A chefe do executivo fez um balanço de seus primeiros meses de administração, anunciou novas conquistas e pediu a união de todos para governar pelo desenvolvimento de Chapadinha
Por William Fernandes
Terça, 26 de março de 2013
A prefeita de Chapadinha, Ducilene Pontes “Belezinha”, participou da sessão solene em comemoração ao aniversário de 75 Anos de Chapadinha e, durante seu pronunciamento, anunciou algumas ações que trarão grandes benefícios à população.
Casa da Cultura
O primeiro anúncio foi quanto a reivindicação do secretário de cultura Herbert Lago, que pediu durante seu pronunciamento, um espaço para a criação da Casa de Cultura. Em resposta Belezinha disse que o prédio onde atualmente funciona a secretaria de Educação passará por uma reforma, com a secretaria passando a funcionar em outro local. Assim, quando estiver reformado, o prédio poderá abrigar a tão sonhada Casa da Cultura. Após o anúncio, Belezinha foi bastante aplaudida.
Quanto à reivindicação do vereador Eduardo Braga (PT), que durante seu discurso solicitou o empenho do governo no sentido de revisar o Plano Diretor do Município, Belezinha informou que viaja ainda na noite desta terça, à capital maranhense, onde se reunirá com técnicos para tratar desse assunto, e ainda do Plano de Resíduos Sólidos e do Plano de Saneamento Básico para o município.
Secretaria de Indústria e Comércio e criação do Distrito Industrial
A prefeita informou aos vereadores que na próxima segunda, a Câmara receberá um projeto que visa a criação da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio. Belezinha disse que já teve audiência com o secretário de Estado da Indústria e Comércio, Maurício Macêdo e tratou da criação de um Distrito Industrial em Chapadinha, mas que só será possível a pós a criação da secretaria municipal e doação de um terreno de 200 hectares para a instalação do distrito, abrindo as portas para atração de indústrias ao município num futuro bem próximo.
O objetivo do projeto de criar o Distrito (ou polo) Industrial é fomentar o desenvolvimento industrial, comercial e de prestadores de serviço, garantindo geração de emprego e renda em Chapadinha.
R$ 10 Milhões em asfalto
E, confirmando o que o blog do William já havia antecipado na semana passada, Belezinha deu mais uma excelente notícia. Ela disse que Chapadinha ganhou da secretaria de Estado de Infraestrutura, R$ 10 Milhões para a pavimentação das ruas de Chapadinha com asfalto.
Belezinha parabenizou a Câmara pela agilidade com que aprovou a aquisição de um terreno que será doado para a construção do Hospital Regional de Chapadinha. “No dia seguinte à aprovação, recebi um telefonema da governadora (Roseana Sarney) me convidando para a solenidade de assinatura da ordem de serviço para a construção do hospital de Chapadinha”, disse.
Estrada para Afonso Cunha
Ela destacou ainda, mais um “presente” que ganhou da secretaria de infraestrutura. “Estive ontem no Aniversário de Afonso Cunha e solicitei ao secretário de infraestrutura o asfalto ligando Chapadinha àquela cidade, Ele disse que não poderá nos atender agora com o asfalto, mas que vai providenciar a recuperação da estrada e que futuramente o asfalto virá”.
Carreta do Viva Mulher
A prefeita destacou também o empenho da secretária municipal da Mulher, Nildinha Teles, que conseguiu trazer para a cidade a unidade Móvel do Viva Mulher, que entre outras ações, oferece atendimento psicossocial e jurídico, palestras sobre Lei Maria da Penha, Lei do Acompanhante, direitos previdenciários e saúde da mulher, com vacinação e coleta de exames papanicolau, em parceria com o município.
A carreta do Viva Mulher virá a Chapadinha na próxima semana e atenderá o público feminino na Praça do Povo. A confirmação foi feita hoje, em evento realizado na prefeitura com a presença da prefeita Belezinha, da secretária adjunta de Estado da Mulher, Crisális Araújo Fonseca e pela diretora do Viva Mulher, Ruthe Mary Gonçalves.
União
Belezinha concluiu seu discurso na Câmara parabenizando Chapadinha pelo seu aniversário e agradecendo à governadora do estado que abriu as portas do governo para ajudar o município a se desenvolver e pediu a união de todos, pois só assim poderá melhorar a qualidade de vida dos chapadinhenses. “Sei que sozinha não conseguirei fazer nada, por isso, convido os vereadores e secretários, para que nos unamos e façamos o que Chapadinha merece e precisa”.
Saiba mais sobre a solenidade de Aniversário de Chapadinha na Câmara Municipal, no portal da Prefeitura de Chapadinha, clicando aqui.