Enquanto a grande maioria dos municípios brasileiros enfrentam enormes dificuldades em pagar seus servidores, o prefeito José Farias de Castro vem cumprindo rigorosamente seu compromisso com o funcionalismo municipal de manter em dia a folha de pagamento.
O município vem enfrentando uma acentuada queda na receita líquida em 2017. Mas nem mesmo com a queda do FPM a prefeitura deixou de honrar com os seus compromissos. Em Novembro de 2016 na gestão de Omar Furtado, foram transferidos aos cofres municipais R$ 5.391.175, 79, os repasses de novembro deste ano fora apenas R$ 3.174.763,72. Uma queda de mais de dois milhões e duzentos mil reais.
O secretário municipal de finanças, afirmou que, apesar do cenário de crise que o país atravessa, a Prefeitura vem se antecipando ao calendário de pagamento previsto para o servidor. Neuton Martins ressalta o empenho do prefeito Zé Farias, que desde o início da sua gestão paga em dia a folha de servidores do município.
“O prefeito Zé Farias está priorizando o pagamento do funcionalismo e garantindo aos servidores que possam realizar seus compromissos e planejamentos. Esta é uma determinação do prefeito e que mostra seu compromisso com os servidores municipais em meio a crise”, destacou o secretário.
O secretário destacou ainda que outros estados e municípios tem anunciado o parcelamento, atraso do pagamento de servidores ou até mesmo demissões, mas, em Brejo, os vencimentos têm se mantido em dia. “Estamos cumprindo, mesmo diante do tenebroso ambiente de recessão da economia e do cenário de desequilíbrio financeiro vivido no país”, analisa o secretário.
Neuton destacou que, para isso, a Prefeitura de Brejo trabalha na otimização e aprimoramento da sistemática de gestão de despesas, atendendo a uma determinação do prefeito de austeridade no uso e na administração das contas públicas.
“Estamos focados em iniciativas para recuperação da receita, com planejamento e um trabalho de monitoramento constante, que vai nos possibilitar cumprir com esta e com outras obrigações do nosso município”.