A câmara municipal dos vereadores de Chapadinha aprovou por unanimidade na sessão parlamentar do último dia 31 o projeto de lei de autoria da parlamentar Francisca Aguiar, que trata da obrigatoriedade de inclusão da Educação para o Trânsito em meio às disciplinas curriculares do ensino fundamental e médio das escolas da rede pública do município.
O projeto de Nº 07/2012, destaca como principais objetos:
I – Conscientizar crianças e adolescentes sobre a responsabilidade social no trânsito;
II – Reduzir as ocorrências relativas a acidentes e violência no trânsito;
III – Educar os futuros condutores com princípios de cidadania.
Com a aprovação do projeto a disciplina terá que ter como conteúdo programático:
I – Material pedagógico contendo o Código de Trânsito Brasileiro editado em linguagem adequada à faixa etária a que se destina;
II – Aulas expositivas com apresentação de dados estatísticos sobre trânsito, ministradas por professores habilitados, conforme regulamento;
III – Aulas práticas, dentro e fora da escola.
Francisca Aguiar usou como justificativa para o projeto as atuais estatísticas que apontam a falta de responsabilidade dos condutores e a crescente violência no trânsito.
"Entendemos que se faz necessária uma educação de base com vista à formação dos futuros condutores, de modo a promover valores de cidadania e consciência social, desde que tenham idade". Disse.
A parlamentar incrementa sua justificativa dizendo:
“É preciso que a educação para o trânsito comece nas escolas, vislumbrando-se resultados positivos para o futuro da cidade”. Francisca Aguiar.
Extraído do Interligado