E-mail: blogdofoguinho@hotmail.com

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Atenção alunos da UFMA de Chapadinha! Professores aprovam indicativo para o fim da greve no Estado


Clarissa Carramilo Do G1 MA


Os professores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) aprovaram, em assembleia geral realizada nesta quarta-feira (5), o indicativo de suspensão unificada da greve com previsão para o dia 17 deste mês. A votação obteve duas abstenções e nenhum voto contrário. 

Segundo a secretária-geral da diretoria da Associação dos Professores da Universidade Federal do Maranhão (Apruma), Marizélia Ribeiro, a categoria agora vai enviar a decisão para o comando nacional da greve e aguardar a posição das outras seções sindicais filiadas ao Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes). "Ainda pode haver muitos desdobramentos, pela continuidade da paralisação ou não", informou a secretária ao G1. 

Na ata provisória da assembleia divulgada pela Apruma, foi informado que os professores da UFMA devem apresentar avaliação sobre a greve aos seus alunos no primeiro dia de retorno às atividades, explicando como será feita a reposição integral das aulas e o calendário a ser adotado a partir de então.

A decisão segue o movimento pelo encerramento da greve promovido pelas seções sindicais de outras universidades federais do país nos últimos dias. Instituições de ensino dos Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Paraíba, por exemplo, já anunciaram o fim da paralisação e se preparam para retomar as atividades. 

Os professores da UFMA estão em greve há três meses e 18 dias. No dia 7 de agosto, o governo federal ofereceu reajuste salarial de 15,8% parcelado em três anos. A proposta foi rejeitada pela categoria, que seguiu o indicativo nacional da greve e resolveu pela continuidade da paralisação no Estado, no dia 16 de agosto. 

No dia último dia 24, o governo ofereceu nova proposta, com reajuste mínimo de 25% para todos os docentes e de 40% para professores com titulação maior e em dedicação exclusiva, além dos 4% já concedidos em medida provisória. Os aumentos devem ser pagos em três anos e representam um impacto de R$ 4,2 bilhões no orçamento do governo federal.

0 comentários em “Atenção alunos da UFMA de Chapadinha! Professores aprovam indicativo para o fim da greve no Estado”

Postar um comentário

https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Foguinho/217621605048826?ref=hl
 

BLOG DO FOGUINHO Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger