Após pagar R$ 2.570.465,09
em 2015 e renovar o contrato no valor de R$5,6 milhões em 2016 com a Heringer
Taxi Aéreo, o governo Flávio Dino lançou nesta terça-feira (14), um novo edital
para contratação de aeronaves, sendo um jato executivo e outra turbo hélice. No
novo contrato está estipulado um valor de R$ 7.732.800,00. Porém o que
chama atenção é a necessidade da administração estadual contratar duas
aeronaves as vésperas de 2018, ou seja, sugere que os aviões podem ser
utilizados por secretários/candidatos a fim de viabilizarem suas candidaturas
para a próxima eleição estadual.
O contrato deve beneficiar principalmente os
secretários/candidatos a deputado federal e estadual do PCdoB, uma vez que o
partido tem uma meta estratosférica de ampliar sua bancada.
Para uso do jatinho executivo, está previsto a rodagem de 144
mil km por ano, o que equivale a pelo menos 61 viagens de São Luís ao aeroporto
de Guarulhos em São Paulo, como é especificado no próprio edital. Já para a
aeronave turbo hélice está sendo estipulado o uso por 240 horas de voo por ano.
O segundo avião seria usado basicamente no Maranhão e poderia atingir quase 200
viagens, uma vez que a distâncias entre cidades maranhenses não possibilitam
que voos sejam superiores a duas horas.
A licitação
da contração das aeronaves vai acontecer no dia 24 de fevereiro, um dia antes
de começar o carnaval, não tinha data melhor para celebrar uma farra. A empresa
que deve vencer o pregão presencial deve ser uma do sul do país que já tem
expertise em jatinhos executivos.
Outra peculiaridade do edital da licitação é
a exigência para que as duas aeronaves possuam no minimo sete lugares para
passageiros, ou seja, a farra vai contemplar muitos membros do executivo
estadual.
Vale lembrar também que no inicio do seu
governo, Flávio Dino (PCdoB) anunciava a todos os cantos que estava dispensando
o uso de jatinhos para suas viagens interestaduais, inclusive utilizava as
redes sociais para divulgar sua postura, porém o que se percebe é exatamente o
contrário, o gasto de milhões com jatinhos executivos e aviões bi-motores.
Quando o comunista ainda não era governador,
ele afirmava: “se
eu tivesse em um jatinho eu estava só nesta viagem gastando R$49 mil, prefiro
não gastar e revertê-lo em obras e mais saúde para o nosso povo que foi sofrido
durante esse tempo todo”. Foi só entrar no Palácio dos
Leões que ele esqueceu esse pensamento.
Aeronaves
As características das
aeronaves são as seguintes e provavelmente as que prestem o serviço vão ser as
da imagem aqui publicadas.
Jatinho
executivo – Aeronave
biturbina com capacidade mínima para 07 (sete) passageiros (não sendo
considerado para tal quantitativo o assento sanitário – potty seat) e 02 (dois)
tripulantes (piloto comandante e copiloto), com autonomia para voos diretos nos
trechos São Luís-Ma (SBSL)/São Paulo-SP (SBSP – AEROPORTO DE CONGONHAS), no
trecho São Paulo-SP (SBSP – AEROPORTO CONGONHAS)/São Luís-MA (SBSL), São
Luís-MA (SBSL)/São Paulo (SBGR – AEROPORTO GUARULHOS) e São Paulo (SBGR –
AEROPORTO GUARULHOS)/São Luís-MA (SBSL).
Avião turbo
hélice – Aeronave bimotora, turbo-hélice com
capacidade para no mínimo capacidade mínima para 06 (seis) passageiros (não
sendo considerado para tal quantitativo o assento sanitário – potty seat) e 02
(dois) tripulantes (piloto comandante e copiloto), autorizada na categoria
Transporte Aéreo de Passageiros (TPX), que opere em pistas pavimentadas e não
pavimentadas (cascalho) com 1300 m (mil e trezentos metros), alcance mínimo de
2.300 km (dois mil e trezentos quilômetros). A Aeronave ficará baseada no Aeroporto
Marechal Hugo da Cunha Machado em São Luís-Ma, à disposição da Contratante, em
regime de exclusividade.
Do Diego Emir.