E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Como Barreirinhas descobriu uma nova vocação econômica...


Quando se fala em Barreirinhas automaticamente se pensa em turismo. Nada mais natural, afinal, há décadas, essa é a principal atividade econômica da cidade. Mas, além de paisagens cinematográficas, dunas espetaculares, praias paradisíacas, riachos de água límpida e natureza exuberante, o município também possui aptidão agrícola muito grande, atividade econômica existente antes mesmo da exploração turística.
Se bem explorada, a agricultura poderá vir a ser uma alternativa bastante viável para milhares de famílias que residem na área rural, pois o mercado consumidor de hortifrutigranjeiros em toda a região turística dos lençóis é muito grande.
Durante visita ao município, neste fim de semana, acompanhado do engenheiro agrônomo e líder político Raimundo Branco, o deputado Federal Hildo Rocha, constatou os bons resultados de um projeto agrícola financiado com recursos do governo federal, no Povoado Palmeiras dos Reis.
“Barreirinhas não é só turismo. O município tem potencialidade para o desenvolvimento de atividades econômicas rurais como a agricultura e a piscicultura. Saio daqui feliz vendo o bom exemplo desse projeto agrícola de produção consorciada que vem recebendo recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar” declarou Hildo Rocha.

Veja o vídeo.
Sustentabilidade
O deputado destacou a organização da comunidade e lamentou a falta de apoio do governo municipal. “A gente percebe que as pessoas estão com vontade de trabalhar e produzir. Mas é uma pena que o governo municipal não dê o devido apoio. Os acessos são ruins, a ponte sobre o riacho está quebrada. Isso dificulta a vida das crianças, dos professores e da comunidade em geral. Falta comprometimento, a prefeitura tem que se envolver apoiando projetos desse tipo. Isso é uma obrigação do município”, declarou Rocha.
“A sustentabilidade ocorre quando as comunidades podem produzir, garantir o sustento das famílias e viver bem no local que escolheram para morar”, ressaltou.
Cidadania
Raimundo Branco explicou que o sucesso alcançado pelos agricultores familiares de Palmeira dos Reis só foi possível porque hoje existe a segurança jurídica das terras. “Este projeto foi iniciado há muito tempo. Nós demos o primeiro passo ao promovermos a regularização fundiária”, recordou. 
“Aqui temos um exemplo de cidadania. O trabalhador rural é tratado como gente, tem a oportunidade de produzir e se desenvolver, morando na sua área, evitando o êxodo rural, fazendo com que as pessoas deixem de ir para as cidades passar fome e necessidade”, disse Branco.
O agrônomo enfatizou que é possível se obter bons resultados, desde que se tenha um trabalho comprometido. Para exemplificar, citou o apoio do deputado Hildo Rocha. “Sempre que eu reivindiquei algo para as comunidades o deputado me apoiou”, afirmou.
Regularização fundiária
Na condição de diretor do Instituto de Terras do Maranhão (Iterma), Branco atuou com reconhecida eficácia na regularização fundiária, durante o Governo de Roseana Sarney.
“Estamos aqui para mostrar que é possível fazer”, enfatizou.  “A única coisa que eu tenho a lamentar é que o poder público municipal não faça a sua parte. Precisamos do apoio da prefeitura e também do governo estadual. O governador Flávio Dino tem que descer do palanque e olhar para os trabalhadores rurais de Barreirinhas”, enfatizou Raimundo Branco.
Manoel Navegantes, líder da comunidade beneficiada agradeceu o empenho de Raimundo Branco e do deputado federal Hildo Rocha. “O projeto teve a participação deles e agora eles vieram comprovar o que foi feito. O resultado esta aqui. É gratificante”, declarou.
“É a primeira vez que nós recebemos a visita de um deputado federal durante o seu mandato sem ser na época de eleições. Isso mostra o compromisso com a nossa comunidade”, disse o presidente da Associação dos Moradores, Leonardo do Espírito Santo de Jesus Júnior.
Vocação econômica
Os resultados que começam a aparecer são reflexos do trabalho realizado ainda no mandato da ex-governadora Roseana Sarney que promoveu a regularização fundiária ação que teve a participação efetiva de Raimundo Branco com o apoio político de Hildo Rocha. O impulso seguinte veio do governo federal por meio do Pronaf.
Com a segurança jurídica garantida, foi possível obter-se o financiamento público; as sementes foram lançadas; os frutos estão brotando; e a vida das comunidades rurais está melhorando. Barreirinhas descobriu uma nova vocação econômica.


0 comentários em “ Como Barreirinhas descobriu uma nova vocação econômica...”

Postar um comentário

https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger