E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Prefeita Belezinha visita o HAPA mostrando os avanços da Saúde e fala sobre Hospital de 50 leitos



O Blog do Foguinho fez uma expectativa sobre a real situação do HAPA, que estava sendo divulgados em Redes Sociais, mais na verdade o Secretário nunca tinha aberto as portas para a mídia local e mostrar de perto a verdadeira situação do Hospital Antonio Pontes de Aguiar, (HAPA).


Hoje, 23, o Blog recebeu um convite para acompanhar a visita da prefeita municipal dentro das unidades do HAPA, e mostrar os avanços na Saúde dentro do Hospital.
A prefeita estava acompanhada  por dois vereadores: Raimundinha e Muricí, e logo após fizeram uma visita para ver de perto como estava sendo executado o trabalho dos médicos, enfermeiros, técnicos e toda equipe. Visitando todos os setores e principalmente o atendimento dos pacientes dentro da unidade do setor da emergência até o setor da Obstetrícia.


O setor de Nutrição estava bastante rico em alimentação e uma diversidade de frutas verduras, legumes, frango e carne Bovina.  Toda essa refeição tem um acompanhamento de um nutricionista que avalia diariamente todos os pratos feitos por cozinheiras capacitadas e treinadas para o preparo de uma boa alimentação para os pacientes.

O setor onde ficam os internados ou observação, recebeu colchões novos e todos têm um acompanhamento médico que avalia a saúde dos pacientes diariamente.
O setor de pediatria e obstetrícia foi um grande avanço, a Secretaria de Saúde conseguiu equipamentos novos para os setores de neotologia, como berço pediátrico aquecido, que serve para crianças prematuras e que nascem com problemas ou abaixo do peso, todas as crianças do RN (Recém-nascido), estão recebendo os cuidados especiais.

O Maior avanço na Saúde de Chapadinha foi às realizações de cirurgias, “Ortopédicas” que segundo a enfermeira responsável pelo setor, este serviço não era feito há 05 anos em Chapadinha, mas pouco menos de um mês, essas cirurgias podem ser feita no HAPA. Inclusive hoje, segundo o Técnico de enfermagem, três pacientes já estariam sendo avaliada para ser feitas as cirurgias ortopédicas com muita das vezes colocadas pinos e placas.
O setor recebeu todo material necessário para as Cirurgias, inclusive uma “Autoclave” nova para esterilizar os materiais de procedimentos. A outra conquista foi reativar os quatros carros de anestesia que estavam parados a um bom tempo, e agora vai voltar a funcionar normalmente.
Jainara intensificou que a Anestesista e o Ortopedista, trabalham de segunda-feira a Domingo 24hs, para manter as cirurgias que são necessárias a ser realizadas dentro do HAPA.



A Coordenadora de enfermagem Jainara Almeida, disse que além dessas Cirurgias, o Centro Cirúrgico passou por uma ampliação, sendo que as salas que antes funcionavam como depósito, hoje fazem parte do Centro Cirúrgico e servem também para realizar outras Cirurgias como: Apendicite, Cesariana, Perinioplastia e outras que já fazem dentro da Unidade.

Jainara ainda falou sobre o atendimento das crianças. Que todas têm um acompanhamento médico e da enfermeira, com toda medicação necessária para a saúde da criança ou recém-nascido.

O setor da Farmácia,
 Esse era o mais criticado na gestão anterior, por falta de medicamentos. As funcionárias do setor destacaram que em menos de um mês não falta nenhum medicamento e a farmácia do HAPA está lotada de material necessário para suprir as necessidades do Hospital, Ex: Soro fisiológico, ampola de remédio, Luvas de procedimento, esparadrapo, seringas, algodão e muito mais.
O funcionário responsável pela as Ambulâncias, falou que, hoje o HAPA dispõe de três veículos, e a partir de fevereiro o secretário de Saúde Charles Bacellar, já conseguiu mais duas ambulâncias, inclusive uma delas será destinada para a Zona Rural.

A sala de Raio X ganhou um aparelho novo e moderno, que já está sendo instalado para a realização do trabalhos na sala.

A Prefeita enfatizou que esta é uma equipe multidisciplinar, que forma o HAPA, e que dentro da unidade hoje, contém 81 leitos, sendo: (Clínica Médica e Cirúrgica: 22 leitos), (Pediatria: 16 leitos), (Obstetrícia: 26 leitos), (Observação pediátrica, 05 leitos), (Observação de emergência 07 leitos), (Observação Ortopédica 05 leitos). Total 81 leitos.

Belezinha destacou sua escolha no nome do Secretário de Saúde Dr. Charles Bacellar e seus coordenadores. Uma novidade que ela vai fazer dentro do HAPA, vai ser ampliar o espaço para que possa ser criados mais leitos, será um trabalho por etapa, mas de grande importância para a unidade.

Construção do Hospital de 50 leitos do Governo do Estado
Belezinha faz a doação do Terreno

A prefeita falou sobre a construção do Hospital de 50 leitos do Governo do Estado em Chapadinha. Ela citou da vinda da equipe da Secretaria de saúde para visitar o espaço onde será construído o Hospital. Belezinha deixou bem claro que o terreno foi doado por ela, um terreno de propriedade sua, que já está sendo feito toda documentação de doação para a construção. As máquinas já vão começar a trabalhar na limpeza, após o término, a empresa responsável pela construção dará início às obras para que Chapadinha possa ser beneficiada com este grande projeto voltado para a saúde do povo do município. O Terreno está localizado próximo a UFMA.




























4 comentários em “Prefeita Belezinha visita o HAPA mostrando os avanços da Saúde e fala sobre Hospital de 50 leitos”

  • 24 de janeiro de 2013 às 00:04
    Unknown Disse:

    Pela primeira vez, desde quando cheguei aqui em chapadinha há dez anos vejo que já temos em poucos dias de nova administração uma saúde digna de atendimento ao público!Parabéns pelos trabalhos e para cada cidadão que apostou ou não pela mudança para esta cidade!

    delete
  • 24 de janeiro de 2013 às 07:41

    Parabéns prefeita. Sua visita ao HAPA é uma prova de que realmente tem vontade e disposição para realizar um trabalho digno de bom gestor público. Além é claro de demonstrar comprometimento em melhorar a saúde pública de Chapadinha. Com isso quem ganha é o povo, principalmente as pessoas mais humildes. Vá em frente! Você está no caminho certo.

    delete
  • 24 de janeiro de 2013 às 14:26
    Unknown Disse:

    Se já são precárias as acomodações do HAPA meus caros chapadinhenses, onde não espaço para mais nada com superlotação de funcionários como anda divulgando a mídia. Entretanto ate setor de Observação atrás da do posto de emergência já foi montado com simples divisória sem porta, totalmente aberto e sem estrutura nenhuma, enquanto uns rezam para São Pedro mandar chuva à administração do HAPA reza para que não chova, pois neste setor que foi criado, pacientes precisam de guarda chuvas, sem falar na podridão que fica todos os setores no momento de chuva, ESGOTO PURO!Por favor, alguém avise a direção do HAPA que existe em Chapadinha Serviço de Limpa Fossa ao menos para “MAQUIAR” a situação, e ter o mínimo de respeito para os que estão ali em recuperação, já que são grandes as projeções deste governo para o HAPA.
    Olá Chapadinhenses amigos, tem alguém que sabe como a atual administração hospitalar de Chapadinha fez para lotar DOIS Hospitais em UM, pois ate onde fui informado no famoso e precário HCC tinham cerca de 90 leitos para Obstetrícia e Pediatria e no HAPA, agora todo poderoso só 50 "leitos" para os demais enfermos. Entretanto se com media de 140 leitos não era suficiente, como hoje tendo apenas media 70 suprirá a necessidade de uma cidade que tem o titulo de "PLENA”, e no mais uma cidade precisa no mínimo de um Hospital com 100 leitos para manter este "TITULO"?
    CARACTERÍSTICAS DA CONDIÇÃO DE GESTÃO PLENA DA ATENÇÃO BÁSICA
    Toda a rede de unidades prestadoras de serviços básicos de saúde fica vinculada ao gestor municipal, que é o responsável por todas as atividades de gestão e execução da assistência ambulatorial básica composta pelos procedimentos incluídos no piso assistencial básico (PAB), das atividades básicas na área de vigilância sanitária incluídos no PBVS e das atividades básicas na área de vigilância epidemiológica e de controle de doenças. O gestor municipal elabora sua PPI, em conjunto com os outros municípios envolvidos na organização da rede de serviços regionalizada e hierarquizada, garantindo a referência intermunicipal básica e de média e alta complexidade, sempre em relação gestor/gestor e mediada pelo estado. É o responsável pelas autorizações de internações hospitalares e de procedimentos de alto custo/complexidade (salvo decisão contrária da CIB). Realiza as atividades de cadastramento, controle, auditoria, acompanhamento e avaliação de todos os prestadores da assistência básica. Resumindo Chapadinha como PLENA recebe verba dos outros municípios envolvidos para atender os pacientes destes. Ex.: Chapadinha ganha para receber pacientes de Anapurus, Mata Roma, Brejo, Vargem Grande, Nina Rodrigues, São Benedito do Rio Preto, Urbanos Santos, Belagua e etc.

    delete
  • 24 de janeiro de 2013 às 14:31
    Unknown Disse:

    Ah! quantos Pediatras “PEDIATRAS” estão atendendo no Todo Poderoso HAPA, e quais os dias ?

    delete

Postar um comentário

https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger