Município ganhará quadras poliesportivas, creches, escola com 12 salas de aula, calçamento rural e urbano entre outras obras.
Por William Fernandes – Terça, 28 de janeiro de 2014
Dando prosseguimento ao plano de erradicação do déficit habitacional no município, a prefeita de Anapurus, Tina Monteles, acompanhou, na manhã desta terça (28) o início da construção de 40 casas populares no Bairro Santo Antonio e outros bairros da cidade.
[Observação: por problemas na conexão de internet, não foi possível postar as demais fotos hoje. Estamos trabalhando com capacidade limitada de uploads. Estamos aguardando a normalização da conexão, que acontecerá nesta quarta].
A gestora foi acompanhada de secretários municipais, vereadores, equipe da secretaria municipal de Assistência Social, representantes da empresa que vai construir as casas e de alguns dos beneficiários do programa, que irão receber as primeiras unidades residenciais.
O lavrador José Clodoaldo, de 46 anos, casado, pai de cinco filhos, era só felicidade ao receber a equipe da prefeita e da construtora, no local onde sua casa será construída. “Eu nunca perdi as esperanças de um dia ter minha própria casa e hoje, graças a Deus, estou tendo essa alegria de receber a prefeita Tina com o pessoal que vai construir nossa tão sonhada casa”, revelou o lavrador.
O jovem Valmilson Silva Martins, de 27 anos, também irradiava alegria. “A alegria é imensa. Sempre morei com meus pais e hoje, que eu tenho uma mulher e um filho pequeno, estou tendo a oportunidade e o prazer de realizar o sonho da casa própria. Esse é um momento muito alegre e quero agradecer à prefeita por nos proporcionar este momento”, disse Valmilson.
A dona de casa Heloísa Peres Sousa, esperou bastante por este momento. “Tenho duas filhas, uma de 10 e outra de cinco anos e esse tempo todo eu morei com minha mãe, por não ter uma casa própria. Agora a situação muda. Estou ansiosa por esse momento”, disse.
“É uma felicidade inexplicável. Sempre Foi meu sonho ter o meu lugar e ter nesse momento a oportunidade de receber a equipe que vai construir minha casa é uma sensação indescritível”, destacouLouise dos Santos Ramos, de 25 anos, que é casada e tem um filho.
De acordo com Eronildes Viana, dono da construtora DS Lopes, o prazo para a entrega das casas é de oito meses, caso não haja nenhum atraso no repasse das verbas pelo Governo Federal. “Nossa prioridade é a qualidade da obra, as condições de trabalho dos operários e o plano de execução da obra, com criteriosa escolha dos terrenos para que as casas não venham a apresentar problemas no futuro”, esclareceu.
A empresa já visitou os terrenos onde as casas serão construídas e informou que a prefeitura corrigiu os que apresentavam topografia ruim. Cada casa terá 42m² de área construída, com dois quartos, sala/cozinha e banheiro, além de acesso para cadeirantes.
A prefeita Tina disse que esta é somente a segunda de várias etapas do programa Minha Casa, Minha Vida. “As casas serão entregues aos seus donos conforme os governos federal e estadual forem liberando. Neste momento vamos construir 36, depois faremos mais quatro, para completar as 40. Cada morador receberá sua casa prontinha, na chave.”, enfatizou Tina.
Além das casas populares, a gestora anunciou que quase 20 obras serão executadas nos próximos meses em Anapurus. “Assinei muitos projetos em São Luis e em Brasília. Quatro frentes de calçamentos na zona urbana serão iniciadas. Na zona rural haverá calçamento em três povoados, entre os quais, Água Rica e Moura.
Há ainda, de acordo com a prefeita, três quadras poliesportivas, uma escola com 12 salas de aula, duas creches entre outras obras a serem executadas no município.
“Isso tudo só é possível vir para Anapurus graças ao nosso esforço e de nossa equipe de governo. Fico feliz porque vejo a cidade crescer, a educação melhorar a cada momento, a saúde expandindo, com postos de saúde em todos os povoados, e vamos equipar ainda outros postos através de emenda do deputado federal Chiquinho Escórcio, que tem sido um grande parceiro nosso”, finalizou.