Do G1 MA
Travestis fazem perfomance em cima de trio elétrico na Parada Gay de São Luís (Foto: De Jesus/O Estado) |
Milhares de pessoas lotaram a Avenida Litorânea neste domingo (8) para fazer frente à luta contra a homofobia na Parada da Diversidade Sexual e Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transsexuais) que, este ano, traz o lema "São Luís + 400, com Dignidade e Justiça".
A festa começou às 16h e continua sem hora para acabar. Como em todos os anos, as atrações são muitas. Além dos personagens irreverentes que todos os anos aparecem na avenida, trios elétricos e várias bandas animaram a festa.
A parada deste ano contou com a presença de muitos jovens realmente engajados com a causa, como no caso da estudante de hotelaria, Raissa Soares, 19, que acredita que o movimento é importante para mudar a rotina da comunidade gay de São Luís.
Além de militantes, a iniciativa reúne toda a população que apóia a liberdade da preferência sexual e que combate qualquer tipo de violência e preconceito contra os homossexuais. O quarto centenário de São Luís é visto pelos organizadores do evento como uma oportunidade para se avaliar a realidade gay na cidade"O público GLS, em São Luís, assim como em várias outras cidades do Brasil, permanece escondido, sem tranquilidade e, talvez, até com medo de frequentar lugares comuns a todos com seus parceiros, agindo como tais. Participar da Parada Gay em São Luís não é simplesmente lutar pelos seus direitos e, sim, mostrar a outra parte da sociedade que não é errado ser gay, que somos normais e mais ainda, que estamos aqui", desabafou.
veja o vídeo no Imirante