Mais de uma semana depois, o anúncio da decisão de Magno Bacelar em voltar a ser candidato a deputado estadual, feito pela ex-prefeita Danúbia Carneiro, por meio de sua página da rede social Facebook, teve pouquíssima repercussão na mídia e nos bastidores da política se comparado ao peso eleitoral que Bacelar continua a ter em Chapadinha. Isso aconteceu exatamente porque quase ninguém levou a sério a possibilidade.
A falta de crédito da divulgação se dá basicamente por dois motivos: a difícil situação jurídica do deputado e a matemática eleitoral desfavorável a ele neste momento.
Inelegível
Como é de conhecimento geral o ex-prefeito vem sofrendo condenações de contas no TCE/TCU e segundo juristas já existiria condenação definitiva (trânsito em julgado) contra Magno que o deixaria fora da disputa em 2014 e inelegível por 8 anos a contar de 2013.
45 mil votos
Para se medir a outra dificuldade do projeto de candidatura de Magno Bacelar é preciso revisitar os números de 2010, quando o deputado ficou na 2º suplência obtendo 33.550 votos. No comando da prefeitura de Chapadinha, com fama de imbatível e apoiado por grupos importantes em Barra do Corda, Brejo, Caxias e Aldeias Altas, Magno deixou de se eleger por pouco mais de 3 mil votos.
Se em 2010 faltou voto, o quadro hoje é pior: sem prefeitura, base eleitoral de Chapadinha dispersa e com tanta dificuldade para manter os apoios de 2010 que o ex-cunhado Gil Lopes (atual presidente da câmara municipal de Barra do Corda) já anunciou candidatura também a deputado estadual, as chances de Magno Bacelar obter entre 45 e 50 mil votos para lhe garantir eleição segura são muito remotas.
A Candidata é a Danúbia
Para ser levada minimamente a sério uma eventual candidatura de Magno Bacelar, precisa ele próprio se pronunciar e defender, deveria ele se dirigir formar clara aos eleitores que busca conquistar para demonstrar a possibilidade jurídica e convencer de sua viabilidade eleitoral. Do contrário vai ficar no ar a impressão de que o lançamento tenha objetivo de conter a debandada em curso e remediar a minúscula aceitação do lançamento prematuro de sua verdadeira candidata Danúbia Carneiro.
Fonte: Alexandre Pinheiro.