Uma reunião realizada ontem (26) na sede da Unidade Regional de Educação de Chapadinha envolveu representantes do Banco do Nordeste em Chapadinha, do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, de associações de produtores rurais, representante da ASA local, do Conselho Municipal da Alimentação Escolar e lideranças comunitárias e debateu a implantação do programa Compra Local da Alimentação Escolar.
A pauta principal da reunião foi a mobilização para a participação dos agricultores e entidades no processo de concorrência para fornecimento de produtos para as escolas.
De acordo com gestor Jânio Ayres pelo menos 30% dos recursos para compra de alimentação escolar disponíveis nas contas das escolas, deve ser utilizado para a compra local que beneficia pequeno agricultores e produtores locais.
Segundo a URE a grande dificuldade observada para o atendimento ao objetivo da compra local é a escassez de fornecedores, seja por dificuldades logísticas, seja documentais e produtivas.
Para solucionar o problema a URE de Chapadinha organizou uma equipe de apoio técnico aos gestores escolares, aos agricultores e entidades no sentido de possibilitar a efetivação da compra.
Na avaliação da equipe da URE os participantes da reunião demonstraram grande interesse em colaborar na mobilização dos agricultores e, ainda, contribuir com apoio técnico.
O cronograma de trabalho da equipe será divulgado nos próximos dias na página da URE e ficará disponível em seção própria.
Fonte: Alexandre Pinheiro