A prefeitura de Chapadinha, através das secretarias da Mulher, Saúde, Assistência Social, Igualdade Racial e Cultura, promoveu uma serie de atividades para homenagear as mulheres chapadinhenses no Dia Internacional da Mulher.
Durante toda a sexta-feira foram oferecidos servidos específicos para o público feminino, com atendimento odontológico, nutricional, exames preventivos e atendimento social. De acordo com a coordenadora de Atenção Básica, Marjorie Mesquita, foram realizados 35 atendimentos preventivos, 62 verificação de pressão arterial, 25 exames de glicose, 36 atendimento odontológicos e 25 consultas de orientação nutricional, além da entrega de camisinhas femininas e folhetos educativos sobre doenças sexualmente transmissíveis. Foram oferecidos ainda a dose das vacinas Febre Amarela, Duplo Adulto, Tríplice Viral e Hepatite B.
A secretaria de Assistência Social montou postos de atendimento com serviços de orientação e informação sobre a secretaria e os postos do CRAS/CREAS.
Paralelamente aos serviços médicos e sociais aconteceram palestras sobre a saúde e a violência contra a mulher. A delegada MaryJane falou sobre os abusos cometidos contra as mulheres, explicou que a maioria dos casos registrados ocorre no âmbito familiar, e encorajou a plateia a solicitar o auxilio da polícia, independente de a ocorrência ser na própria casa ou na casa do vizinho. “Não acreditem nessa história de que em marido que bate em mulher ninguém mete a colher. Denunciem o agressor , sempre”- disse ela.
Um dos momentos marcante ficou por conta do depoimento da cadeirante Marlete Aguiar, que ficou paraplégica depois da tentativa de assassinato do ex-marido. Em um discurso emocionado ela falou sobre as dificuldades e superação depois do atentado. “ Vamos denunciar, não vamos baixar nossas cabeças”- declarou.
A ginecologista Eliane Marchi falou sobre os cuidados com a saúde, a importância das consultas preventivas, métodos anticoncepcionais e gravidez precoce.
Diversas personalidades do meio feminino estiveram prestigiando o momento, entre elas a prefeita, Ducilene Belezinha, a Assessora Isamara Meneses, a fonoaudióloga, Dr. Murta, a secretaria da mulher, Nildinha Telles, e adjunta Eliane Silva, a delegada Maryjane, a ginecologista, Eliane Marchi, a secretaria adjunta de assistência social, Márcia Portela, a empreendedora Irene Telles, a secretaria de igualdade racial, Chiquinha Pessoa e a adjunta de saúde, Valnice Meneses.
Após as palestras vinte quatro mulheres receberam placas em homenagem pela história de vida e exercício da profissão.
Confira a lista:MARIA DUCILENE PONTES CORDEIRO- (POLÍTICA)
RAIMUNDA MARIA PESSOA MENESES- (POLÍTICA)
TEREZINHA RAMALHO MURTA- (FONOAUDIOLOGA)
MARIA NAZARET COÊLHO BRITO SOARES - (CAPITÃ)
DRª MARY JANE MONTEIRO LEMOS- (DELEGADA DA MULHER)
DRª ELIANE MARCHI- (GINECOLOGISTA)
DÉBORA LIMA- (CANTORA)
LOURISAN DA COSTA LIMA- (GERENTE)
RAIMUNDA ALMEIDA DE MENESES- (EMPRESÁRIA)
DEUSANIRA DE SOUSA CARVALHO- (FRENTISTA)
FRANCISA DAS CHAGAS QUARIGUASI - (UMA DAS MAIS IDOSAS DE CHAPADINHA)
NELI DE SOUSA BAQUIL -(BIOQUÍMICA)
MARLY LIMA BRAGA- (ESTILISTA)
OLGA MARIA DOS AFLITOS MARTINS- (PROFESSORA)
MARIA IRENE PORTELA TELES- (EMPREENDEDORA)
DOMINGAS PEREIRA DE CARVALHO- (ARTESÃ)
RAIMUNDA MARIA MOTA SOUZA – (ADVOGADA)
ELIANE ALVES SILVA- (SECRETARIA ADJUNTA EXTRAORDINÁRIA DA MULHER)
IRENILDES PORTELA TELES- (SECRETARIA EXTRAORDINÁRIA DA MULHER)
MARLETE BORGES DE AGUIAR- (VÍTIMA DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER)
CECÍLIA BARROS- (CANTORA)
MARIA DAS GRAÇAS MENDES- (QUEBRADEIRA DE COCO)
LUECY LIMA RODRIGUES- (CABELEIREIRA)
MARIA DAS DORES GONÇALVES SILVA – COZINHEIRA)
Fotos: Kim Pereira
Ascom: Prefeitura de Chapadinha