O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de
Infraestrutura (Sinfra), vem desenvolvendo um grande programa
rodoviário, que inclui construção, restauração e conservação de estradas
em todo o estado. Também realiza obras civis e de mobilidade urbana de
relevância estruturante, como o Espigão Costeiro da Ponta d’Areia e a
Via Expressa, em São Luís.
- São obras estruturantes realizadas por determinação da
governadora Roseana Sarney e em todo o Maranhão. O governo está levando
asfalto a todos os municípios, melhorando a qualidade de vida da
população, facilitando o deslocamento das pessoas e melhorando o
escoamento da produção – declarou o secretário de Infraestrutura, Luis
Fernando Silva.
Segundo o secretário, dos 4 mil km do total de estradas pavimentadas
até hoje em todo o estado, 2 mil km foram obras da governadora Roseana.
- Por sete anos não houve restauração ou conservação de estradas,
no Maranhão. Com o retorno dela ao governo, em 2009, esse trabalho foi
retomado e também ampliado com obras de pavimentação de estradas,
interligando todos os municípios – assinalou Luis Fernando.
Nessa grande ação o governo priorizou 14 municípios, que em breve
serão interligados, via pavimentação, a importantes eixos rodoviários –
MAs ou BRs.
Serão mais 500 km de malha viária que receberão asfalto, com
investimentos de R$ 600 milhões, obras que beneficiarão mais de 3
milhões de habitantes.
- O Maranhão se tornará o primeiro estado nordestino a garantir
acesso por asfalto a todos os seus municípios – afirmou o secretário, ao
informar que as estradas deverão ser inauguradas até abril de 2014.
Outras duas grandes obras estruturantes e fundamentais para o
desenvolvimento econômico do estado, de responsabilidade da Sinfra, são o
Anel da Soja e a Estrada do Arroz, que irão beneficiar municípios das
regiões tocantina e sul do Maranhão.
Em visita à Agrobalsas, no mês de maio, durante ações do Governo
Itinerante, a governadora Roseana Sarney assinou edital de licitação
para construção do Complexo do Anel da Soja, essa que é uma antiga
reivindicação dos produtores da região sul do Maranhão. Serão 300 km de
circuito rodoviário pavimentado, que irá facilitar o escoamento da
produção de grãos e reduzir o custo com frete.
- Essa obra dará um novo salto na produção de grãos, criando mais emprego e renda na região – afirmou o secretário.
Já a Estrada do Arroz, que liga os municípios de Imperatriz e
Cidelândia, terá seus 51 km de extensão pavimentados pelo Governo do
Estado. Os recursos já estão assegurados e a obra será iniciada no
segundo semestre de 2013, com prazo de entrega no fim de 2014. Além de
grãos, a pavimentação da estrada irá facilitar o escoamento da produção
leiteira da Região Tocantina, em torno de 300 mil litros de leite/dia.
- Essa é outra obra importante que viabilizará o escoamento da produção – frisou Luis Fernando.
Obras civis e de mobilidade urbana
Uma das grandes obras civil que a Sinfra vem realizando, em São Luís,
é o projeto de urbanização do Espigão Costeiro da Ponta d’Areia, orçada
em 32 milhões, e que irá transformar aquela área no novo cartão postal
da cidade e num espaço de lazer para a comunidade local e turistas.
O projeto teve início com a construção do quebra-mar com a finalidade
de conter a erosão no local. Agora, as obras de urbanização estão a
todo vapor, com a construção do braço do espigão, de 128 metros de
extensão e 8,2 metros de largura, que proporcionará a edificação da
Marina da Ponta d’Areia e garantirá a chegada das embarcações na região
de forma mais segura.
A urbanização prevê a instalação de quiosques de conveniência, bancos
e um grande calçadão que pode ser utilizado para práticas esportivas,
como ciclismo, corrida e caminhada. Inclui ainda a construção de um deck
feito a partir de madeira reaproveitada, que contará com palmeiras
imperiais como item de ornamentação, além de iluminação, pavimentação,
fixação de proteção lateral, locais para coleta de lixo, pontos de
observação, entre outros espaços paisagísticos.
Outra obra de impacto infraestrutural realizada pelo Governo do
Estado na capital maranhense é a Via Expressa, cuja primeira etapa já
foi entregue, compreendendo trecho de 2,5 km ligando a Avenida Carlos
Cunha ao bairro Cohafuma, com três faixas, sendo uma exclusiva para
ônibus, além de ciclovia. A obra avança agora até o Maranhão Novo.
A integração viária da Ilha, abrangendo os quatro municípios – São
Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa – é outro projeto
impactante: o chamado Anel Metropolitano, cujo primeiro já teve
elaboração de projeto autorizado e corresponde à obra de duplicação da
MA-203, a partir do trecho do colégio Marista, no Araçagi até a Raposa.
Na semana passada, em Raposa, o Governo do Estado entregou o Porto do
Braga, que foi totalmente reconstruído e urbanizado, com investimentos
de R$ 3.951.716,81. A obra beneficia cerca de 10 mil pescadores que
trabalham no município, responsáveis por uma produção de 10 mil
toneladas/dia de pescado.
O secretário Luis Fernando destaca ainda como obras civis de grande
relevância as reformas do Estádio Castelão e a Biblioteca Pública
Benedito Leite, em São Luís, além de mercados e estações rodoviárias no
interior do estado.