvimento, deixando as duas cidades preparadas para receber grandes indústrias, melhorando a qualidade de vida da população.

Antes desta subestação a energia fornecida, havia a um percurso de 30 Km de Chapadinha para Mata Roma, onde acontecia muito acidentes nas redes elétricas e prejudicava o fornecimento nos dois municípios. Com essa subestação vai triplicar a qualidade e potência da energia elétrica, disse Joaquim Milhomem.


A Prefeita Carmem Neto, disse que, o município tinha muitos problemas no fornecimento, que era de péssima qualidade, e que todos os dias por volta das 6 horas da tarde tinha muitas quedas de energia. 

A prefeita destacou que, após a nova subestação o funcionamento já mostrou melhoras, agradecendo a CEMAR pela grande obra e a presença das autoridades, dos vereadores e a população presente, finalizou Carmem Neto.

A prefeita de Anapurus, Tina Monteles, por problemas de datas não foi possível se fazer presente na inauguração, mas os Secretários municipais participaram da entrega desta grande obra no município.





Acidente! Colisão entre duas motos no centro de Chapadinha


Por: Blog do Foguinho, 14 de Maio de 2013.

O Fim de semana chegando e os acidentes começam a acontecer em Chapadinha, na manhã desta sexta-feira, 14, aconteceu uma colisão entre duas motocicletas no centro da cidade.


Segundo populares contaram ao Blog do Foguinho, que o “Cabo Afonso” estava com uma mulher na garupa e vinha na moto Broz vermelha da Rua Sebastião Archer e colidiu com uma mulher que estava em uma moto XLR Azul, que vinha na Rua Benjamim Ferreira, no cruzamento do Bar do Briza.

No momento da colisão a mulher da moto XLR Azul cortou o pé nos Raios da motocicleta e a mulher que vinha com o cabo Afonso bateu a cabeça no chão, em seguida foram socorridas e levadas para o HAPA onde receberem o atendimento médico.


https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger