O advogado Carlos Sérgio disse ontem, em entrevista exclusiva ao blog, que o processo por improbidade administrativa que a prefeitura moveu contra Isaías Fortes – e que gerou muita discussão e uma suposta crise interna -, era necessária para tirar o município da inadimplência. Carlos Sérgio disse ainda que não há intenção de perseguir ou prejudicar o ex-prefeito e aliado de Belezinha, mas apenas cumprir uma exigência burocrática dos órgãos estaduais e federais.
"O município só fez aquilo que era necessário fazer. A administração é uma coisa e a política é outra. A prefeita Belezinha tem Isaías como um aliado e amigo. Portanto, jamais faria aquilo que obrigatoriamente não tivesse que ser feito" declarou o advogado.
Carlos Sérgio também comentou sobre as queixas do ex-prefeito publicadas e reverberadas na imprensa local. Segundo ele, Isaías tinha conhecimento da ação ajuizada. "Eu sou testemunha disso. O Isaías sabia da necessidade de o município ajuizar essa ação. Além disso, se é uma irregularidade pequena e de fácil solução, melhor ainda para o ex-prefeito, que não terá nenhum prejuízo em decorrência da ação. Isaías é uma grande liderança, merece e tem o nosso respeito", ponderou.
Na opinião do advogado, trata-se mais de uma questão burocrática do que uma causa de natureza política. "Há uma burocracia enorme nesses órgãos. Sempre exigindo ações, sempre exigindo liminares. O governo federal tem até que pensar melhor isso. Às vezes nós vimos municípios que passam anos para receber recursos por conta de gestões anteriores. E muitas vezes essas exigências são meramente formais. Talvez não precisasse tanto rigor assim para serem retiradas e para que o município pudesse celebrar novos convênios. Mas infelizmente isso não depende só de nós", justificou.
No caso da prefeitura de Chapadinha, explicou Carlos Sérgio, a orientação dos advogados é para adotar todas as medidas adequadas para poder tirar o município da inadimplência. "Graças ao esforço de assessores e da procuradoria jurídica, nós conseguimos nesse momento retirar todas as inadimplências do município de Chapadinha, que agora poderá celebrar convênios com órgãos federais e estaduais".
Ivandro Coêlho, professor e jornalista.