Reservatório com menos de 10% de sua capacidade |
Uma equipe formada pelos professores da Universidade Federal do Maranhão Telmo José, Regis Catarino e estudantes universitários vistoriou, na manhã de hoje (26), o reservatório de abastecimento de água na cidade e constataram a grave possibilidade de colapso no sistema por conta da falta de chuva.
De acordo com levantamentos preliminares feitos no local, a Itamacaoca hoje teria pouco mais de 10% de seu volume d’água normal e caso não chova ou a população não se conscientize da necessidade de racionamento, a escassez total da água para os chapadinhenses deve acontecer em questão de dias.
Acompanhados de estudantes do CCAA/CAMPUS 4 da UFMA os professores Telmo e Regis pretendem realizar - ainda esta semana - um estudo mais aprofundado para trazer informações mais concretas e precisas sobre o problema. A eficácia das obras, tocadas com o investimento de 23 milhões de reais para garantir o abastecimento da cidade nos próximos anos, com medidas que são vistas com desconfiança por alguns estudiosos da área, também será alvo do estudo.
Para que a população tenha noção da gravidade da situação o blog publica uma séria de fotos tiradas pelo fotógrafo Juvenal Neres e se compromete a acompanhar o importante estudo conduzido por professores e alunos da Universidade Federal do Maranhão.
Do Blog do Alexandre
O que adianta nós termos o maior cuidado com a agua se esse povo que tem condição fala com gente que tem "o poder" e manda tirar o hidrômetro de suas casas. Essas mesmas tem piscina, jardins irrigado 24h e todo dia lava a calçada.
Muitos prédios residências, supermercado e lojas no centro de nossa cidade não pagam agua e por esse motivo o desperdícios e enorme, quem nunca viu uma caixa de agua derramando um fim de semana todo só por capricho do dono.
Se por acaso a CAEMA fizesse uma fiscalização seria algum dia (que eu acho impossível de acontecer) melhoraria 50%.
Quando você olhar alguém aguando a rua, procure saber se tem um hidrômetro funcionado... duvido !
publique essa opinião faça sua parte....de sua parcela de colaboração !