No Maranhão são 15.928 agricultores familiares no aptos a receber o benefício, o que significa que, em havendo perda de suas lavouras, ocasionada pela estiagem ou enchentes, eles recebem R$ 760,00.
"Após a vistoria e a emissão dos laudos, o MDA avalia se houve perdas nas lavouras e, em caso de confirmação, os agricultores recebem o benefício em 45 dias, em média", informou Gabriel Silveira, destacando a necessidade de observância dos prazos pelos prefeitos.
ao todo, estão participando do programa na safra 2013/2014, os municípios de Afonso Cunha, Anapurus, Belágua, Brejo, Buriti, Cantanhede, Capinzal do Norte, Chapadinha, Codó, Coelho Neto, Coroatá, Dom Pedro, Duque Bacelar, Itapecuru-Mirim, Mata Roma, Matões do Norte, Miranda do Norte, Nina Rodrigues, Paulino Neves, Pedreiras, Pirapemas, Presidente Vargas, Santa Rita, São Benedito do Rio Preto, São João do Sóter, Timbiras, Timon, Trizidela do Vale, Tutóia e Vargem Grande.
Na safra 2013/2014, os novos municípios que aderiram ao Garantia Safra no Maranhão foram Capinzal do Norte, Coelho Neto, Timbiras e São João do Sóter.